segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Valeram as bolas paradas

Estádio muito bem composto para receber o Gil Vicente. Perto de 45 mil pessoas numa sexta à noite é facto de assinalar, embora seja normal por estarmos em Agosto. Era o primeiro jogo depois da saída de Falcao (que pouco tinha jogado esta época), mas que a meu ver deixa a nu o lugar de ponta-de-lança...

O nosso 11 não apresentou surpresas e se isto foi um ensaio para o jogo com o Barcelona (apesar de ser o que menos interessa esta época) temos que melhor muito numa semana. O Gil Vicente é uma equipa que subiu este ano e na primeira parte causou-nos grandes problemas... tanto que começou a ganhar. Depois de Sapunaru adormecer perder uma bola a meio campo, permitiu que um jogador do Gil se isolasse e "em desespero" Otamendi cometeu penalti claríssimo e arriscou a expulsão que só não aconteceu porque o árbitro não quis (apesar do jogador não estar enquadrado de frente com a baliza...). Nunca é bom começar a perder e, ao contrário dos adeptos, a equipa não soube reagir rápido e não aproveitou a força das bancadas. O empate só surgiu de penalti (também claro) e que Hulk se encarregou de cobrar. Pouco depois, na sequência de um pontapé de canto, Sapunaru aparece a redimir-se a fazer o golo de cabeça fazendo a reviravolta no marcador. No entanto o Gil, não desistiu e por duas vezes este muito, mas muito perto do empate... valeu Helton e Sapunaru.

Para a segunda parte esperava-se um Porto a gerir o resultado, mas mais descansado ficamos com a bomba de Hulk! Livre indirecto (claríssimo, porque já vi "cegos" dizerem que não era falta) perto da linha de área e golo! Se era para gerir, com dois golos de diferença pouco mais houve do que gestão, porque oportunidades de golo nem vê-las... Neste jogo valeram as bolas paradas.

Do que se tem visto, deste 11 base Souza e Fucile parecem os mais interessados em manter o lugar, enquanto Varela está mesmo a pedir banco. James vai tirar-lhe o lugar, embora renda mais como 10 e não como ala. Guarin está pesado e na defesa existem desconcentrações evitáveis. Só Helton, Moutinho (a espaços) e Hulk estão próximos dos níveis já apresentados.

Mas o que realmente importa é ganhar e estar na frente! No inicio de cada época é sempre assim...pouco futebol. Nada como ganhar para galvanizar e o futebol, esse virá a seu tempo... e dava-nos muito jeito que aparecesse já na sexta-feira no Mónaco, mas no futebol não há milagres.



1 comentário:

  1. Concordo com tudo o que disses-te, mas acho que ficava bem referires que há um penalty de Sapunaru a agarrar o jogador do Gil. Que me digam que é suspeito, é claro que sim! Tão suspeito como o do Hulk que para mim não é penalty.
    Para mim tanto esse do Sapunaru como o do Hulk são laces de grande área em que os jogadores mergulham. O Hulk até abre os braços e salta a mergulhar.

    Tirando isto, fazes uma boa análise. De facto o Porto está com falta de qualquer coisa ainda, mas não me acredito que feche o mercado sem a vinda de um avançado de nome! Também nas alas, James está quase pronto a entrar e vai melhorar e muito o jogo do Porto.

    Acho mesmo assim que esta equipa do Porto mesmo em défice de forma é mais segura defensivamente que o meu Benfica, também por isso sofre menos golos!

    O Benfica está mais forte do meio campo para a frente, mas com a chegada de um bom avançado, de James e mais um médio, o Porto vai equilibrar nesse aspecto, assim como espero que o Benfica atinja a boa segurança defensiva do Porto.

    Vai ser um campeonato bem equilibrado!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar