segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dar o ouro ao bandido...

Era preciso uma exibição perfeita para sonharmos com a vitória e estava tudo a correr bem até ao minuto 39... momento em que Guarin entrega a bola... a Messi! Podia ter caído nos pés de outro, mas quis o destino que fosse o melhor jogador do mundo a receber o "presente" e isolado, logicamente não perdoou.

Mas a história do jogo é muito mais do que este lance que acabou ditar o rumo dos acontecimentos. O Porto foi grande! Como se pedia, foi destemido e colocou em sentido este Barça. O seu habitual tiki-taka teve que ficar na gaveta porque o Porto não deu espaço e pressionou alto e de forma intensa. A melhor equipa do mundo não conseguiu jogar o seu habitual futebol, tudo por culpa de um Porto bem organizado, atento e concentrado...até ao minuto 39! Entramos muito fortes e até aos 10 minutos Helton nem apareceu na imagem (para quem viu na TV), já Valdez viu por várias vezes as suas redes ameaçadas, quer por Hulk, quer por Moutinho. O tiki-taka tinha dado lugar ao taco-a-taco, apesar de neste jogo dividido o Barcelona ter sempre mais posse de bola, as suas investidas acabavam na nossa defesa que esteve irrepreensível. Ou então acabavam em fora-de-jogo, muito por culpa da atenção da nossa defesa que subia no momento certo. Jogar no risco é perigoso mas felizmente só por uma vez quase corria mal.

Estava tão bem Porto! A espantar tudo e todos e a bater-se de igual para igual, até que chegou o minuto 39... onde tinhas a cabeça Guarin? No chão... como quase sempre quando anda desanimado sem perceber o que quer da vida... Atraso sem necessidade e sem ver que Messi andava por ali... Entregar assim o ouro ao bandido num jogo onde tínhamos que ser perfeitos, é a morte do artista.

Na segunda parte tínhamos de ser acutilantes na frente, mas redobrar os cuidados lá atrás. Na tarefa defensiva estivemos bem, mas na frente faltava algo. Rodriguez esteve esforçado e lutou até quando pôde, Hulk não teve grandes espaços para as suas "aventuras" e Kleber correu, pressionou e pouco mais do que isso. Está cada vez mais evidente que precisamos de alguém para marcar golos... Em desvantagem, entraram Varela, Belluschi e... Fernando (para a "montra" também?) e Guarin passou a ser o homem mais adiantado... imagine-se o jeito que um James não teria dado neste jogo. E foi sobre Guarin o outro momento do jogo, minuto 80 e penalti claro que fica por marcar sobre o colombiano. A dez minutos do fim fazer o 1-1 a história podia ter sido outra, mas assim não quiseram. Até final, tempo para Rolando ser expulso depois da 2ª falta sobre Messi, tempo para sofrer mais um golo e no final Guarin perder a cabeça e acabar na rua por varrer um adversário...

Por falar em varrer, até dia 31 é preciso arrumar a casa...

Boa imagem deixou o Porto. Caímos de pé! Não gostamos de vitórias morais, mas gostamos de ver que temos equipa para o que aí vem, ou quase, porque falta um ponta-de-lança em condições.



Sem comentários:

Enviar um comentário