terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Serviços mínimos...

Segunda-feira não é dia de futebol, está visto. Parece que os adeptos não gostam, os jogadores também não e o árbitros muito menos... Mas o futebol fora do fim-de-semana e fora de horas, merecerá brevemente um post.
Este jogo era de importância vital, porque mais uma vez éramos os últimos a jogar e era obrigatório ganhar para manter a vantagem de OITO pontos para o 2º classificado...

O adversário, o Setúbal, era mais do que acessível e tínhamos a obrigação de fazer mais, muito mais. Acabamos com as mãos na cabeça e o credo na boca, mas era escusado. Realizamos a pior exibição da época que nos podia ter custado 2 pontos, mas felizmente vencemos e já estamos avisados que se tirarmos o pé a vantagem diminui...

Várias alterações no 11, com Fucile à direita e Rafa à esquerda, Otamendi no centro da defesa, Guarin a trinco e Rodriguez na ponta... e o treinador na bancada! Mesmo assim, a 1ª parte foi muito razoável e podíamos ter chegado ao intervalo a vencer por dois ou três muito facilmente. Foi um jogo de sentido único, com muitos remates, oportunidades claras de golo evitadas pela barra e milagrosamente por Diego. De tão fácil que estava a ser, os nossos defesas laterais estavam constantemente no meio campo adversário a subir até à linha e a cruzarem, mas nem sempre bem, que o diga Rafa que falhou imensos passes... demasiados, a meu ver.
Com tanto pendor ofensivo, quis o destino (e o árbitro) que chegássemos ao golo apenas de penalti, que diga-se foi muito forçado por Falcao... A faltarem 5 minutos para o intervalo, Hulk não perdoou e marcou o único golo do jogo.

Chegava a 2ª parte, mas o Porto não chegou... Ao que parece, ficou no balneário toda a vontade e alegria de jogar futebol e o Setúbal, que até então não tinha sequer passado do meio campo, mostrou-se bem mais atrevido e contou aqui e ali com a ajuda do árbitro ao assinalar faltinhas e faltinhas contra nós, daquelas que enervam qualquer um... e o Porto deixou-se ir nessa lengalenga e com isto criou apenas uma jogada/oportunidade digna de registo e viu o fraco Setúbal rematar bem mais do que nós...
Era daqueles jogos que se sentia no ar que aquilo ainda ia acabar mal... e quase que acabou! O Sr. árbitro, para dar continuidade à sua miserável prestação, resolveu no último minuto marcar um penalti inexistente de Fucile. É certo que o (descontrolado) uruguaio agarrou o avançado, mas fora da área! Para quem já tinha amarelo, não pode fazer aquilo, tanto que nem era preciso... lembrem-se que em Guimarães já tinha feito o mesmo. Não anda bem Fucile...
Já dentro da área, no jogo de braços o árbitro resolve marcar penalti e exibir amarelo a Otamandi...que nada teve a ver com o lance! Depois, talvez arrependido pela asneira que tinha feito, arranjou maneira para emendar o erro. Mandou repetir o penalti porque não tinha apitado... Sendo certo que é preciso apitar, ele deixou que o jogador rematasse e a bola entrasse, para só depois mandar repetir porque é incompetente! Felizmente para nós, desta vez, o jogador falhou!

Mas caros lampiões, a vocês me dirijo (pois andam muito por aqui) para perguntar uma coisa: acham que se o árbitro estivesse com intenção de beneficiar o Porto, não seria mais fácil não assinalar o penalti no último minuto?

Foi um alívio e este não pode ser um jogo para esquecer, mas sim para rever muitas vezes o que não devemos fazer!! Quase voaram dois pontos por culpa própria... mas talvez sirva de desculpa o esforço despendido quinta feira sobre a neve. Não podemos brilhar sempre!

Agora venha mais um jogo da Taça de Portugal, certamente com mais futebol e mais gente...

2 comentários:

  1. nao vi o jogo todo mas pareçe que na primeira parte o porto teve duas ou tres boas oportunidades para marcar, se na baliza do setubel tivesse um moreto o porto concerteza chegava ao intervalo a ganhar por uns tres ou quatro. na segunda parte o porto nao jogou nada nao sei se foi falta de atitude ou cansaço ou por verem que o setubel nao tinha feito nada na primeira parte pensaram que ja estava ganho.em relaçao ao arbitro lanço aqui um desafio ao pedro e a outros que queiram colaborar a fazer uma estatistica de quantos golos foram anulados ao falcao na epoca passada, e quantos panaltys ficaram por assinalar eu de cabeça lembro de pelo menos 3!

    ResponderEliminar
  2. foi um jogo dificil que nos podia ter custado a perda de 2pontos que sao preciosos na luta pelo titulo.
    na minha opiniao a campeonato n esta entregue e o porto tem vindo a jogar um pouco a sombra do que pode fazer quanto ao trabalho do arbitro esteve mal ao marcar os penaltis e talvez fosse melhor pa equipa entrar decidida na segunda parte. quanto ao publico o fcporto merecia mais e melhor apoio..
    saudaçoes portistas

    ResponderEliminar