terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Professor e os jogos grandes.

Para ver a imagem maior clicar aqui.

São apenas números, mas são números muitos maus. Desde que Jesualdo está no Porto, em jogos considerados grandes, contabilizando apenas os jogos com sporting e benfica a nível interno e jogos da Champions com os cabeças de série do grupo e jogos dos oitavos em diante, foram 35 jogos dos quais apenas ganhou 8, empatou 12 e perdeu 15!!

No que se refere a campeonatos, o Professor tem-se safado, até porque foi sempre campeão. Mas isso tem acontecido porque os campeonatos não se decidem com os tais adversários directos... mas sim nos jogos com os pequenos. Mas ainda por cá, como nos lembramos, já perdemos 3 troféus para o sporting, que também já nos eliminou da Taça da Liga...

Na Champions, temos apenas uma vitória nas fases de grupos contra os cabeças de série... aconteceu naquele jogo em que o Arsenal apresentou meia equipa composta por miúdos. A outra vitória foi já nos oitavos de final, com o Shalke04, de nada nos valeu, pois nem no prolongamento nem nos penaltis os conseguimos bater...

Registo ainda para um facto: das poucas vezes que ganhamos foi quase sempre pela margem mínima, mas no que toca a derrotas, por 3 ocasiões foram humilhantes, pois o Porto não é equipa que possa levar 4 de ninguém!

Se este ano juntarmos o Braga ao leque dos jogos grandes, uma vez que anda na frente, então podemos somar mais uma derrota!
Em muitas destas derrotas há um factor comum: as invenções do professor e o medo. Outro factor é Guarin... Titular com Chelsea, Braga, Marítimo e benfica... resultado? 4 derrotas! A culpa não é dele, é de quem inventa.
E custa tanto vê-lo sempre sentadinho no banco sem agir, tal como no último jogo! Nós irados na bancada a pedir atitude, mas a nós ninguém nos ouve. O único que se podia fazer ouvir, permaneceu sentadinho na toca... talvez porque também não saiba o que fazer ou dizer. Mas foi penoso ver a chamada área-técnica sempre vazia!!

Por isto tudo Professor, espero que este ano volte a ser campeão, uma vez que ainda há muitos jogos (com pequeninos) pela frente. Mas no final, dou-lhe o meu sentido obrigado e um até uma próxima... já como adversário.


20 comentários:

  1. Concordo cntg o jesualdo k vá a MERDA!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. concordo a 1000% com o artigo, jesualdo é um medroso, nunca iremos muito longe na LC, internamente não auguro nada de bom, o problema é que agora vamos levar com ele mais 2 anos

    ResponderEliminar
  3. é isso pedro. Contra factos não há argumentos. já há muito tinha essa ideia e o quadro apresentado está mais do que explicito. Bom trabalho de análise. Coisa que faz falta ao Professor.
    Saudações portistas. JF

    ResponderEliminar
  4. Guus Hiddink é preciso. Não há dinheiro? é reduzir salários na administraçao, e despachar emprestados que nunca iram jogar no Porto.

    ResponderEliminar
  5. Grande contributo para uma discussão "esclarecida" sobre algo que é evidente. Saúdo o oportuno alerta do Rui Moreira no Trio D´Ataque para este óptimo trabalho de análise.

    ResponderEliminar
  6. RUI MOREIRA EM GRANDE NO TRIO DE ATAQUE!!!

    Golo do SLB ilegal..urreta em off-side e na continuação do mesmo lançe o helton so se apercebe do passe da david luiz ja a bola esta dentro da area do FCP!!

    O MAXI ESTAVA DEITADO MAS DISTRAIU O HELTON QUE NA SUA BOA FÉ FOI LHE DAR ASSISTÊNÇIA ORA SE O MAXI TEM INFLUÊNÇIA NA ACÇÃO DO HELTON LOGO ERA OFF-SIDE E GOLO INVALIDADO!!!

    RUI MOREIRA E ESTA A VERDADE E MAIS NENHUMA FOMOS ROUBADOS!!

    NUNO PINHEIRO

    ResponderEliminar
  7. Oportuno... mas faltam pelo menos 4 jogos para concluir estatística... os 2 da champions e 2 do campeonato... temo que a estatística venha a piorar...

    ResponderEliminar
  8. Acho que já era tempo de se fazer igual estudo sobre a eficácia da administração presidida pelo Sr. Pinto da Costa. Não é difícil basta contar as contratações.
    "Não vamos ao mercado de inverno tal a eficácia das nossas contratações...".
    Ò Sr. Presidente esta é sublime! Eu é que não acredito em Deus nem no Céu quanto mais na Terra. Já me bastam os Estalines e Cia. A emenda que permite ao Hulk ficar de fora por tempo indeterminado foi aprovada por nós. Já estou a ficar farto desta merda! Sangue novo ou ... decadência. É a lei da vida!

    ResponderEliminar
  9. Criei uma hiperligação para este post no blog http://basculacao.blogspot.com e quero agradecer-vos por esta análise.

    Há muito que defendo isto mas nunca o sustentei. Agora está justificado.

    Não tenho nada a acrescentar a não ser "No Porto, todos podem ser bons e só os que não ganham é que são mesmo maus!"

    ResponderEliminar
  10. Boas, grande post!

    Se estiveres interessado numa troca de links deixa mensagem no meu blog

    http://legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. seria interessante saber em quais destes jogos ele adaptou o esquema táctico da equipa. Penso que até este ano ele não alterava contra o benfica... só contra o sporting e na champions... este ano tb altera contra o benfica...

    ResponderEliminar
  12. Finalmente alguem que pensa como eu.
    Mas eu não culpo o Jesualdo, culpo é quem o mantem lá.
    E aquilo que vou dizer é o que penso, seja politicamente incorrecto ou não.
    A CULPA é da SAD e do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
    Acho que depois das experiencias traumaticas de Del Neri, Fernandez, e Couceiro. O nosso Presidente tem receio de errar, e então prefere jogar pelo seguro "a idade não perdoa" quer se queira, quer não.
    Para alem do actual treinador ser um "yes man" que tanto jeito dá á SAD (e aos nossos adversarios).
    A pergunta que deixo: Que treinador de qualidade e ambicioso admitiria ficar Ano após Ano sem os melhores jogadores e com reforços mediocres.
    Isto interessa a quem? Á SAD? aos Empresarios?
    Veja-se a diferença de exigencia de JJ deram-lhe tudo, e já pediu mais reforços para o novo Ano.
    Sinceramente se continuarmos por este caminho, prevejo um Ano Horribilis...
    Espero estar enganado, e em Maio estar a festejar o PENTA
    Feliz Natal para todos os DRAGOES

    ResponderEliminar
  13. Pedro, parabéns pela análise.

    Seria interessante, se tiveres tempo e paciência, analisar os "onzes" com que Jesualdo iniciou todos esses 35 jogos, mais propriamente, o tipo de jogadores utilizados no meio-campo. E poderíamos ver se a questão tem mais a ver com os "onzes" escalados ou com mentalidade ganhadora (ou falta dela)

    ResponderEliminar
  14. Quanto aos onzes escalados aquilo que se pode dizer é que o Jesualdo deslocava o Lucho para a direita e para atrás, como médio direito. Isto fazia com que o Porto não tivesse ligação com o ataque. Tal como acontece agora... Isto é a maior atrocidade. O José Mourinho quando chegou ao Porto a primeira coisa que disse foi que iamos ser campeoes. Mas, depois disso disse que a unica hipotese de nao sofrer golos era ter sempre a posse de bola. Quem e que garante mais a posse de bola? Guarin ou Belluschi? Isto é so um exemplo, pois a disposição de jogadores e a mentalidade com que se encara o jogo são outros factores importantes. Jesualdo RUA

    ResponderEliminar
  15. Engraçado como os dois jogos dos oitavos contra o At. Madrid contam como jogos grandes, mas na fase de grupos da Liga dos Campeões já não contam.

    ResponderEliminar
  16. Com portistas destes nem são necessários benfiquistas.

    ResponderEliminar
  17. Se aplicar o mesmo principio ao Guardiola, Mourinho, Fergusson, Hiding e outros do mesmo calibre, a conclusão será idêntica. É com os mais fortes que perdem mais vezes.

    ResponderEliminar
  18. Este treinador é assim tão mau?
    Estou de acordo que tem algumas falhas!
    Mas digam-me lá uma coisa? Tirando o Mourinho e o Artur Jorge, que outro treinador nos colocou nos Quartos de Final da Liga dos Campeões?
    Digam lá quantos campeonatos ganhou em 3 anos?
    O Mourinho perdeu uma Taça de Portugal para o Benfica! Era mau por isso?
    A meu ver, e eu prefiro treinadores portugueses a estrangeiros! Foi com portugueses que ganhamos trofeus internacionais (tirando o titulo de campeão do mundo, ganho pelo Fernandez)
    E mais, gostava de ver uma aposta mais significativa em jogadores portugueses. Espero que o Jesualdo o possa fazer. Também foi jogadores portugueses que ganhamos titulos europeus (na equipa do Mourinho jogavam regularmente 7 ou 8 portugueses)!
    Abraços

    ResponderEliminar
  19. eu nem me importo de não ganhar aos "grandes", desde que os resultados finais apareçam.
    E quando falo em resultados finais não quero dizer só o campeonato, isso já é um dado adquirido, quero mais e melhor!

    ResponderEliminar
  20. Os títulos aparecem em razão do (muito) maior investimento efectuado pelo nosso clube, pelo que a obrigação é de ser superior aos adversários em resultados e em qualidade de jogo. Ora, este último ítem tem deixado muito a desejar. Culpam o J Ferreira por colocar o Guarin? Mas qual é a novidade? O professor só faz uma alteração de vulto quando os mais de 2 milhões de portistas já a viram há muito! E nisso incluo o meu filho de 5 anos e que tal como eu assiste e sofre em todos os jogos com as diabruras do Professor...

    ResponderEliminar