domingo, 6 de dezembro de 2009

Oh Campeão, estás no meu coração!

Era imprescindível vencer em Guimarães para continuar na luta pelo primeiro lugar. E agora já só estamos a 3 pontos do líder... Está quase! O jogo era à partida bem complicado, pois o Guimarães vinha mostrando bom futebol e estava moralizado por 4 vitórias seguidas. O Porto tinha de dar seguimento ao que apresentara com o Rio Ave. Com futebol, era certo e sabido que vencíamos. Não só vencemos, mas também convencemos!

O onze apresentava novidades! Helton e Rolando novamente titulares e a maior surpresa foi Hulk ficar de novo no banco e Varela alinhar no seu lugar. E que bem que ele jogou...
O jogo começou com um grande Porto! Como há muito não se via, com personalidade, sem medo e assumindo o jogo procurando rapidamente o golo, que podia ter surgido mais cedo. Não fosse a barra a evitar o primeiro de Falcao (que anda com azar). Depois foi Nilson a evitar o inaugurar do marcar, mas pouco depois nada pode fazer no remate de Varela que surgiu pela direita, sem medo encarou o defesa e disparou para o golo! Eficaz! Não descansou o Porto e foi à procura do segundo, e dos que mais viessem. Mas só deu para marcar mais um, Falcao na cara de Nilson a desviar para golo depois de um livre de Meireles.
E quando uma primeira parte podia acabar muito bem em goleada para o Porto, Belluschi resolve perder uma bola (uma de muitas perdidas e mal passadas) e obrigou Fernando a fazer falta, da qual resultaria o golo do Guimarães. Livre bem marcado mas Helton não pode ficar a olhar para ela...

A segunda parte começou muito mal para o Porto, uns 15 minutos de sufoco, pode dizer-se. Uma vez que o Vitória só não chegou ao empate por mero acaso. Jesualdo viu que aquilo não estava bem e desta vez, inesperadamente mexeu na equipa, lançando Hulk e Guarin para os lugares de Belluschi e Falcao. Equilibrou a partida e pouco depois chega ao golo da tranquilidade. Mais um livre de Meireles e Bruno Alves ao segundo poste a rematar lá para dentro. Estava feito. Depois era só aguardar pelo avolumar do resultado porque o Porto não relaxou e chegou ainda ao 1-4 num remate cheio de força de Rodriguez (seja bem aparecido...).

Boa vitória, num campo difícil e ao contrário do que Jesualdo disse, o resultado não foi nada exagerado, pecou foi por defeito! Um 2-6 seria talvez o resultado mais justo! Temos Porto, numa altura da época em que bem é preciso, para assim no final do ano estarmos em primeiro! Normal...


+
Bruno Alves: igual a si mesmo, sempre, mas sempre impecável. Lá atrás é um senhor e na frente também marca! Transporta alma dos adeptos para o campo! Foi ele que no final quando os colegas agradeciam do meio campo, os levou lá para darem as camisolas! É isto um capitão!
Varela: um dos três lugares da frente tem de ser dele! Tem raça, não vira a cara a luta, joga, marca e faz jogar... o que mais pedir ao reforço mais barato?!

-
Belluschi: apesar de alguns bons passes, como no do 1º golo, ainda nao dura um jogo inteiro e perde bolas como ninguém... arrisca passes impossíveis que na maioria das vezes têm o adversário como destino.
Helton: Num jogo com pouco trabalho, fica na retina o tentar desviar a bola com o olhar aquando do 1-2...


Nota para a grande presença dos adeptos do Porto e para o novo cântico que nos vai levar ao Penta:

Oh Campeão,
Tu estás no meu coração
Sigo-te até à morte
Tu és a minha paixão!

Porto Allez
Força Porto allez allez
Força Porto allez allez ooh
Tu és a minha paixão!

1 comentário: