terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Finalmente futebol!

Depois de vários jogos em que se viu tudo menos futebol, o Porto apresentou-se frente ao Rio Ave com vontade, crer e ambição de ganhar o jogo. Quando há atitude tudo se torna mais fácil e o futebol aparece. Foi, talvez, a melhor exibição de toda a época.

Mais uma surpresa no 11, desta feita foi Rolando a ficar de fora e Maicon a estrear-se como titular. Não foi a melhor estreia, mas entende-se o nervosismo dado que a responsabilidade é grande. Beto continua na baliza, Fucile regressou à direita da defesa (para ficar, espera-se) e na frente foi a vez de Varela ir para o banco, fazendo Hulk regressar e bem ao 11.

Boa entrada do Porto, com a bola a circular bem entre todos, não se notando o "habitual" futebol aos repelões! Oportunidades de sobra para na primeira parte golearmos sem espantar muita gente. Mas somando a ineficácia na hora do remate à grande exibição de Carlos, não foi possível marcar mais do que um golo, por Hulk, numa jogada com alguma sorte e vários ressaltos, a bola lá entrou, finalmente. Mas os festejos não duraram muito, pois logo de seguida surge o empate, numa desatenção da defesa que não pode acontecer.

Na segunda parte as oportunidades sucediam-se, apesar da boa réplica do Rio Ave que veio jogar ao Dragão de forma destemida, mas o seu guarda-redes continuava a ser a maior estrela! Surge a grande penalidade (a única assinalada das 3 que existiram) e quando se esperava que fosse Hulk a converter (como fizera na última com Falcao em campo) é Falcao que se encarrega de...falhar. Aí vão duas… Não pode acontecer. Mas era daqueles jogos em que se sentia que o Porto ia vencer, apesar de os minutos estarem a passar... É já depois dos 80min, já com Farias e Varela em campo que se chega ao golo da vitória com os dois como protagonistas. Depois de um canto, Farias remata de cabeça e antes de a bola chegar à baliza, Varela, oportuno, desvia-a pelo meio das pernas do guarda-redes e selava a vitória merecida, mas difícil de arrancar. Tanto mais que mesmo depois do 2-1 o Rio Ave quase chegava ao empate...

Boa vitória, boa exibição. Há muito ainda por onde melhorar e só dessa maneira alcançaremos o 1º lugar que nesta altura está a 5 pontos. O nosso objectivo. Depois de lá estar, seguramente é para ficar.


+
Bruno Alves: mais um jogo, mais uma exibição de luxo. Que atleta, que jogador! É a alma do Porto e dos poucos que sentem a camisola é, sem dúvida, o que mais sente. Ele que parece que irá renovar o contrato com o Porto e tornar-se no bem mais pago. Merece e muito tem feito por isso!
Hulk: voltou e mostrou que o banco lhe fez bem. Não complicou, marcou e por diversas vezes ameaçou bisar.

-
Falcao: apesar do bom jogo, a um ponta de lança pedem-se golos. Não pode falhar tantas oportunidades como vem falhando e muito menos não pode falhar penaltis. Esta época já vai no segundo falhado...
Alvaro Pereira: a defender razoável e a atacar sobe bem, mas demora a decidir na hora de cruzar. Falha inúmeros passes e por jogo conto-lhe umas 3 ou 4 bolas colocadas directamente fora do campo… junto à linha. Parecia que iria fazer esquecer o Cissokho, mas ainda não...


Nota para o 23º aniversário dos SuperDragões, também lembrado pelo nosso capitão que, antes do jogo, fez questão de se deslocar à bancada sul e oferecer uma camisola (com o número 23) e um abraço de parabéns ao líder da claque.

Sem comentários:

Enviar um comentário