quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Invasão dos ULTRAS do Campeão!

Está aí à porta mais um clássico benfica-Porto e a ansiedade já se apodera de muitos portistas, que tal como eu, queriam que domingo fosse já amanha! Num campeonato que até está a dar mais luta do que os de anos anteriores, parecia que já tinham encontrado o campeão, o apregoado "super-benfica, papão, goleador, triturador, etc" que, note-se, nunca conseguiu sequer atingir o primeiro lugar da tabela!! Na euforia reinante, esqueceram-se sempre que é o Braga que anda por lá... No entanto, também será por pouco tempo, dado que estamos apenas a um ponto e agora que o Porto acordou, chegou a hora de medir forças no jogo do ano!

Sim "jogo do ano", porque não há melhor jogo em Portugal do que um benfica-Porto, na Luz! Não me venham dizer que um benfica-sporting ou sporting-benfica é que são jogos de rivalidade imensa por que é mentira! Ah e tal... são os grandes da capital? Grandes em quê? O sporting, por exemplo, nos últimos 30 anos ganhou uns 4 campeonatos!! O benfica ainda assim consegue ser maiorzinho, quanto mais não seja em número de adeptos. Rio-me quando ouço falar dos "3 grandes" de Portugal! Um, já nem sequer é grande - o sporting. Depois o outro até aceito, ainda que seja apenas pelos adeptos e pela imprensa do país. Mas o Porto também não é grande, é GIGANTE! Há uma diferença abismal para os outros, seja em títulos totais (grande parte deles já a cores e não a preto e branco), seja em constantes presenças na Champions, seja em campeonatos consecutivos, seja em organização, seja em receitas de vendas de jogadores, seja no que for!

Apenas no número de adeptos não temos milhões, mas gosto mais assim. Poucos, mas bons. Pertencer à minoria e ganhar aos milhões, acreditem que não há melhor sabor. Daí que o melhor jogo do ano, como disse, seja o jogo da Luz. Sempre! Referindo-me a jogos do Campeonato, obviamente. É ali que a vitória tem um gosto especial, de preferência com o estádio cheio...

Voltando à dimensão do clássico, que apelido de "o maior de Portugal", veja-se por exemplo a quantidade de adeptos que o Porto leva a estes jogos. Este ano, serão mais 3700, quase todos eles a deslocarem-se da Cidade Invicta. Reparo que em jogos de vizinhos da 2ª circular, apesar da curta distância que os separa, nunca levam tantos adeptos, já para não falar quando se deslocam ao Porto, que são sempre meia dúzia. Ou têm medo ou não acreditam no seu clube...

Será mais uma grande invasão dos Ultras do Campeão! Para quem nunca foi e não receia confusões, esta é uma experiência única que vale mesmo a pena. Desde a viagem, passando pela concentração do pessoal até ao momento mais desejado - o cortejo pelas ruas da capital a entoar bem alto o nome do nosso PORTO, o Campeão! Pior só mesmo a entrada no estádio, onde todos são revistados como criminosos e onde a confusão e ânsia de entrar no estádio aumentam!

Já lá dentro é dar continuidade à festa e incentivar a nossa equipa desde o aquecimento ate ao final, sem esquecer nunca as picardias com os "nossos amigos".
O final, costuma ser também festivo e é altura de entoar bem alto os já famosos:
"Outra vez, outra vez... O campeonato com o c*#$#"$& outra vez!" e
"Não ganham nada, é só choradeira, chora o Rui Costa, chora o Jesus e chora o Vieira";

Por norma, para nos provocarem, colocam nas colunas do estádio o "Cheira bem, cheira a Lisboa", mas como é sabido já mudamos a letra e cantamos alto e bom som, com todo gosto... Mas o que gostamos mesmo, é de cantar o "SLB"!!
Coincidência é o facto de mais uma vez o jogo ser na quadra natalícia, por isso a festa costuma encerrar com o também já típico: "A todos um bom Natal!" e assim regressarmos à Invicta em clima de festa natalícia.


Ohh Campeão, estás no meu coração!
Sigo-te até à morte, tu és a minha Paixão!



6 comentários:

  1. Domingo lá estou para festejar

    ResponderEliminar
  2. Só umas notas...
    1º O maior classico de Portugal sempre será benfica Sporting simplesmente pelo facto de serem os dois clubes que movimentam mais gente e é uma rivalidade de um século.
    2º Benfica vs Porto só começou nas ultimas décadas, prai desde os anos 80 mesmo assim...
    3º O Sporting é mesmo um clube grande e só não está em grande força pois não é campeão como vocês todos os anos, senão não duvides que tinha muito mais força que o FCPorto.
    O Sporting tem mais simpatizantes que o fcp em Portugal, estão é na mó de baixo, existem áreas de Portugal em que é so lagartagem, Leiria- Marinha Grande - Pombal etc..
    E v«iu se quando o SCP foi campeão em 2002 a festa.

    Em titulos, adeptos, sócios, prestigio, história e GRANDEZA o Benfica por questões obvias esmaga qualquer um em Portugal, e isso é que vos doi.

    Saudações de um BeNNfiquista

    ResponderEliminar
  3. Outra coisa:

    "Voltando à dimensão do clássico, que apelido de "o maior de Portugal", veja-se por exemplo a quantidade de adeptos que o Porto leva a estes jogos. Este ano, serão mais 3700, quase todos eles a deslocarem-se da Cidade Invicta. Reparo que em jogos de vizinhos da 2ª circular, apesar da curta distância que os separa, nunca levam tantos adeptos, já para não falar quando se deslocam ao Porto, que são sempre meia dúzia. Ou têm medo ou não acreditam no seu clube..."


    Por acaso quando é Benfica-Sporting os lagartos levam sempre numeros parecidos á luz, se não levam tantos? talvez não.

    Em 2002 a Juve Leo meteu 7000 elementos na luz.
    O ano passaod estiveram 2500 benfiquistas ai nas antas vulgo dragão, grande parte deles No Name vindos de todo o país. E ninguem tem medo de ir ai, aliás neste momento ninguem faz frente aos NN tal como nos anos 90 e tal como em 2001/2002 ninguem fazia frente á Juve Leo, são coisas da vida.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, a nós não nos doí nada como deve imaginar...porque nós ganhamos e muita vezes! Só esperamos continuar a desfrutar, por muitos anos, da vossa cegueira...

    Se não me fiz entender, eu sei que o Porto tem menos adeptos e QUERO QUE ASSIM CONTINUE, não é isso que queremos. Não só de adeptos e sócios se faz um clube, nós por cá gostamos de títulos e é isso que faz a grandeza de um clube. É precisamente por essa tal "GRANDEZA" que voces apreogoam que nos dá gosto ganhar-vos...

    Rivalidade benfica-sporting? Não vai há muitos anos, creio que quando o sporting não deixou o Porto ser Hexa, vi na televisão muitos benfiquistas a festejar com eles! Que sã rivalidade...

    A propósito da grandeza do Sporting...daqui a 40 anos estarão mais ou menos com os mesmos titulos e ainda será um grande? Ok... O Nottingham Forest foi duas vezes campeao europeu (a preto e branco, na vossa altura) e por onde anda agora? É só um exemplo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro,

    Os nossos adeptos chegam aos milhões com certeza.Mas como disseste,e bem,o que queremos mesmo é títulos,vitórias!

    Toda a Força para Domingo!

    ResponderEliminar
  6. o benfica meu amigo e grande porque ja nos anos 50 ganhava titulos internacionais.teve a sua grande decada que foi os anos 60 onde ganhou 2 e foi vice campeao 3 vezes.preto e branco para quem viu na tv.a cores para quem viu ao vivo.nos chegamos a final da uefa em 83.e fomos vicecampeoes europeus em 88 e 90.e escusam de falar dos vossos exitos que eu tambem os conheco bem pois vivios todos e nao vivi os do meu clube! nos realmente so nos apagamos em 94 e voces aproveitaram para ganhar quase tudo que teem hoje.mas avemos de subir outra vez pois somos um clube dos tempos.de todos os tempos.ja nos anos 30 ganhavamos ganhavamos no regime ganhamos fora dele e avemos de continuar sempre a ganhar enquanto existirmos umas vezes mais outras vezes menos.nos.tirando o vigarista vale azevedo que fodeu tudo ee o vilarinho que veio tentar com fita cola colar tudo qualquer presidente chegou ao benfica e foi campeao..ja voces secalhar nao podem dizer o mesmo..sao um clube grande.que devem tudo a um homem so que supostamente ate e corrupto..que sera o porto depois dele?vamos ver..

    ResponderEliminar