segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Supertaça: É NOSSA!

Temos Porto! Que grande atitude a da nossa equipa! É só isso que queremos para toda a época, pois com aquela entrega, o futebol e as vitórias vão surgir com a naturalidade. Num jogo em que não éramos favoritos, uma vez que não tínhamos dado boas indicações na pré-época, fomos superiores de uma forma indiscutível. Os lampiões estavam cheios de peito e davam a vitória como garantida, mas como aqui foi escrito, bastava ao Porto ter garra e crer para mudar esse cenário que "todos" previam...

Vencemos e convencemos e ganhamos moral para a época que agora começa que se espera que seja de sucesso para no final reconquistarmos o que normalmente é nosso, o título. Quanto a Supertaças, estamos conversados, pois já contamos 17, sendo que em 11 finais contra os lampiões vencemos agora a 10ª!

O nosso 11 foi o que todos esperávamos, com a excepção de Sapunaru que jogou e bem à direita. Na baliza o indiscutível e agora capitão (e que bem escolhido) Helton. No centro Rolando e Maicon e na esquerda, com lugar cativo Alvaro Pereira. Meio campo para Fernando, Moutinho e Belluschi e na frente o trio formado por Hulk, Varela (superstar) e Falcao.


Entramos com tudo e o golo surgiu cedo, o que ajudou a estabilizar a nossa equipa. Canto cobrado por Belluschi,
desvio ao primeiro poste e Rolando na pequena área a cabecear para o 1-0 com a ajuda do já nosso "amigo" Roberto. Que fantástica contratação esta a dos lampiões... Daí para a frente assistimos a um Porto pressionante, concentrado e determinado, à imagem daquele Porto que venceu estes mesmo lampiões na penúltima jornada do último campeonato no Dragão. Quisemos mostrar que somos mais fortes e que em condições normais vencemos... e até anormais, como sábado... mas já lá vamos. Dos lampiões só se viu o primeiro remate à passagem da meia hora, o que mostra a eficácia defensiva do Porto que não deu espaço para nada. Da nossa ala esquerda saiu sempre o maior perigo, com A. Pereira e Varela a entenderem-se às mil maravilhas e a fazerem gato-sapato do que lhes ia aparecendo pela frente... Mas que Porto dominante este o da primeira parte! Ir para o intervalo a vencer apenas por 1-0 foi pouco para o que apresentamos.

Na segunda parte tentamos gerir o resultado e a vantagem que nunca esteve em causa e o pouco perigo que chegou à nossa área foi resolvido tranquilamente por Maicon, Rolando e Helton. Varela ia
continuando a sua senda e só era parado em falta, quando conseguia escapar às entradas dos lampiões era perigo certo. E foi assim que por volta dos 70min, após grande passe de A.Pereira, Varela partiu para cima de Luisão, partiu-lhe os rins e cruzou para área onde apareceu de rompante Falcao a rematar de pé direito com força para o golo! Estava resolvido!

Deste jogo há ainda que destacar o Sr. que dava garantias a LFV. Ainda hoje me pergunto como foi possível os lampiões acabaram o jogo com 11 jogadores, mas depois de ver o árbitro a tentar agredir A.Pereira e depois de este se defen
der o árbitro dar-lhe amarelo, penso que esta época tudo será possível. Foi inacreditável a quantidade de porrada que passou em claro, ou foi punida apenas com amarelo. As agressões de Cardozo e David Luiz a Sapunaru e as tentativas de partir pernas de César Peixoto e Carlos Martins ilustram o que foi permitido...

+
Varela: que jogão que fez! A naturalidade com que "partiu" os rins a quem lhe apareceu pela frente foi inacreditável... nem parece que vem de uma lesão! Uma autentica locomotiva que levou a equipa para a frente. Sempre disponível para defender e formou com A.Pereira uma dupla que fará certamente sucesso esta época. Está de volta o Varela Superstar!

Falcao
: um grande jogo do nosso goleador! Sem grandes ocasiões para marcar, foi muito importante e solidário a defender. Foram muitas a bolas que sacudiu da nossa área! Na frente prendeu os centrais, desmarcou os colegas e marcou o seu golo do costume. Um grande golo! Está de volta o Radamel.


Helton: o novo capitão. Interventivo nas suas duas missões, a defesa da nossa baliza e na sua nova função de capitão... mas neste capitulo não sei se é bom termos um guarda-redes sempre a sair da baliza para "apagar fogos"... Esteve seguro e fez duas ou três grandes defesas que transmitiram tranquilidade à equipa e seguraram o resultado.


Nota ainda para o apoio fantástico dos adeptos que se fez ouvir no estádio. No final, como prémio, tiveram direito às camisolas que todos os jogadores, sem excepção, fizeram questão de oferecer. Muito bem!


Não precisamos de fazer jogos fantásticos, de futebol vistoso à Barcelona, só precisamos desta atitude em campo e teremos mais uma época de sucesso. Com esta entrega, não haverá Joões Ferreiras que lhes valham... Força Porto!


6 comentários:

  1. Pedro,

    Como se vê na imagem que muito bem reuniu (e quantas mais poderia reunir) se não estivermos todos atentos e interventivos, este será o ultimo jogo que conseguimos ter estes jogadores em condições. Foi um milagre não sair ninguém gavemente magoado. Foi uma vergonha do tamanho da vergonha da época anterior o que o sr. joão deixou os slb's fazerem dentro do relvado.

    Como o Pedro é sempre muito atento não terá por acaso o registo de quanto tempo a superequipa esteve sem conseguir sequer passar do seu meio campo.

    A primeira assistencia para golo de c. martins já está assitencia para golo de Rolando. Rolando e Falcão isolados na pequena área, na marcação de um canto apontado contra a superequipa treinada pelo rei da tática, que tem na superdefesa d. luiz e o cabeçudo e um gr de 8,5 milhoes não é uma jogada, é um SEPERGOLO porque estamos na SUPERTAÇA

    VIVA O POOOOOORTO

    ResponderEliminar
  2. Cá está Pedro, a nossa atitude em campo vence quaisquer obstáculos (árbitro incluído).

    Lembro-me de uma situação ridícula do jogo, em que depois de uma grande cavalgada do Varela, o árbitro assinalou a falta mas em local mais afastado da área do que aconteceu, e na marcação do livre assinalou pontapé de baliza quando se viu perfeitamente que houve um desvio ao remate de Beluschi.
    E outra em que ele quis explicar por gestos aos nossos jogadores que a entrada maldosa do C.Martins ao Beluschi (foto em baixo à direita) tinha sido apenas de raspão.

    Eu não sabia se havia de rir se havia de chamar pela mãe do Joao Ferreira!


    Tenho um feeling que este ano, pelo menos na atitude e no querer vencer dos nossos jogadores, seremos os mais fortes.

    Seremos PORTO.

    Cumps portistas, Mestre

    ResponderEliminar
  3. Pedrito que tal o casorio? hehe, ainda a recuperar não? Pá concordo com tudo o que dizes, menos com o Sapunaru...das poucas vezes que o slb atacou foi por o seu lado que criou mais perigo, inclusivé num lance é Hulk que desce e defende e dpois conversa com Sapunaru explicando-lhe que não pode deixar todo aquele espaço..

    Ass
    Mentalitaultra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Pedro, quero também dar uma palavra de apreço ao nosso jovem treinador.

    Durante o jogo, e já depois da entrada maldosa do César Peixoto que tinha sido mesmo à sua frente, o nosso AVB teve um gesto de fair play e ajudou esse jogador a levantar-se após uma queda à sua beira.

    O AVB, durante todo o jogo portou-se como um senhor, é só o que tenho a dizer.

    Cumps portistas, Mestre

    ResponderEliminar
  5. Depois de ver Otamendi na linha da frente, até tremo. Para mim o pior defesa da Argentina no Mundial da África do Sul, um Ricardo Costa argentino. Já o Toloi é como podemos ver nas imagens uma forte promessa. Espero que não se enganem os observadores e negociadores do FC Porto. http://www.youtube.com/watch?v=_web_mpVGJk

    ResponderEliminar
  6. e lá se foi o ciclo que para os lamps estava claramente a virar...ouvi agora o novo ridículo representante do Benfica no Dia Seguinte a defender que para o Benfica este era um troféu menor.....esqueceu-se foi de explicar porque jogaram então com a equipa titular.
    Gostei do Porto, bela equipa, arrumadinha, trabalhadora. falta só acertar coisas na defesa.
    outro pormenor importante...em duelos directos com o Benfica temos 82 contra 81 vitórias dos lamps. é caso para dizer....o ciclo nunca mais muda pôrra!!!


    Becas

    ResponderEliminar