domingo, 15 de agosto de 2010

Um Porto de 2ª... parte!

E rolou a bola para o início do novo campeonato, aquele que todos queremos ganhar. Jogo na Figueira da Foz, que à partida, parecia mais fácil de resolver do que realmente foi. A Naval foi desinibida e não teve receio de enfrentar o futuro campeão nacional e isso colocou-nos problemas que não estaríamos à espera. Também o vento ajudou e muito para que a nossa entrada em jogo não fosse a melhor.

Entramos com o mesmo 11 que derrotou os lampiões em Aveiro, porque equipa que ganha não se mexe e este parece efectivamente o nosso actual melhor 11... mas isto com Fucile é que era! A já referida entrada um pouco apática em jogo fez lembrar a época passada. Não podemos dar 45 minutos de avanço a ninguém e é nestes "joguinhos" contra estes adversários "chatos" que se ganham os campeonatos. Por isso é preciso atitude sempre e penso que na primeira parte entramos sem aquela fibra... A Naval entusiasmou-se com a nossa apatia e deu que fazer a Helton, muito mais do que era suposto. Mas ele está atento e concentrado, parecendo que a braçadeira lhe faz bem. A responsabilidade aumenta e a concentração também... e agora é ele que tem que mandar naquela defesa que parece órfã de um patrão... Sinais positivos na primeira parte apenas as bolas paradas que agora são perigosas! Finalmente. Há que referir ainda que o vento que se fez sentir na primeira parte (quem lá esteve sentiu que não era nada fraquinho) não ajudou pois jogomos contra ele...

Para a segunda parte era preciso mudar a atitude e ser mais agressivos. No balneário parece que alguém berrou e alertou que isto era para ganhar! É importante começar a vencer...e vencemos. A jogar de frente para os incansáveis adeptos o Porto carregou! Parecia outro e as oportunidades foram surgindo, muito por iniciativa do (muitas vezes) incompreendido Hulk que lá foi levando a equipa às costas. Carregou o Porto. Foi a vez dele, na Supertaça havia sido Varela e quem sabe se no próximo jogo será outro… é o que se espera. Após algumas oportunidades desperdiçadas, onde apenas duas foram flagrantes, o golo surgiu de penalti, depois de mão na bola de um jogador adversário. Hulk não tremeu e assumiu a responsabilidade de cobrar. Os corações pararam porque todos sabíamos que era ali que estava a chave da vitória. Hulk correu para a bola e com força fez o golo que nos tranquilizou. Pouco depois podia ter bisado e virava herói... ele que pouco antes havia sido assobiado, imagine-se, por tentar o golo!

Vencemos sem jogar um futebol fantástico, mas isso fica para depois. Agora o importante é ir somando estes pontinhos que no final fazem toda a diferença.

Agora Hulk - o incompreendido. Noto que é o único jogador do Porto a quem os adeptos lhe exigem milagres. Depois de uma ou outra perda de bola o pessoal desespera logo, e mal ele volta a recebe-la ouve-se na bancada a exigência: "ANDA LÁ, FAZ ALGUMA COISA". O que eles querem dizer com isso? É fácil, querem que ele pegue na bola, passe por um, dois, três, quatro e remate com estrondo para o golo ou faça uma assistência para golo. É o que aquele desabafo que dizer. E porque o dizem? Porque já o viram fazer disso, logo querem sempre! Mas não pode resolver sempre, meus amigos...também eu queria! Os mesmos que assobiaram quando ele resolveu rematar duas vezes para fora, são os mesmos que estariam a festejar e a pô-lo nos píncaros se a bola calha de tomar a direcção da baliza... porque sabemos se ela lá vai é golo! Desesperam com Hulk e exigem dele mais do que dos outros porque já o viram, um dia, a "fazer alguma coisa". Ontem voltou a fazer alguma coisa, driblou, arrancou, assistiu, rematou e marcou. Resolveu mais uma vez. Força Hulk!

Nota: Já estamos na frente e gosto tanto de vê-los lá atrás. ..Que maravilha foi vê-los perder... mas fica o registo para mais um jogo em superioridade numérica. Não está em causa se Addy foi bem expulso ou não. O que está em causa é que no nosso jogo, um jogador da Naval devia ter visto vermelho e não viu, já para não falar que na Supertaça foram 4 os que deveriam ter visto vermelho... Critérios distintos, mas iguais aos do ano passado... Por falar nisso, está mesmo tudo igual, que o diga o Sr. mergulhador Aimar (e outros) a tentar o penaltizinho salvador... Descarados! Sem vergonha!
Obrigado Jorge Costa!

4 comentários:

  1. começar a ganhar ainda que com exibição descolorida faz parte do percurso dos que querem ser campeões. no ano passado este tipo de exibições davam empates ou derrotas, este ano começámos o campeonato com uma exibição abaixo das expectativas mas com vitória suada e com boa atitude na 2ª parte, especialmente nos últimos minutos.


    P.S. : ganhando ao Beira-Mar na próxima jornada é natural esperar-se um "encosto" dos lamps no Nacional e este facto poderá dar-nos já margem importante para liderar o campeonato. sendo que esta vantagem poderá ser alargada posteriormente com os compromissos da champions dos lamps que revelarão a fragilidade desta equipa, que os fanfarrões lampiões tardam em assumir....

    Becas

    ResponderEliminar
  2. Pedro,

    Com esta jornada antecipamos em três as comemorações da reconquista do nosso título, porque este ano vencemos na Luz e obviamente no Dragão.

    Força PORTO

    Concordo inteiramente com "Becas" :"no ano passado este tipo de exibições davam empates ou derrotas"

    ResponderEliminar
  3. Bom dia a todos,

    Na primeira parte não fomos um Porto pressionante e dominador muito por mérito da Naval que entrou muito bem no jogo, a trocar bem a bola, e com 5 médios quase sempre em linha que ganhava as bolas ao nosso trio de meio campo. E quem não tem posse tem menos chances de criar oportunidades de golo.
    Embora no meu entender a falta sobre Falcao na primeira parte seja penalti, uma vez que o jogador da Naval só consegue varrer a bola atropelando Falcao.
    Na primeira parte faltou o amarelo para uma simulação de penalti vergonhosa de João Pedro, que devido ao protestos poderia ter intimidado o árbitro e o próprio Alvaro.

    Na segunda parte a Naval entrou mesmo naquela de deixar correr o tempo, ver a reacção do Porto, para tentar conquistar um pontinho.

    Mas o Porto entrou forte, mais pressionante e conquistou a batalha no meio campo, muito por força da excelente alteração táctica de Villas Boas que meteu os músculos de Guarin no meio campo.

    Gosto deste treinador, porque não fica à espera do que vai acontecer. Mexe rapidamente sem receios. Passou de 4-3-3 para 4-4-2, e se o porto não marcasse iria meter Ukra para abrir o jogo.

    Ontem notou-se a falta de uma solução de banco para a área.
    Walter faz muita falta, porque se Villas Boas tivesse mais um ponta de lança, teríamos marcado mais cedo, a uma Naval que encostou às cordas e abandonou o ataque.

    Apenas teve aquele contra ataque excelentemente resolvido por Alvaro.

    Nota para os imensos adeptos do FC Porto presentes e os Super que empurraram a equipa para a vitória.

    Quanto aos jogadores, saliento Helton que é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. E a braçadeira trouxe-lhe mais responsabilidade e ele assume a sem medo, gritando e incentivando os companheiros de defesa.

    O quarteto defensivo fez um excelente jogo.

    Moutinho e Fernando são secam tudo à volta ... que formiguinhas de trabalho!!! fantástico! Belluschi até parece outro jogador com estes dois lutadores a seu lado.

    Falcao sempre a lutar, esteve bem.

    Hulk com muita vontade de resolver, por vezes excessiva, a querer rematar de longe e assumir a marcação dos livres ... mas Hulk é assim, é um daqueles jogadores que pode resolver num lance destes. Podia ter marcado naquele desvio por cima do GR da Naval que passou rente ao poste.

    Varela lutou muito, mas um campo em que os jogadores estavam muito próximos dificultou a sua tarefa.

    Nota negativa para este árbitro. Parecia a sinfonia do apito... deixou que os jogadores da Naval recorressem constantemente a faltas que travavam o ritmo de jogo.

    Perdoou a expulsão a Jonathas, mais que uma vez. Este jogador só travava Hulk à pancada. Aliás este mesmo jogador agrediu João Moutinho e continuou em campo ... e ainda bem porque cometeu o penalti que nos deu a vitória.

    Foi importante entrar a vencer, pois esta equipa precisa de vitórias para se consolidar e ganhar confiança.

    Abraço a todos

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Discordo do Hulk ser incompreendido. Sou leitor assiduo do blog, acredito nas qualidades de Hulk, mas ele simplesmente tem de aprender a libertar a bola, falta-lhe saber tomar a decisão correcta na hora H!

    Por vezes tem colegas desmarcados, em melhor posição mas mesmo assim opta por fazer mais uma finta, mais um sprint, mais qualquer coisa, antes de a finalmente libertar ou então perder a bola!

    Hulk só é "incompreendido" porque quer!

    ResponderEliminar