segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Primeiro lugar.

Que maravilha de fim-de-semana! Uma delícia, diria! Sábado à noite, um churrasquinho à Roberto que não nos cansamos de papar, aliás já se está a tornar um hábito degustarmos este magnifico pitéu... Esperemos que para a semana haja mais, até porque já marquei mesa... Para domingo, ficou a sobremesa e foram 3 os docinhos que os "chefs" Falcao e Belluschi confeccionaram para nós.

E já são 6 (seis) os pontos que nos separam dos Caceteiros e era uma maravilha que o campeonato acabasse hoje... não para sermos campeões, porque isso é normal, mas porque eles desciam de divisão de tão bem classificados que estão! Mas "eles", os da imprensa, não têm vergonha e continuam a deliciar-nos com capas como as de hoje, segunda-feira. Como falar dos Lampiões já não interessa, de quem eles falam agora? Imagine-se, do Sporting!! Público, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, A Bola e Record com a mesma foto do Matias Fernandez a encher as capas!!! O FC Porto jogou ontem? O FC Porto é líder? O Falcao marcou dois? Palhaços, não têm vergonha! Eu diria que isto é uma "Filha da Putice", citando o Sr. Avelino Ferreira Torres...

Mas agora o nosso jogo, o que mais nos interessa. Era obrigatório ganhar. Não havia outro cenário possível e cumprimos com distinção. Sem um brilho ofuscante, mas com classe. Brindamos os recém-promovidos Beira-Mar com 3 golos sem resposta numa partida que dominamos ao nosso gosto. Apresentamos o mesmo 11, mas tivemos que mudar logo ao início uma vez que Ukra se lesionou com gravidade num osso da cara. O escolhido para o render foi Sousa, o que obrigou Belluschi a descair um pouco para a direita. Até ao nosso primeiro golo, aos 25 minutos, o jogo esteve muito embrulhado e foi tarde que conseguimos o nosso primeiro remate perigoso. O meio campo tardou em funcionar e a pressão do Beira-Mar estava a resultar bem o que nos obrigou a falhar muitos passes. Mas lá chegamos ao golo com naturalidade porque comandávamos o jogo e a subida de Palito resultou num cruzamento de belo efeito que teve a resposta em voo de Falcao, como só ele sabe, de cabeça a antecipar-se ao defesa e a marcar. Grande golo! Do adversário na primeira parte pouco perigo se viu, apenas uma situação digna de registo, mas nem obrigaram Helton a trabalhar. Depois, ainda tempo para um livre à medida de Belluschi que este cobrou com mestria para a gaveta. Mais um belo golo e estava feito, a vitória era nossa.

Para a segunda parte, esperava-se um Porto tranquilo, mas este "novo" Porto não sabe viver à sobra do resultado... Jogamos até bem melhor e as oportunidades foram umas atrás das outras, com destaque para Falcao que à sua conta desperdiçou 3 golos que não costuma perdoar. Com esses desperdícios não conseguiu ainda um hat-trick, mas está muito perto... Foi dos pés de R. Micael, que tinha entrado para o lugar de Varela, que surgiu o passe que isolou Falcao que na cara do golo não perdoou. Resultado feito. Nesta segunda parte entrou Fucile e certamente se ficar, o lugar é dele. Sapunaru tem estado bem, mas com Fucile é outra conversa…

Uma vitória tranquila que moraliza jogadores e adeptos. Um Porto que ainda tem muito para evoluir e estou em crer que nos dará muitas alegrias. Belo início de época que a pré-época não fazia prever. Parabéns.


Nota: agora que parece que Roberto vai deixar de jogar, quero daqui manifestar-lhe o nosso agradecimento pelos serviços prestados. Obrigado Roberto, já estás no nosso coração. Volta/joga sempre...

5 comentários:

  1. Primeiro lugar,

    O nosso lugar natural

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Roberto! Não me tenho cansado de o elogiar num blog lampião e tenho sido insultado "de putamadre".os lamps estão cá com uma azia...
    Em relação ao que interessa, o nosso FCP, a equipa não está a jogar nada de transcendental mas ganha, ganha bem. e é este o registo que se quer desta equipa. já estamos com uma vantagem confortável sobre o nosso principal concorrente e com o regresso de Hulk é fundamental passar-nos no Rio Ave e pressionar ainda mais os adversários que, sem margem para perder pontos, suam por todos os poros logo que entram em campo. estou a contar com a ratice do Manuel Fernandes em enervar os lamps na luz na próxima jornada.....é que este Setúbal não é o mesmo que no ano passado, constituído por amadores, foi à luz encaixar 8 e embalar os lamps para o título....era giro mais um "encosto".

    Becas

    ResponderEliminar
  3. errata : onde se lê, "é fundamental passar-nos no Rio Ave", deve ler-se "é fundamental passarmos no Rio Ave".

    Becas

    ResponderEliminar
  4. Souza*

    Muito bem escrito! Grande 2ª parte! :)

    ResponderEliminar
  5. Temos de ser contidos, contentes com que o nosso FC Porto está a fazer mas pés bem assentes no chão por forma que ao primeiro desaire, sejamos capazes de dar força e continuar a acreditar e não começar a deitar abaixo.
    Grande Porto que AVB está a construir.

    ResponderEliminar