terça-feira, 10 de agosto de 2010

Isto sim é muita Fruta!!

Pinto da Costa já era, há muito tempo, o Presidente no Mundo com mais títulos conquistados, mas faltava a “cereja” que chegou sábado e logo frente aos lampiões, de quem ele tanto gosta... A vitória na Supertaça deu ao nosso Presidente o 50º troféu no futebol sénior, um registo quase inacreditável conseguido em 28 anos à frente do clube. A primeira conquista da nova temporada tem a particularidade de coincidir com o primeiro título de André Villas-Boas, o mais jovem técnico escolhido por ele para reiniciar um novo ciclo de vitórias.

Desde a sua fundação, em 1893, até ao dia em que Pinto da Costa subiu à presidência, 17 de Abril de 1982, o FC Porto tinha 16 troféus conquistados, sendo que as competições nacionais apenas tiveram início na década de 20. Mesmo assim, em mais de seis décadas, o FC Porto conquistou, tudo somado, apenas um terço dos títulos conseguidos pelo actual Presidente. Das 66 competições ganhas pelo FC Porto, 50 pertencem à gestão de Pinto da Costa. A única prova que lhe falta, entre todas as que o clube já disputou, é a Taça da Liga...

Os 50 títulos do Presidente:
*17 Campeonatos
*11 Taças de Portugal
*15 Supertaças
*2 Champions
*1 Taça Uefa
*1 Supertaças Europeias
*2 Taças Intercontinentais
*1 Liga intercalar

Com a vitória na Supertaça, o FC Porto encurtou para a margem mínima a distância para os lampiões no que se refere a títulos ganhos. Foi o 66º troféu a entrar para o palmarés dos dragões, contra os 67 já conquistados pelos lampiões. A luta pela liderança do futebol português ganha, assim, um aliciante especial e Jorge Nuno Pinto da Costa tem a possibilidade de igualar, e até ultrapassar, os títulos do grande rival ainda esta época, quando estão por disputar a Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

Refira-se ainda que no confronto directo, o Estádio de Aveiro foi palco do 215º clássico entre estas duas equipas, tendo o FC Porto alcançado o 82º triunfo, mais um do que o rival. Registam-se, ainda, 53 empates.

O FC Porto é o clube com o Presidente e Jogador com mais títulos conquistados em todo o Mundo!

2 comentários:

  1. O NGP é imbatível, inimitável, indomável.

    O meu muito obrigado por tudo de bom que fez e ainda há-de fazer pelo NOSSO PORTO.

    Cumps portistas, Mestre

    ResponderEliminar
  2. Fernando Mestre,

    Assino por baixo e mais não digo porque está tudo dito.
    Quem sabe sabe quem não sabe que aprenda.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar