quinta-feira, 4 de março de 2010

Uma curiosidade...

Repare-se nas derrotas do FC Porto esta época. Em todas elas há dois factores comuns: falta de atitude e falta de golos! Não fomos aquele Porto de que gostamos, com raça e determinado e como consequência não marcamos um único golo. Aliás, houve jogos em que apenas fizemos um ou dois remates à baliza... Senão relembre-se:

Braga-Porto: 1-0

Maritimo-Porto: 1-0

benfica-Porto: 1-0
sporting-Porto: 3-0


Chelsea-Porto: 1-0

Porto-Chelsea: 0-1

Ou seja, nas nossas seis derrotas sofremos 8 golos e não marcamos nenhum! Sempre que perdemos, pouco ou nada fizemos para chegar ao golo... e nas escassas oportunidades criadas, falhamos.


A isto também se deve o aquecimento. Quem já assistiu ao aquecimento do Porto antes dos jogos, certamente constatou algo que eu também não compreendo. Primeiro, a parte física ser ministrada por Rui Barros ou João Pinto faz-me confusão. Depois quando chega a hora de os jogadores, um por um, rematarem à baliza chega a roçar o ridículo. Isto porquê? No meio campo os jogadores, passam a bola a um adjunto que por sua vez toca a bola para a zona da meia-lua (na entrada da grande área) onde depois cada jogador aparece a rematar apenas com o guarda redes pela frente... A taxa de sucesso não deve chegar aos 20%. A maioria sai por cima, ao lado ou direitinha ao guarda-redes...

Se fizermos as contas, este processo é repetido 3 vezes, logo são 30 remates, dos quais apenas uns 6 entram.

Pergunto como é possível esta elevada taxa de insucesso. Isolados, sem oposição de defesas e sem pressão psicológica... Relembro que todos são profissionais de futebol e não fazem mais nada na vida. Admitia-se este cenário se fosse eu a rematar, mas a profissionais exige-se que pelo menos acertem na baliza...

Um novo ciclo, trará novos métodos certamente...



6 comentários:

  1. NAO ME LIXEM O HOMEM ESTA ULTRAPASSADO...

    O processo de inquérito a Pinto da Costa, movido pela Liga após as declarações do presidente portista em janeiro último, apelando às autoridades para que se fizesse "um apito encarnado", foi arquivado.

    Convidado a esclarecer, em sede própria, o conteúdo e o alcance das afirmações proferidas, o líder dos dragões "escudou-se e resguardou-se no direito de não prestar declarações".

    "Por isso, apesar de poder, não quis concretizar as afirmações publicamente proferidas e também por isso não puderam ser realizadas quaisquer outras diligências deliberatórias, por manifesta falta de razoáveis indícios de que as afirmações produzidas pelo arguido fossem manifestação de qualquer ilícito disciplinar", refere o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga.

    "Nestes termos, delibera-se ordenar o arquivamento do presente processo disciplinar", conclui o documento

    ResponderEliminar
  2. Pois... Há longos anos, quando eu jogava nos Iniciados do Clube da minha terra, no final dos treinos, à noite, afinava-se a pontaria.

    Atrás da baliza, havia um precipício no qual iam parar as bolas sempre que não lhe acertávamos.

    O castigo de quem falhava era ir procura-las no meio das couves.

    Escusado será dizer que o método era bastante eficaz!...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Com jogadores profissionais não se entende. Não fazem mais nada na vida! Acertarem na baliza é o mínimo exigível....

    ResponderEliminar
  4. Uma analise do rival...

    Percebo efectivamente a vossa desilusão mas a meu ver penso que ainda não devem deitar a toalha ao chao e passo a explicar:
    O meu clube tem um calendario mais dificil até ao final e embora demonstre em campo clara superioridade um deslize pode abalar a confiança de quem e por muito que me custe admitir "nestes ultimos anos nao esta habituado a estas andanças" por isso e como adepto adversario aprendi a não dar o vosso clube como fora da corrida pois essa é a vossa força.

    Acredito que vou ser campeao porque na minha opiniao temos o melhor treinador e a melhor equipa mas recuso-me a atirar foguetes...
    NENHUM clube ganha sempre e o vosso nao foge a regra e não embarco em "apitos dourados" porque como já escrevi nao me lembro recentemente dum campeonato ganho pelo vosso clube em que nao fosse claramente superior dentro da 4 linhas...
    Quando dizem que sao PORTO todos nos percebemos o que quer dizer e eu aprendi a respeitar porque dentro das 4 linhas e sem facciosismos eram os melhores mas da mesma maneira que vos faço justiça também o digo o meu clube esta a mudar e se como eu tenho esperança ganharmos o campeonato a história dos ultimos anos irá mudar radicalmente.
    Um abraço ao Pedro e não levem as coisas tão a peito porque nós adversários trocariamos de posição nestes ultimos tempos com vocês de caras...

    Tiago

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro

    Essa taxa de insucesso é facilmente explicável: o FCPORTO tem um contigente relativamente grande de mancos/pernetas. Na minha opinião, o Guarin, o Tomás Costa, o Valeri, e o próprio Belushi, não tinham lugar nem no Freamunde. Depois temos jogadores como o Mariano ou o Farias, que tanto fazem exibições estrondosas, como a seguir não jogam pataco.
    Sejamos sinceros e honestos, o FCPORTO tem um plantel relativamente fraco quando comparado com o do Pardalinhos Mouriscanos ou com o do Sportingue pós-reabertura do mercado.
    O FCPORTO tem os melhores guardas redes, os melhores defesas, e os melhores alas, - relativamente aos outros dois eternos rivais - são do melhor que há no mundo; o melhor meio campo, é de longe o do Sporting (Com a entrada do Pedro Mendes, foi possível reabilitar o excelente futebol do João Moutinho, Miguel Veloso e Izmailov... e ainda têm o Matias Fernandez); No ataque, por muito que me custe a admitir, o melhor é o do Pardalinhos (a dupla Sabidola-Esquerdoso complementa-se na perfeição, e, não há dúvidas, que são excelentes jogadores).
    Se colocarmos o Esquerdoso a rematar no aquecimento, aposto que em 5 remates, ele marca 4 golos!
    Essa é que essa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. tudo o q foi aki mencionado transtorna-me! N acredito q tantos anos de trabalho vao desvanecer assim... por causa de um titulo para o rival e umas goleadas... Exigue-se mais atitude e profissionalismo! Se o benfica ta a jogar mais, os jogadores do porto q treinam 4x por dia... o benfica continua a frente? eles k treinem mais 30minutos por dia...
    Depois temos as contrataçoes argentinas, q para alem de serem um vergonha para os accionistas e socios, aind desmoraliza os jogadores! TCosta a receber o mm k Varela? por amor de deus!!!! Castro a receber 5x menos q o Belluschi, e tem apenas 22 anos e já me parece um homemzinho no campo? por amor de deus!!!

    Ja o ano passado, lisandro "fez queixinhas" quanto a situaçao contratual de CRodriguez. Por este receber um ordenado mais elevado e ter chegado ao clube nesse defeso. As pessoas q estudam economia e gestão percebem q isto é uma falha nos incentivos e q é uma pessima prática de gestão! a nossa sorte é q o Lisandro é o jogador e a pessoa q é...

    Sinceramente....

    ResponderEliminar