domingo, 14 de março de 2010

FC Porto SEMPRE

O Professor não acedeu ao meu pedido e resolveu continuar connosco. Talvez fosse até um acto cobarde abandonar o barco antes de ele chegar ao fim, embora continue a achar que era essa a melhor opção, para bem do Porto e do Professor... Não pediu a demissão talvez porque não quis sair pela porta pequena, depois de tudo o que já conquistou, e a sua dignidade e orgulho pedem uma saída, não em ombros, mas em vitória e um fecho de época em tons de azul e branco... É o que se lhe exige Professor! Ganhar as duas Taças que nos restam. É obrigatório e não equaciono outro cenário.

Este jogo em Coimbra era difícil. Não pela força do adversário, mas por ser o jogo que se seguia a uma das maiores humilhações a que assistimos. Já não me lembrava de ver o Porto a jogar em Março para nada... apenas para cumprir calendário quando ainda faltam 8 jogos é inédito na minha memória. Apesar disso, era mais um jogo para ganhar! O Porto tem sempre que ganhar, sempre! E ganhou! Uma vitória arrancada a ferros e já perto do fim, que ajuda a sarar as feridas.

Da convocatória, o principal destaque foi para as ausências de Helton e Fucile. Forma nítida de castigo e de arranjar culpados ou de proteger quem errou? Em qualquer dos casos não percebo porque é que o Professor também não ficou na bancada...
Em relação ao Helton, I've got a feeling que não mais joga este ano para ver se o Beto vai à Selecção...

Quanto ao jogo, ninguém esperava futebol de alto nível por parte do Campeão. Era impossível uma vez que, depois de Londres, a bola ia queimar. E foi muito mal tratada... Há pouco a dizer deste jogo em que o destaque vai para a nossa primeira reviravolta. Depois de estarmos a perder, devido a um penalti que apenas o Sr. árbitro viu, conseguimos pouco depois o empate por Bruno Alves, que voltou a ser guerreiro e a ter coração. Na segunda parte foi Rodriguez que após grande abertura de Varela, chutou de raiva para a vitória que nos encaixa bem. Tivemos ainda tempo para marcar o 3º de penalti, também ele mal assinalado e mal marcado por Falcao. Quer-me parecer que tem que treinar mais este capítulo, não Professor? Já vão 3 falhados e felizmente que nenhum com consequências...

Neste jogo destaco Bruno Alves, o capitão! Voltou a ter voz e a ser interventivo como outrora no jogo! Voltou-lhe a alma, a raça e o espírito do Dragão. Terá sido resposta a quem disse que o Porto não tinha um líder no campo? Temos líder, temos capitão e temos o último dos jogadores à Porto! Força Bruno!

O jogo ficou também marcado pela união e grito de vitória que juntou todos os jogadores em campo após o apito final. O momento é difícil e as palavras do capitão chagam-nos ao coração: "Queria pedir desculpa aos adeptos do FC Porto pelo jogo com o Arsenal e por não os termos saudado no final, mas estávamos envergonhados, não tínhamos cara para ir lá. Mas quero dizer que precisamos do apoio deles, nesta altura mais do que nunca. (...) É nestes momentos que se vêem os jogadores do FC Porto e a massa que nos vem apoiar na mesma - e vamos tentar tudo. Nunca desistimos, nunca baixamos os braços. Vamos lutar, dar tudo por este clube e tentar dignificar a camisola."

Os verdadeiros campeões não desistem. Resistem, lutam e vencem!

Força Porto! Domingo está a chegar...

5 comentários:

  1. Estou completamente de acordo com o Pedro. Assim é que eu conheço o FC Porto, não se pode jogar sempre bem mas se houver a garra que houve ontem a vitória dificilmente foge. E é isto que é preciso até final esta garra, esta fome e esta vontade. Ontem reconheci finalmente aquele jogador que enverga a camisola 2, finalmente o capitão acordou do sono, esperemos que não volte a adormecer.

    ResponderEliminar
  2. estou a registar o tom resignado, Pedro Miguel Silva, que está a emprestar ao teu comentário. estás a deixar-te de sonhos húmidos próprios da tua idade e estás a amadurecer como pessoa e como adepto. qualquer dia és um homem....eh eh eh. não leves a mal, não é em tom jocoso que me dirijo ao teu blog hoje, é em tom amigável e bem-disposto. e falo de resignação perante o facto evidente de que ganhar as duas taça, perdão, a taça e a tacita, é o que nos resta....e é o que vale ao Jesualdo, já que o PC não tem tradição de mandar malta embora antes do fim da época. e assim será....vamo-nos arrastar até final do campeonato com o secreto desejo de ainda tramar os lampiões, ganhando obrigatoriamente no dragão e stressar-lhes a caminhada para o título....neste particular espero igual ajuda do renascido Sporting que tentará a gracinha do costume na luz. mas o Braga está também a perder gás......no final, ficaremos todos com a sensação de que se não fossem as parvoíces de resultados contra os pequenos, Belém, Paços, Leixões, e outro galo cantaria. na bola, como no golf, como na vida...não há "ses". é o que é, e tem de se aceitar o jogo.

    Becas

    ResponderEliminar
  3. Muito bom dia Sr. Becas.

    Eu estou a notar a sua felicidade por se ter cumprido a sua profecia. Parabéns! Está também mortinho que não consigamos ganhar a Tacinha da Liga, não está? Deseja ardentemente voltar a ter razão...

    Curiosas as parvoíces de resultados que referiu... Mas lembre-se que não ganhamos esses jogos pelas razões que já nem se lembra, porque o importante é criticar! Mas recordo-lhe: FCP-Belém (golo mal anulado a Farias); FCP-Paços (dois golos mal anulados a Falcao); Leixões-FCP (penalti sobre Rúben)...


    Para terminar digo-lhe o seguinte: Vá ser Portista ao caralho! Sim, como já é tão crescido e maduro já pode ouvir destas coisas.

    ResponderEliminar
  4. SÓ TENHO UM RECEIO OS LAMPIOES VIREM FAZER A FESTA AO DRAGAO!!!!!!!!!!!!!! NUNCCCCCCCAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo....os Lampiões nem no Dragão nem nos Aliados...eles que venham cá, mas só se for para encher as urgencias do S.João e S.Antonio.

    ResponderEliminar