terça-feira, 4 de setembro de 2012

Entre os melhores de sempre!

Foram 4 anos. 4 incríveis anos. Só não foram ainda mais incríveis porque Hulk esteve indevidamente castigado durante 18 jogos, curiosamente na época em que não fomos campeões. Mas em todos os anos o Incrível foi decisivo e, muitas das vezes, como só ele sabe e como nenhum outro vi fazer igual.
Chegou anónimo, vindo da 2º divisão do Japão (ainda temos esses "olheiros"?), era a surpresa de Pinto da Costa, que na hora disse que Hulk nos iria dar muitas alegrias. Desconfiei, mas ele já sabia... nós é que ainda não. Sabia, porque certamente viu vídeos de Hulk lá por terras do Oriente e, como disse Jesualdo, "quem remata assim no Japão remata assim em qualquer outro lado". Tinha razão. E foram muitos os remates de Hulk. Muitos! Alguns para a bancada é certo, mas quando a bola ia à baliza era perigo pela certa... e muitas entraram. Muitas mesmo! Em 180 jogos marcou por 89 vezes! Só nas duas últimas épocas teve influência directa 44% de todos os golos do Porto para o Campeonato (66 dos 149 golos) contribuindo com 41 golos e 25 assistências para golo! Incrível...
Ainda recordo o 1º golo. Entrou como suplente, jogo no Dragão da 1º jornada diante do Belenenses e pouco depois, no seu estilo habitual, partindo da direita, flectiu um pouco para dentro e atirou aquele míssil lá para dentro! O último foi aquele bilhete em Olhão... o bilhete da despedida.
Foram poucos os jogadores que vi como ele, capazes de revolucionar um jogo. Meter velocidade, romper defesas e disparar daquela forma com aquela potência! E se ele era capaz disso, era natural que muitas vezes falhasse, porque muitas vezes arriscava! O jogo estava complicado e ele sem medo, assumia! Arriscava! Por isso foi tantas vezes decidiu e foi a nossa figura, o melhor em campo! Também errava, claro. Ora definia mal as jogadas, ora não passava na altura certa (para nós que vemos da bancada), ora reclamava com o árbitro, colegas e adversários (que o encheram de porrada mas poucos os derrubaram), mas ele era assim porque queria vencer sempre! É dos que sempre fez tudo para vencer e acabou todos os jogos com a camisola suja e a cheirar mal! Incrível...
Deixará saudades, porque foi dos melhores de sempre com a nossa camisola. Proporcionou-nos momentos inesquecíveis que podemos sempre recordar no... Youtube! 
Pouco me interessa se saiu por 60M€ ou por 40M€ por 85% do passe, até porque não me toca nenhum! Mais do que o dinheiro que ele nos deu, interessa-me os títulos que nos deu/contribuiu... e esses sim dão-me alegria. Foram "só" 3 Campeonatos, 1 Liga Europa, 3 Taças de Portugal e 4 Supertaças... Incrível...
Haverá agora no plantel quem assuma o papel de Hulk? Será James capaz disso? Atsu? Iturbe? Nem sei, nem me importa. Mas sei que continuaremos a vencer, porque esse é o nosso destino independetemente de quem vista a nossa camisola. Se não for este ano é no próximo.
Obrigado Hulk. Boa Sorte. 
Força Porto!

4 comentários:

  1. « sei que continuaremos a vencer, porque esse é o nosso destino independetemente de quem vista a nossa camisola. Se não for este ano é no próximo »

    concordo contigo plenamente, Pedro!
    (belas palavras, cheias de sentimento, de portismo)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Vão à página do Facebook do modelo Ruben Rua(http://www.facebook.com/pages/Ruben-Rua/164210816944844) e vejam a foto que ele dedicou a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  3. Ele foi Incrivel! Foi e espero que o seja sempre, passe ele por onde passar. Por estas bandas demorará a aparecer alguém tão dotado fisicamente e talentosamente para jogar futebol, como era o Hulk.
    Tu dizes e repetes vezes sem conta que ele é incrivel, fazes-lo muito bem, porque alguém que vestiu o azul e branco com o amor e carinho que ele vestiu, dando desde o primeiro jogo até ao último todo o suor que o seu corpo podia transpirar, toda a alegria do seu futebol, todo o seu talento para fazer coisas INCRIVEIS com a bola, merece-o.
    Podemos dizer que ele sai por dinheiro e não teve amor ao Porto. Discordo! Qualquer português, neste caso particular portista, joga no EuroMilhões duas vezes por semana, tenta sempre o emprego com o melhor beneficio para a carteira, faz de tudo para ter um pouco mais de dinheiro... Ele "só" foi buscar 50 milhões de euros nos próximos 5 anos, não é condenavel sequer. Tal como Falcão - gesto lindo o de renovar uma semana antes de sair para o Porto poder ir buscar mais 15 milhões (mais coisa menos coisa)- Hulk não é deste campeonato, tal como ele próprio disse "não é pelo clube mas sim pelo país futebolistico a nivel de campeonato" que ele tinha de equacionar o futuro. Tanto um como outro saíram para pior. A Rússia a nivel de clubes não é superior a Portugal, a nivel de dinheiro sem dúvida. O Atlético de Madrid não é metade do F.C. Porto mas o campeonato espanhol é o maior espectáculo do Mundo.
    Contudo quero frizar o herói que foi e será Hulk, ele jamais será esquecido no Dragão, porque foi um jogador único vindo dos confins do futebol, porque é o maior negócio feito em Portugal - e sê-lo-à por muitos anos - porque em Portugal ficará conhecido como o homem que mais faltas atacantes inexistentes fez, como o homem que mais penaltis sofridos por assinalar fez, como o jogador que só de entrar em campo metia medo ao adversário que o teria de enfrentar, talvez por ser o único que é tri-Dragão de Ouro, tudo isto é verdade, mas também como tu referes foi um óptimo negócio para o tesoureiro e péssimo para a equipa, é sem dúvida verdade, porque tal como Pinto da Costa referiu ele é o unico insubstituivel, nem por Ronaldo ele o trocava - eu sinceramente também não -, sim ele é Único. Sim ele é Incrivel. E por tudo... Obrigado Hulk!

    Excelente Blog. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Um incrivel que passou pelo nosso clube! Força Hulk!

    ResponderEliminar