domingo, 12 de setembro de 2010

Que jogão!

Que maravilha! Que Porto! Que ambiente! Que golos! Um jogo como há muito não se via, com um Porto que não se deixa abater e parece ser à prova de bala! Quando se tem atitude, não se desiste e se dá tudo é isto que pode acontecer... vencer e convencer! O ambiente, o futebol jogado, as incidências do jogo foram, sem exagero, à imagem de uma grande Final qualquer. Ganhamos e no final ninguém arredou pé, parecendo que esperávamos a entrega de uma Taça! Que merecíamos pelo jogo que fizemos e pela atitude, mas não houve Taça até porque, atenção, ainda não ganhamos nada! Esta época vence "apenas" uma Tacinha contra uns "caceteiros" que nesta Liga parecem lutar pela manutenção...

Depois de a ave ter sido depenada na cidade berço, depois de os vendedores de "maças podres" terem empatado em casa, todos percebemos que este jogo ganhava uma importância quase decisiva, apesar de ser apenas a 4ª jornada. Restava-nos vencer o Braga para deixar uns a 9 e outros a 5 pontos para mostrar, desde já, a nossa força. Mostramos e de que maneira!

Entramos a respeitar a velha máxima de que em "equipa que ganha, não se mexe", embora eu ache que Fucile daria outra vida à nossa ala direita. Hulk começou, erradamente (a meu ver) na esquerda e quando mudou de flanco fez "gato-sapato" de Elderson. O jogo começou dividido com o Braga, sem surpresa organizado, consistente e destemido, a não nos permitir grandes ocasiões de golo. Aos 15min, falta necessária de Fernando em zona frontal de onde vira a resultar o golo de Luís Aguiar, ficando a ideia que Helton podia ter feito melhor. Balde de água fria, mas não fomos abaixo. Tínhamos de reagir e foi depois do golo que Hulk foi para a direita. Foi daí que, de livre, rematou a bola à barra. Estava dado o 1º aviso do Incrível. O Braga não se fechou atrás para defender a vantagem, o que a espaços nos causou problemas com as suas famosas saídas rápidas para o ataque. Os nossos remates começaram a surgir mas sem grande perigo. Aos 30min, voltou a aparecer Hulk pela direita a ultrapassar em velocidade quem lhe apareceu pela frente e a cruzar tenso para Varela que só teve de encostar a cabeça! Que explosões...a de Hulk e a de alegria no Estádio! Até ao fim da primeira parte só deu Porto, mas sem grande consistência. Estava duro de roer este Braga!

Para a segunda parte tínhamos de entrar fortes e com convicção para marcar cedo. Foi assim que entramos e começamos logo a carregar com o protagonista do costume, Hulk claro está, a arrancar, a driblar, a rematar! Estádio empolgadíssimo, até que Lima (avançado baratinho que estava aqui tão pertinho...), resolve rematar a 30 metros da baliza e acertou com estrondo no alvo! Que golo... este sem hipóteses para Helton. Novo balde de água fria, tanto mais que foi completamente contra a corrente do jogo. Mas o povo acreditou e a equipa também. Tínhamos de ser bravos para dar a volta àquilo e fomos! Todos juntos vencemos! Logo de seguida Hulk combinou com A.Pereira e rematou com violência para o 2-2! Que alívio! Só faltava mais um! Carregamos forte e foi ver Falcao a arrancar pela esquerda, como nunca se tinha visto, e a deixar os adversários para trás. Foi ver Hulk a fazer o mesmo do lado oposto. Havia ali muita vontade para dar a volta ao texto. E foi numa jogada aparentemente perdida, que Falcao no meio de 3 arrancou pela esquerda até à área, já no chão dá para Varela que domina a bola e dispara o míssil da vitória! Loucura no Dragão! Sentiu-se que a vitória não ia fugir! Até final e já bem cansados tivemos apenas que suster o Braga e a respiração...

O que dizer de Hulk? Por mais disparates que digam, ele é mesmo Incrível! Fabricou dois golos e em campo deu o que tinha e o que não tinha, acabando o jogo completamente "morto" com tempo para "ressuscitar" no banco e entrar para rebentar outra vez! Que exemplo! Que entrega! Heróis foram os outros 10, este é mesmo um Super-herói!

Que inferno! 48 mil incansáveis adeptos, em especial os SuperDragões que não se calaram um minuto sequer, mesmo quando a equipa esteve em desvantagem. Que força! Sentiu-se, mais uma vez, a força do Dragão e fica a ideia que quando é assim, ninguém nos ganha, venha quem vier!

Nota ainda para a presença, em grande número, de adeptos do Braga. Cerca de 2500 que mostraram que quando o 1º clube deles anda por baixo, aparecem em força...


Agora vem a Liga Europa que queremos vencer! Mas mais importante que o jogo com Rapid Viena, penso que será o próximo na Madeira, por isso neste jogo em casa com um adversário acessível eu apostava em Fucile, Otamendi, Micael, Sousa, Rodriguez, Ukra e Walter para assim dar descanso aos bravos guerreiros que se esgotaram ontem à noite.

Ufff... Que GRANDE Porto!


19 comentários:

  1. Foi sem dúvida um jogo muito emotivo e intenso, onde não faltou o entusiasmo civilizado dos apoiantes de ambas as equipas, com os bracarenses a deslocarem ao Dragão cerca de 3.000 adeptos, que ajudaram a colorir o ambiente frenético, digno das noites futebolísticas do mais alto nível.

    O jogo começou muito táctico pelos receios evidentes de ambas as turmas.

    Depois que o resultado começou a funcionar, de bola parada, pois então, o futebol, principalmente o dos Dragões, começou a desbloquear e o jogo tornou-se intenso e emocionante, com belos golos, belas jogadas, e um intérprete espectacular, o incrível Hulk. Jogou, correu, rematou, assistiu para golo,marcou e entusiasmou a plateia, até à exaustão. Que mais pedir.

    Está de parabéns também André Villas-Boas, que passou incólume esta prova de fogo, sem se deixar deslumbrar, conforme demonstram as suas sensatas palavras na conferência de imprensa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Os jogadores foram briosos, o público foi fantástico e a atmosfera estava extraordinária. Memorável!

    Os mouros nunca me mereceram importância mas não posso deixar de reparar no seguinte:

    - Na época passada o nosso Clube foi fortemente penalizado pelas arbitragens e pela Liga. Apesar disso, os nossos adeptos foram intolerantes e implacáveis com os jogadores, técnicos e dirigentes.

    - Nesta época, os brilhantes campeões dos túneis queixam-se de as arbitragens não lhes permitirem continuar o novo ciclo no futebol português, como tanto sonhavam e deliravam, atribuindo toda a responsabilidade do fracasso, em exclusivo, aos árbitros. Isto é, para os seus alucinados adeptos, os jogadores, ténicos e dirigentes continuam a ser brilhantes.

    Diferenças...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Cheira-me a azia oh anónimo...
    Nós é que sonhamos e tu é que vens a Blogs azuis? Está boa... nunca frequentei blogs vermelhos ou verdes...

    Um forte abraço e se quiseres desabafar somos todos ouvidos..

    ResponderEliminar
  4. As duas melhores equipas do Campeonato, a proporcionarem uma excelente noite de futebol, cheia de emoções fortes, no Palco das emoções! Nas imediações do Estádio já se viam vários adeptos, já que houve partida de andebol no Dragão Caixa, em que o FCPorto venceu o Madeira SAD por 31-24.

    Um estádio praticamente cheio, com cerca de 2500 adeptos da equipa visitante. A principal dúvida para o 11 do FCPorto, era se ia jogar Sapunaru ou Fucile, no qual o treinador optou pelo romeno... e nota para a mudança de visual do Álvaro Pereira, primeiro muda o nome para Palito e agora o penteado, eu se fosse o AVB, não permitia tal coisa :-)

    A 1ª parte não foi muito bem conseguida, um pouco tremida e aquele golo nos minutos iniciais não veio a ajudar nada, mas mesmo assim, a equipa azul e branca demonstrou uma grande alma e conseguiu fazer o 1º golo ainda na 1ª parte, numa boa jogada individual de Hulk que Varela concretizou da melhor maneira.

    O 2º tempo foi praticamente dominado pela nossa equipa, só que o futebol é feito também de injustiças e num belo remate de Lima, faz o 1-2 para os bracarenses e voltam a colocar a equipa do Minho em vantagem.
    Mais uma vez, a nossa equipa conseguiu responder rapidamente a essa adversidade e momentos depois, voltou a empatar, por intermédio do Incrível Hulk!

    Pouco depois, Varela põe em delirio todos os adeptos presentes no Estádio, fazendo o 3-2 que se manteu até ao final da partida. Uma vitória bastante saborosa e preciosa, já que ganhámos a um adversário directo e deixámos os nossos rivais mais distanciados.

    Provámos hoje novamente, que temos um excelente banco, algo que não tinhamos no ano passado, ter no banco jogadores como o Souza que hoje voltou a fazer um jogaço, Ruben Micael, Fucile, etc... sem dúvida uma mais valia!

    Agora segue-se o Rapid Viena, já esta 5ª feira, ás 20h05. Na próxima jornada do Campeonato, o FCPorto vai à Madeira defrontar o Nacional, jogo que está agendado para 2ª feira.

    ResponderEliminar
  5. Grande vitória, grande exibição do nosso Porto, grande alegria ontem à noite!

    Cada vez estou mais radiante pela forma como jogamos. É preciso ter muita concetração e sague frio, para dar a volta depois de estar em desvantagem duas vezes. Esta equipa do Braga é muito boa e está a provar que não é passageira.

    Excelente jogo ontem no estádio do Dragão, com duas equipas a lutarem para ganhar o jogo, e vitória merecida do nosso Porto. Merecida e muito importante, pois dá-nos uma embalagem para a consolidação do primeiro posto.

    Grande atitude dos nossos jogadores, do Helton ao Falcao!! Temos equipa!!

    Ambiente infernal no Dragão, com um fumarada brutal que fez lembrar bons tempos nas ANTAS! Grande APOIO dos melhores Ultras nacionais!

    Lá para baixo o Inverno chegou mais cedo, -5 e -9!!!

    Estou feliz.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Grande jogo, com mau inicio por parte da nossa equipa, com todo o merito para o Braga, que depois soubemos/conseguimos corrigir e fazer uma grande exibição. jogo espectacular com 5 excelentes golaços.
    http://oimensovoododragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Boas portistas, que grande jogo assistimos talvez um dos melhores deste campeonato, com bons golos, boas exibições, com muito empenho de ambas as equipas, sem casos polémicos, uma arbitragem muito consistente, um autentico hino ao futebol.
    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  8. chapeau Porto! e grande jogo, e grande Hulk.
    e um Braga matreiro, que cresceu um montão e é uma equipa altamente competitiva que deixa os rivais lisboetas a milhas em termos de entrega ao jogo e humildade e trabalho.
    nós temos equipa e plantel. o maior elogio que se pode fazer a um treinador é ver a forma como as opções de banco entram em jogo...e os nossos suplentes foram enormes em entrega e performance. temos equipa! rodemos então algumas boas opções que temos na Liga Europa para manter o embalono próximo jogo difícil na Madeira. ganhar lá depois de um encosto de Roberto e companhia da 2ª circular era caricato, entretido.

    Becas

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais sou benfiquista e como na epoca passada fiz um ou outro comentario neste blog que aprendi a gostar de ler vejo-me na obrigação de escrever qualquer coisa visto que na epoca passada era mais comodo!!! :)
    Antes de mais dar-vos os parabens porque a forma como deram a volta a um campeonato menos positivo é notavel, lembro que AVB era uma aposta de risco mas não houve medos assumiram isso e agora é o que se vê...
    Estão com muito merito no 1º lugar aqui e ali com o resultado melhor que a exibição mas este ultimo jogo foram obrigados a ir para outro nivel e que FORÇA e GARRA demonstraram...
    Eu lembro que jogadores como Sapunaru e Maicon estavam queimados da epoca passada mas ABV deu-lhes confiança e era tao facil ter posto a jogar Fucile e Otamendi contra o Braga mas ele não foi pelo caminho mais facil e para mim ganhou a equipa como salta a olhos vistos...
    Um abraço para ti Pedro e quero acreditar que ainda vamos dar alguma luta... :) Sim sou um sonhador!!!!! :)

    TIAGO

    ResponderEliminar
  10. Pensava que o Porto jogava ontem mas deve ser hoje com certeza.

    Serodio

    ResponderEliminar
  11. Oh Serodio o Porto joga Quinta-feira pelas 20h e convido-te a assistir para veres como se joga futebol.

    Para quem joga na Liga dos Campeões de 5 em 5 anos e estás cheio de moral. Essa prova não é para vocês e para o ano estarão de volta à vossa realidade, isto se conseguirem o apuramento. Por esta altura estão a lutar pela manutenção.

    ResponderEliminar
  12. É pá joga amanha que estranho?!?!?!?! Deve ser o unico jogo que foi adiado pensei que os jogos fossem terça e quarta!?!?!?!!? Já tou baralhado...

    Serodio

    ResponderEliminar
  13. Que excitado que estás por jogares na Champions... Eu percebo. Um dia, quando para ti for HABITUAL lá ir como nós, perceberás que será banal... Temo é que esse dia nunca chegará. Felizmente. Só lá irás de longe a longe para poderem fazer uma festa só por lá ir...

    Nota: FC Porto e ManUtd recordistas de presenças na Champions League...

    Outra nota: recordo-te que na última vez que FCP jogou na Taça Uefa venceu...

    ResponderEliminar
  14. É pá esse discurso é espectacular se não te conhecesse até dizia que eras lampião esses é que vivem do passado...
    Espero que vejas a liga dos campeoes em HD é espectacular...
    Força para amanha e já vi que tambem nao sabes o porque do jogo ter sido adiado... Isto à coisas?!?!?!?!

    Serodio

    ResponderEliminar
  15. Tenho por HABITO, assistir à Liga dos Campeões em pleno Estádio, isto em muitos e muitos anos consecutivos... ainda é melhor do que em HD.

    Este ano, excepcionalmente, não fomos, graças entre outras coisas a castigos de 23 jogos aplicados ao nosso melhor jogador, que desde que voltou do castigo é o que se tem visto. Mas se este ano que não estamos lá for igual ao último em que fomos à Taça Uefa, contente da vida....

    Nota: "Isto à coisas" é assim que se escrever: Isto há coisas.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  16. Queixas-te dos 23 jogos é pá tens razão que roubalheira!!!!!!! Um conselho YOUTUBE escreve escutas e talvez encontres mais razões mas neste caso para ires esses anos todos à Liga dos Campeoes. A POIS É BÉBÉ!!!!

    SPORTING SEMPRE

    SERODIO

    ResponderEliminar
  17. Este golo recentemente anulado ao Olhanense em pleno Estádio de Alvalade tem alguma coisa a ver com as escutas ou foi mesmo um roubo à vista de todos?

    Sporting sempre Fortíssimo...
    Vejam lá se fazem alguma coisinha na Luz...
    Paulo Sérgio a presidente.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar