domingo, 26 de setembro de 2010

Só deu Porto!

O que dizer mais deste Porto? Agora, tal como em 2003/04, vamos ao Estádio com a confiança em alta e sentimos que vamos ganhar. Há confiança plena na equipa e nas opções do treinador que ninguém contesta. Voltamos ao hábito/vício de vencer e sentimos que ninguém nos vai parar. O que se pede/exige é que ninguém vá abaixo quando não conseguirmos ganhar. Ninguém, mas ninguém vence sempre, mas nós vencemos há 20 jogos seguidos (10 nesta época), por isso e por mais exigentes que sejamos, temos de ter consciência que são muito poucas as equipas no Mundo que conseguem o que temos feito.

Quanto ao jogo, o adversário apresentava-se como acessível apesar de ter, até ontem, a melhor defesa da prova, mas diga-se que são nestes jogos ditos acessíveis que se ganham ou perdem campeonatos. Não podemos nunca entrar em campo com excesso de confiança e por isso temos vencido, e muito. Duas novidades no 11 e logo na defesa. Otamendi e Fucile na equipa nos lugares de Maicon e Sapunaru. Está na hora de rodar alguns elementos para dar ritmo aos que têm estado de fora. A equipa não se ressentiu e mais uma vez provamos que este ano temos um grande banco - muito importante para uma época que se quer bem longa!

Entramos à Porto, a mandar. Assumir o comando do jogo é obrigação do Porto em qualquer campo e tal como AVB diz, temos apenas cumprido a nossa obrigação. Temos visto futebol com fio de jogo, segurança no passe, ideias e finalização - algo que já tínhamos saudades. Só deu Porto! Para tal muito tem contribuído Moutinho, que cada vez mais se assume como patrão do meio campo e já só lhe falta o golo que muito merece. Na frente, temos o Incrível, que voltou a sê-lo, resolvendo mais um jogo como só ele sabe. Primeiro, sobre a direita do ataque, Hulk encontrou espaço, entrou na área com uma velocidade...incrível, tirou um adversário da frente e rematou cruzado, e com força, para uma defesa incompleta de Moreto... a bola sobrou para o estreante Oramendi que encostou para o 1-0! Que estreia a do central! Depois, já perto do intervalo, Hulk perto do meio campo sobre a esquerda intercepta um passe errado e arranca... (cheirou logo a golo). Passa a bola por um lado do defesa e vai busca-la pelo outro, entra na área e dispara para selar a vitória. Missão cumprida a do brasileiro e da equipa, que apesar de ter desperdiçado muitas ocasiões de golo, fez uma grande primeira parte.

Na segunda parte, o Porto veio diferente. Mais relaxado até porque o resultado permitia. O futebol foi mais lento e mastigado, mas salpicado aqui e ali com tentativas de fazer mais um. Neste capítulo Falcao anda azarado, mas a confiança vai voltar e aí teremos um caso sério... preparem-se porque o Dragão ainda não está a 100%...

Mais uma alegria, mais uma vitória. Parece tudo muito simples, mas há ali muito trabalho. Pormenores que fazem a diferença. Desde o aquecimento inicial da equipa até aos suplentes quando aquecem durante o jogo (agora acompanhados). A organização e (novos) métodos estão à vista e são fortes.

Agora em Guimarães só queremos mais do mesmo... QUEIMA DRAGÃO!

3 comentários:

  1. Caro portista,
    Uma excelente 1ª parte, na 2ª parte foi para gerir o resultado. Valeu por a estreia do central Otammendi e não poderisa ser da melhor maneira, marcando um golo.

    Cumprimentos,
    ultrafcporto

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente análise ao jogo caro Pedro.
    Concordo em absoluto.

    Cumps portistas, Mestre

    ResponderEliminar
  3. continua bem o nosso FCP. mesmo quando a exibição não é totalmente brilhante, ganha e bem. não há equipas imbatíveis e são raras as que mantêm uma bitola exibicional sempre alta (Barcelona?),a verdade é que os campeões são sempre equipas que alternam entre o excelente e o suficiente. é assim o nosso FCP este ano. altamente organizado, sempre concentrado e nunca desconjuntado. gosto (até) de ver a equipa nas fases más do jogo... a ter bola, é a melhor forma de se ver um campeão. um campeão, quando não dá para atropelar o adversário, guarda a bola, circula-a com competência e mantém o controlo do jogo.
    só um pormenor : já me cansei de dizer neste espaço que Fucile é um jogador com uma atitute fantástica mas tem um pormenor que o define como jogador.....a (in)capacidade de cruzar a bola bem. é um jogador guerreiro a defender, é fantástico a conduzir bola e a ganhar metros pela equipa. mas ao chegar ao local de decisão, manda sempre cruzamentos transviados. penso que é também este aspecto que o tem afastado do onze, é um pormenor que gostava que fosse trabalhado especificamente com ele. Se o Fucile aprender a cruzar, e não digo a cruzar com efeito como um Drulovic, mas pelo menos acertar no alvo...na área, será um defesa direito de grande dimensão.
    Só mais esta esta: espero que a lesão de Fernando não seja problemática.Souza terá a sua oportunidade certamente no jogo da Liga Europa mas Fernando está muito bem. trata-se de uma evolução fantástica que aplaudo, como seu grande crítico que sempre fui....acredito na evolução, e portanto critico e aponto as falhas mas também reconheço que Fernando trabalhou forte alguns aspectos menos bons e que teve excelentes resultados. Desejo que Fucile faça o mesmo.

    Becas

    ResponderEliminar