quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pela Comunicação "SULcial"...

Agora que o futebol a sério vai parar duas semanas, resolvi trazer mais uma vez à evidência como é que as claques são (mal) tratadas em Portugal. Em especial as nossas, que são legalizadas, os Superdragões e o Colectivo. Depois do jogo de Vila do Conde, no qual foi possível ouvir-se bem alto (no estádio e via TV) do início ao fim, repito do início ao fim o apoio vindo das bancadas, não vi desse facto eco em nenhum órgão de comunicação social. É uma injustiça não se ter sequer falado do facto, mas claro que se tivesse acontecido qualquer problemazinho, como um "fuminho" ou "petardinho" a mais era logo noticiado e os Dragões eram uns insurrectos e mais isto e aquilo...

Só é dado relevo ao papel das claques quando estas se portam mal! Mas esquecem que são muitos mais os jogos em que nada se passa de "anormal" do que o contrário... Sim, é certo que por vezes há excessos porque não se consegue controlar milhares de pessoas e nem todas estão ali com o mesmo espírito, mas penso que quando as claques se portam bem e se fazem ouvir, como Domingo, esse facto devia ser enaltecido. Alguém tem dúvidas que aquele apoio ajudou à vitória?

Mas não, o que interessa é dizer mal e fazer passar a ideia que nas claques só existem "bandidos" e que não fazem falta ao futebol. Mas fazem, e muita! Alguém já pensou na monotonia que seriam os jogos se não existissem as nossas claques? Não me venham dizer que em Inglaterra não há e que lá todos apoiam... sendo certo que é verdade, o espírito e cultura deles lá são outros! Em todos os países latinos (e não só) existem claques e olhe-se para o que de bom elas fazem e não apenas para o mau. Já alguém pensou que enaltecer o que de bom é feito pode potenciar melhores comportamentos e melhores espectáculos nas bancadas?

Coreografias (tifos), cânticos, apoio incondicional, defesa do clube... onde estaria tudo isso sem elas? Como seriam, por exemplo, os jogos fora do FC Porto sem as claques? Teríamos "apoio" ou meia dúzia de "gatos-pingados" a ver a bola? Perguntem aos jogadores o que pensam das claques e terão a melhor resposta...

O 12º jogador é quem apoia, não é quem se senta na cadeira ou no sofá, por isso também merece ser respeitado.

"Quando sobes ao relvado, terás sempre a curva a teu lado, 90 minutos sem parar de cantar, nós vivemos para te amar"

10 comentários:

  1. Tem toda a razão! Especialmente neste início de época é preciso e conveniente também ressaltar o apoio das nossas claques! Incansáveis...
    Sempre admirei imenso o trabalho das claques dentro do campo...quantos deles não devem ter vontade de soltar os palavrões em vez de estarem a cantar e a apoiar?...
    Quanto ao resto, acho que o apoio às claques não deve ser feito (às claras) pelo clube, exactamente pelo que disse que às vezes é muito difícil saber se não há um doido lá enfiado no meio que provoca uma guerra, e um milhares são arrastados para onde não queriam ir!...

    ResponderEliminar
  2. Sem tirar nem por! Excelente texto, subscrevo completamente.

    "Ninguém cala este nosso amor!"

    http://www.dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já publiquei no meu blog uma analise completa dos superdragões, como se comportam, como se organizam, quem são, o que fazem, para demonstrar o outro lado.
    Pedro, desculpa lá, concordo com tudo o que disseste mas é um pouco ingenuo esperar que eles falem de nós! Nem da equipa falam! Nem a equipa analisam como deve ser! Preferem falar do novo telemóvel do Costinha ou do seu carro, ou dar espaço a JJ a dizer que são catedráticos do futebol. Esquece isso, no dia que começarem a respeitar o nosso clube, pode ser que começem a respeitar-nos. Se tivessemos partido tudo, eramos os "mesmos do custume", mas como um cascol que foi dado a todos na deslocação a Belem o ano passado, "os mesmos do custume", são aqueles que sabendo que já é dificil ser campeão foram a belem, não só ao jogo de futebol como tambem ao jogo de andebol! Pá, mas isso não interessa...
    Como o clube pode estar a dez pontos, lider isolado, que se o Hulk calcar a merda do fiscal de linha quando for a correr na linha a comer as papinhas ao Coentrão, é isso que vai ser dito e vai ser pedido sumarissimo, e agressão.

    Faço-te só uma pergunta, a ti e a todos, o João Ferreira mete a mão ao pescoço do Álvaro Pereira, viste alguem? ALGUM ORGÃO DE C.S VIR DIZER ALGO? Estás a espera que se nem isto fazem os gajos vão dizer, alto, os SD portaram-se muito bem, e cantaram o jogo todo!? Se fizerem algo, vai ser do genero, à semelhança das claques de lisboa, os superdragões e colectivo demonstraram um espirito muito bom durante o jogo!
    Enfim, só uma coisa para finalizar, esquecam a C.S, os únicos que defendem o Porto num "meio de comunicação global", sou eu, tu, o eduardo caldeira, a reine margot, o caso do "pois", do "becas", porque diariamente falamos sobre o Porto diariamente trazemos novos assuntos, nos os "bloguistas" e os "comentadores" somos os únicos que o fazem, por isso e que apelo, criem blogs, encham a blogsfera com coisas do Porto, talvez assim eles percebam o que nós movimentamos e o interesse que geramos pelas consultas aos nossos sites e ai sim demonstrem um maior respeito pelo F.C.P e todos os seus intervenientes!


    Abr
    mentalitaultra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sou um seguidor assíduo deste blog. Respeito as claques mas eles não são uns passarinhos que tentam algumas pessoas fazer parecer. Ainda recentemente estive com o meu sobrinho de 7 anos (bom jogador de bola e fanático do FCP), e, tinha bilhetes pouco acima da claque SD. Pior que o facto de eles estragarem o que é de todos, deitam lixo para o chão, põe-se em pé nas cadeiras (90% da claque), fumam drogas ao ponto de deixarem as pessoas mal dispostas. Rebentam petardo ao lado de espectadores mais novos, cospem para o chão a todo o momento, e, mesmo vendo um miúdo na parte de trás levanta-se na cadeira e sabem que impedem a vista mas não se importam. Pedi para um se sentar (fui muito educado) a resposta foi, vê lá se te calas senão levas nos corn... Por isso claques não enriquecem nada o FCP. Pelo menos os SD. Claro que nem todos são mal-educados e que tem de fazer barulho mas fulanos de 40 anos a fumar marijuana ao lado dos mais novos não é producente. O estádio não avisa que os bilhetes que vende é pouco acima do SD. Somos assim obrigados a mudar de lugar e ocupar o lugar dos outros. Quando esse jogo acabou (vitoria justíssima do FCP) estavam mais de 20 cadeiras partidas. Claques sim, como as do Sporting ou SLB nunca, mas os adeptos portitas mais pequenos, acima de tudo pois eles são o futuro do clube.

    ResponderEliminar
  5. Zé, le no meu blog a reportagem de 3 partes sobre os SD, antes de falar, percebe.
    Cadeiras partidas no dragão? Acho altamente improvavel.
    mentalitaultra.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Óptimo Blog.

    Caso pretendam encontrar os melhores hotéis entre no portal Top5Hotel

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Pedro amanhã vais publicar aqui um post sobre o jogo de amanhã entre Portugal x Chipre?
    abraço

    ResponderEliminar
  8. comentário pessoal

    Pedro,

    MUITO OBRIGADO! pela troca de links.

    aguardo por visitas tuas no TOMO I :)

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Boas João... Não vou publicar nada sobre o jogo de Portugal porque acho uma palhaçada o que estão a fazer ao Queiroz. Agora só o FC Porto será assunto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    Pedro eu também acho que é uma palhaçada o que estão a fazer ao Queiroz, mas todos nós somos portugueses e torcer pela selecção que estão lá jogadores portistas não custa nada.
    Anda lá.....
    abraço

    ResponderEliminar