quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Directo e Frontal

Gosto de ouvir o nosso treinador falar. Ele não foge aos assuntos e encara-os com toda a frontalidade e objectividade necessárias. É coerente e não cansa ouvi-lo falar ou lê-lo. Há pessoas que nascem com esse dom, o da palavra, e AVB parece que é uma delas. Lembro que em tempos de estudante eu tinha professores que podiam estar falar durante duas horas e conseguiam sempre prender a atenção dos alunos, havia outros que em 5 minutos cansavam a plateia. Villas-Boas consegue prender-me à TV ou rádio, porque para além de falar do que muito me interessa - o FC Porto, fala com convicção e de forma inteligente.

E hoje na ante-visão do jogo com o Braga, mas uma vez, foi assim. Foi numa conferência de impressa para vários jornalistas, não a falar para um só "mono" com perguntas combinadas...

Soube ser claro e objectivo:
"O Sp. Braga é candidato ao título e é assim que o FC Porto o considera. Este é um jogo que nos permite, de certa forma, afastar um pouco um candidato ao título. Esse é o nosso objectivo e é o sentimento dos jogadores. Nada é decisivo, mas pode ser um passo importante"

Conseguiu também ter tiradas filosóficas:
"Margem de progressão? Há sempre espaço para a evolução e para colmatar erros cometidos. Mas caminhar para a perfeição é caminhar para o infinito. É inatingível."

Soube contra-atacar os orelhudos desesperados:
"Não sei se o presidente do Benfica se referiu às equipas de arbitragem do Benfica ou do F.C. Porto. Já sabia que nesta paragem o entretenimento seria a arbitragem. Só tenho pena que a arbitragem na Supertaça não tenha recebido a mesma atenção por parte do presidente do Benfica"


Sábado terá o reencontro com Domingos, o homem que despertou nele o interesse pelo treino. Recordo de uma história contada há cerca de 15 anos por Bobby Robson sobre um rapaz, seu vizinho, que o tinha interpelado pelo facto de Domingos não estar a ser opção na equipa titular. Na altura, Robson sugeriu a esse rapaz que estudasse sobre futebol... o rapaz estudou e hoje é o treinador do FC Porto, André Villas-Boas.

Ele próprio hoje recordou esse episódio:
"Se calhar, (Domingos) foi o jogador que espoletou o meu início de carreira", admitiu Villas-Boas entre sorrisos. "Com o meu atrevimento de adolescente aproveitei o facto de Bobby Robson morar no meu prédio para reclamar pelo facto de Domingos, na altura, não estar a jogar pelo FC Porto. Admirei sempre as suas qualidades, por isso é bom que ele não jogue. Aprecio as suas qualidades como líder e treinador".


O melhor veio para o fim e terminou assim:
"Este é o meu trabalho de sonho e quero estar aqui durante muitos anos. Sei que não é habitual os técnicos do F.C. Porto estarem cá mais de dois anos. No entanto, adoro a minha cidade e todo este ambiente que rodeia o clube. Identifico-me com a forma como as pessoas do Norte de Portugal vivem."

Quem fala assim...

6 comentários:

  1. Este homem é um SENHOR.

    Que fique cá muitos anos, sempre com esta postura, dedicação e amor ao clube.
    Nós adeptos agradecemos.

    Cumps portistas, Mestre

    ResponderEliminar
  2. Anónimo disse...ter um gajo com classe a treinador do nosso clube é outra música. pelas bandas de Alvalade anda por lá um que mais parece um talhante (Paulo Sérgio) e que em conferência de imprensa manda larachas inenarráveis...pelas bandas da Luz anda por lá um labrego que percebe muito de bola, é certo, mas a falar é um ai Jesus....quanto ao conteúdo do discurso, tenho concordado com a maior parte das posições do AVB, mas acho-o um bocado "caceteiro" no tom, mas é um caceteiro com nível e com fundamento.
    ontem a entrevista ao Orelhas foi seguramente dos piores momentos de TV que vi nos últimos 10 anos. além de labrego e ignorante, o Orelhas tenta a colagem com aquele tipo de entrevistado irónico e sarcástico......esquece-se que ironia e sarcasmo é sinónimo de inteligência e isso é algo que por aquelas bandas não abunda, ou sequer existe. o conteúdo da entrevista foi de tal forma inócuo que o que se retira de 45 minutos de entrevista é a declaração de que é o Secretário de Estado o responsável pela selecção.....fantástico!
    gente desta, e Robertos, é que eu quero por muitos e bons anos pelas bandas da Luz.

    Egas

    ResponderEliminar
  3. ja algum tempo que sou um visitante deste blog, nem sempre concordo com tudo o que o Pedro escreve.
    Em relacao ao nosso treinador, acho que é competente a todos os niveis.
    Agora quero lançar para aqui uma questao, que é do kleber aquele que era para ir jogar para o FCPorto mas ao que pareçe vai jogar mesmo no Maritimo. Ha uns dias estava a ler um jornal da regiao autonoma da Madeira quando li que o FCPorto corre o risco de perder 3 pontos devido a esse caso,acho isto tao ridiculo como o castigo a Hulk, mas tambem é sinal que o trabalho do nosso treinador ja começa a encomudar ate mesmo aqui na Madeira.Gostaria de saber a piniao do Pedro acerca deste caso se é que lhe podemos chamar assim.

    ResponderEliminar
  4. Esse caso Kleber foi mais uma em que o Porto se meteu e saiu mal... E nunca percebi tanta novela por um jogador que nem conheço o valor. Com Walter foi igual e até agora nada vimos dele...

    Quanto à notícia dos 3 pontos, foi tão ridícula e sem sentido que nem houve grande eco disso aqui no Continente...

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    Claramente que o FCPorto é favorito, mesmo a jogar em casa, e a última vez que nós jogamos contra o Braga ganhamos 5-1 por isso....
    abraço
    J.Manuel Couto

    ResponderEliminar
  6. Espero de quando passar de bestial a besta e depois quero ler os comentários, memórias curtas e fraquinhas

    ResponderEliminar