segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novo, mas pouco...

Finalmente de volta o nosso Porto. Num belo dia de verão foram 40 mil que trocaram a praia pela oportunidade de ver pela primeira vez o "novo" Porto... entre aspas porque de novo ainda tem pouco. Mas foi bom ver o ambiente de confiança nas bancadas e um ambiente digno dos grandes jogos.

Ganhamos 1-0, como golo do estreante James Rodriguez após insistência de Hulk pela direita que não deu o lance como perdido e cruzou (penso que já fora do campo) para Rodriguez que à boca da baliza se limitou a encostar para o golo.

De futebol ainda é cedo para falar uma vez que ainda faltam umas semanas de trabalho e nota-se que a máquina ainda precisa de muito óleo para começar a carburar em condições, mas já se notam aqui e ali boas combinações entre Moutinho e Falcao e ficamos à espera que estas combinações se estendam a toda a equipa. Do onze inicial, pelo que se prevê a defesa não será nunca a que jogou ontem, com Sapunaru, Sereno, Maicon e Emídio Rafael. Não se portaram mal mas dificilmente voltaram a jogar juntos com a chegada dos mundialistas. Helton esse já mostra que o lugar é novamente dele.

No meio campo apareceu Tomás Costa a trinco, o que certamente será pouco provável que esta seja a primeira opção e se existem clubes franceses interessados nele, acho que era boa altura... Depois Belluschi que terá de lutar pelo lugar com Ruben Micael e titularíssimo será João Moutinho que a espaços já mostra o que nos habitou noutras paragens.

Na frente já estamos mais próximos do que veremos ao longo da época, com Falcao na frente apoiado por Hulk e por um dos Rodriguez... destes vou-me inclinar-me para o mais magro...

Depois ainda falta Varela e o tal avançado Walter que vão ter de lutar por um lugar na frente.

Verifico que voltamos a não ter um número 10 criativo, à imagem de Deco ou Anderson...aquele jogador que faz a diferença, aquele que quando tem a bola nos pés notamos que é artista, dotado de uma técnica acima da média e capaz de fazer aqueles passes mágicos, teleguiados, que isolam os avançados na cara do golo. Também continuamos a não ter um marcador de livres...

Esta semana já veremos o encurtar do plantel, com as dispensas e vendas, pois no próximo Domingo com a Sampdoria já serão só apresentados os jogadores que ficam no plantel. Quanto a dispensas aposto em Sapunaru, Stepanov, André Pinto, Addy, Castro, Tomas Costa, Farias e infelizmente Ukra...que se não for agora irá em Dezembro, uma vez que vejo poucas possibilidades de jogar com regularidade.

Para além do óleo esta máquina precisa do apoio de todos nós. Se for como ontem será óptimo... Moutinho que o diga:

5 comentários:

  1. Este primeiro jogo no Dragão soube-me a desilusão.

    Entendo que será necessário muito trabalho para os jogadores assimilarem os novos processos, as novas concepções e métodos.

    Confesso, no entanto, que esperava um pouco mais da equipa.

    Nota-se alguma indecisão de AVB no que toca à escolha do plantel. Neste jogo foi bem evidente até pelo número de jogadores utilizados.

    Independentemente de faltarem ainda jogadores influentes, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Raul Meireles e Varela, alguns dos quais certamente não farão parte do plantel, esperava que a equipa tivesse já a espinha dorsal mais delineada.

    É cedo para tecer críticas mas contava mais de alguns reforços.

    Sereno apresentou-se muito permeável, Emídio Rafael muito pouco ofensivo, Moutinho ainda pouco influente, James Rodríguez lento e nada atrevido e ainda pouco corajoso. Esperava dele mais arrojo no um contra um, que foi evitando.

    Sapunaru e Tomás Costa foram iguais a si mesmos (fraquinhos)e Belluschi intermitente.

    Está na hora de dar passos firmes rumo a níveis mais exigentes. O tempo começa a escassear.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pedro,
    Não tive a oportunidade de ir ver o jogo mas pelo que tenho lido em blogues do nosso clube existe uma grande desilusão pelo que se passou!? Mas foi tanto assim? Falou se em assobios? A verdade é que os jornais do regime nem fizeram grandes criticas?! Elas vem precisamente dos adeptos! Foi mesmo assim?
    Pelo que me parece o nosso coach quer ver todos os jogadores em campo antes de tomar decisões o que me parece bem e mostra que não é influenciavel...
    Que te pareceu o James Rodriguez? Nunca o vi jogar, assemelha-se com alguem que possas indicar?
    Nao percebi muito bem a contratação do KIEZEC para a baliza, mas tambem podia ter sido pior imagina que iamos buscar espanhol!!!!! :)
    Abraço e continua sempre a defender o nosso dragão e com espirito critico sempre a elevar o nosso PORTO mais ALTO.

    Santiago

    ResponderEliminar
  3. Viva... não foi assim tão mau, mas esperava-se se calhar algo diferente dos últimos anos. Mas isso é tudo ansiedade dos adeptos porque se repararmos, os jogadores nem um mês de treinos têm com este novo treinador... é preciso dar tempo ao tempo. Os assobios foram de gente que não tem juízo (os do costume que só vão à bola para assobiar) e não percebem que é de apoio que o clube precisa nesta nova fase.

    Facto é que não temos assim muito tempo até ao primeiro jogo a sério que é preciso ganhar. Já por isso defendi na altura que quando vimos que já não íamos longe na época passada, devíamos logo aí ter mudado de treinador para se partir para esta época com trabalho adiantado... assim, o treinador só conhece os jogadores há um mês. É preciso calma e paciência...

    O tal James... mostrou pouco porque só jogou 45 minutos. Domingo dará para ver mais e procurar semelhanças com alguém.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. COMPARANDO AS 3 EQUIPAS NESTE MOMENTO OS ONZES SERIAM:

    HELTON,ROBERTO,PATRICIO
    FUCILE,MAXI,PEREIRA
    PEREIRA,COENTRAO,EVALDO
    ALVES,LUISAO,CARRIÇO
    ROLANDO,LUIZ,POLGA
    FERNANDO,JAVI,MENDES
    MEIRELES,RAMIRES,MANICHE
    MOUTINHO,GAITAN,VALDES
    MICAEL,AIMAR,FERNANDEZ
    HULK,SAVIOLA,PONGOLLE
    FALCAO,CARDOZO,POSTIGA

    A conclusão a que chego é que este campeonato vai ser uma luta a dois...
    Mas alguem consegue por 1 jogador dos lagartos no melhor onze??!?!??!?! Só com muita imaginação...
    A LUTA VAI SER DURA MAS EU CONFIO NO AVB!!!!!
    E tu Pedro qual a tua opiniao em como vai ser este campeonato?

    ResponderEliminar
  5. Este campeonato para nós vai ser o mais difícil dos últimos anos... Vamos ter de ser capazes de impedir os lampiões de chegarem ao bi-campeonato, algo que já não acontece há 30 anos...

    Logicamente partimos atrás e por isso temos de trabalhar muito para sermos campeões...mas muito mesmo.

    ResponderEliminar