quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fari Fari Fari Farigol

Chegou ao fim o ciclo de Ernesto Farias no FC Porto. Durou três anos e deve considerar-se um ciclo de sucesso. É com alguma tristeza que se vê partir um ponta de lança que, apesar de ter sido constantemente segunda escolha, sempre soube comportar-se e nunca o vimos levantar problemas pela sua condição de suplente. Nunca falou nem nunca pediu ao empresário ou ao Pai para falar. Um grande profissional.

Para além disso, todos os anos foi um elemento bastante útil e eficaz. No pouco que jogou, 84 jogos (quase sempre suplente e somados todos os minutos que jogou 3689, dão cerca de 40 jogos) fez 32 golos, o que dá um golo a cada 115 minutos... Acrescentou ao curriculum dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Agora com 30 anos e a terminar contrato daqui a um ano, era esta a altura certa para o vender e ganhar alguma coisa com ele (cerca de €1M - correspondente à outra metade do passe de Maicon), isto depois de termos gasto €4M na sua aquisição. A vontade de jogar com mais regularidade é legítima, mas certamente se ficasse no Porto não ficaria contrariado.

Conquistou os adeptos que nunca se esqueceram dele, mesmo quando estava sentado no banco.

Boa sorte e obrigado pelo profissionalismo.

Nota: com a saída de Farias, neste momento temos o nosso ataque entregue única e exclusivamente a Falcao. Não está nada mal entregue... mas são precisas mais opções! Disso não há duvidas! Será boa gestão deixar o plantel órfão de avançados? Será que se justificam estas novelas em torno de jogadores como Kleber e Walter? Não percebo esta dificuldade em contratar jogadores "sem nome" que até deviam era pagar para jogar pelo Porto...

4 comentários:

  1. O destino de Farías estava traçado há muito. Por razões mais ou menos conhecidas e consensuais.

    Mas é um grande avançado e desejo-lhe boa sorte para o futuro.

    Walter e Kléber são novelas à brasileira, sem fim à vista, onde já se passaram todos os limites...


    http://fromporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Desde o Juary que não havia uma arma secreta como o Farias. foi prejudicado pelo Jesualdo, no Dragão devia jogar sempre pelo menos 45 minutos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. HELTON
    M LOPES
    PEREIRA
    SERENO
    ROLANDO
    FERNANDO
    MOUTINHO
    MICAEL
    RODRIGUEZ
    HULK
    FALCAO

    Com as saidas de B Alves, Meireles e Fucile parece me curto muito curto...

    Simba

    ResponderEliminar
  4. Mas muito mesmo... e nesta altura já devia tudo estar mais do que definido. Partir atrasado nunca é bom...

    ResponderEliminar