domingo, 17 de janeiro de 2010

Na dúvida, é contra o FCP!

Aí vão três golos anulados em duas jornadas seguidas. Falcao que por 6 vezes marcou nos últimos 2 jogos, viu serem-lhe anulados 3 golos!! E se num desses há dúvidas quanto à sua posição (o 1º contra o Leiria), nos restantes é evidente a legalidade dos lances. Em especial o de ontem, cerca de um metro em jogo!! Daqui podem tirar-se algumas conclusões: a lei do fora-de-jogo mudou, e na dúvida em vez de se beneficiar o ataque, prejudica-se o FC Porto. Se contra nós, na dúvida, validam-se os golos, a nosso favor, seja na dúvida ou claramente em jogo, nem que seja por uns metros, prejudica-se o Porto. Que o digam Falcao e também Varela...

Mas quanto ao jogo, algumas perguntas: Admite-se que o Porto não consiga ganhar ao Paços neste campeonato? Não! O Paços usou e abusou do anti-jogo? Sim, muito. Os jogadores do Porto foram anjinhos ao devolverem-lhes constantemente a bola? Sim, por demais! O árbitro ajudou à festa? Sim, é já habitual. Jogamos bem? Sim. Acordamos tarde? Talvez. Criamos oportunidades de golo? Imensas, mas falhamos! Faltou-nos sorte? Também...

Apesar de tudo isto, tínhamos de ganhar! Contra o azar, contra o árbitro, contra o anti-jogo era obrigatório vencer para não ver o campeonato fugir. Mas não conseguimos e as razões não foram apenas as já enumeradas. Ainda antes do jogo, não percebi como é que tendo o Fernando lesionado, o jogador que contratamos por 3,5 milhões para o lugar dele fica de fora dos convocados. Não estou com isto a dizer que Prediger tenha sequer qualidade para jogar, estou apenas a interrogar-me do porquê de se contratar um jogador tão caro que nem com Fernando lesionado é convocado! Já depois do jogo soube-se da contratação de Ruben Micael. Bom reforço, mas implica que Belluschi se sente no banco. Com tudo isto, Belluschi + Prediguer = 8,5 milhões de euros, para encostar. Junte-se a isto o preço de Ruben Micael. Boa gestão...

O onze foi o esperado, sem surpresas, aparecendo Tomas Costa no lugar de Fernando. Apesar, que na minha opinião, fosse mais útil ter em campo Guarin, um jogador que pelo menos não pensa muito na hora de rematar. Meireles encarregar-se-ia de fazer de Fernando...
Entramos adormecidos, com o Paços nos primeiros 5 minutos a ter mais bola, mas daí para a frente só deu Porto, não de forma constante e avassaladora, mas a dominar as operações. O Paços entreteve-se sempre que possível a passar tempo, desde muito cedo com jogadores "muito queixosos" no chão... Apesar do maior domínio do Porto, as oportunidades não foram muitas. Contaram-se umas três dignas de registo. A primeira, num remate de longe de Tomas Costa que não passou longe. A segunda, um grande golo de Falcao... mal invalidado(!!), após boa abertura de Meireles e a última também por Falcao, que desta vez desperdiçou de forma incrível ao rematar de cabeça, após bom cruzamento da esquerda de Varela, levando a bola a rasar o poste.

Para a segunda parte, a já habitual substituição. Com o jogo empatado é já normal entrar Farias por volta dos 60. Até então, o Porto pouco perigo criou, embora continuasse a dominar o jogo e o Paços a manter a estratégia do anti-jogo, com a complacência dos jogadores do Porto. Não entendo como é que os nossos jogadores, devolveram sistematicamente a bola, quando todos estávamos a ver o que os jogadores do Paços pretendiam... tanto mais, tendo sido o Porto a dizer, há não sei quanto tempo, que não iria deitar bolas fora nem dar bolas aos adversários. Incompreensível como fomos tão anjinhos.
Apenas aos 80 minutos, já com Mariano e Guarin em campo é que decidimos ir para cima deles como devíamos ter ido há mais tempo. Foi nesta fase que começou a aparecer Cássio, guarda-redes do Paços a fazer a exibição da vida dele!! Primeiro negou o golo a Farias e depois a Rodriguez que rematou de bicicleta...mas ainda havia mais Cássio, muito mais!! Antes disso, o inexplicável e imerecido golo do Paços, que num contra-ataque, na primeira vez que chegam a nossa baliza marcam golo!! Parecia tudo perdido...
Com o estádio já em silêncio o Porto chega ao empate, por Falcao que voou (literalmente) para o golo, após novo cruzamento de Varela. Desta vez foi a contar!! Ainda havia 4 minutos para os 90' e os minutos de descontos. O público acreditou e a equipa também e encostamos o Paços lá atrás e as oportunidades sucediam-se tal como as defesas impossíveis de Cássio... Eram golos quase feitos, os de Farias, Bruno Alves e Falcao, mas Cássio tudo negou, talvez até o Campeonato!


+
Todos: desta vez o destaque é colectivo. A equipa foi tarde para a frente, mas fez por merecer vencer o jogo. Quando assim é, pouco há a apontar. Já vimos jogos este ano em que nada fizemos para dar a volta, mas neste jogo tivemos tudo... raça, crer, empenho e alma... mas estava lá Cássio.


Assim foi um jogo em que, apesar de acordarmos tarde, de TUDO fizemos para ganhar... mas Cássio não deixou e o árbitro também não.
Apesar de ainda acreditar, começa a ser difícil chegar ao Penta. Não podemos ganhar sempre e custa perder. Mas se em cada 5 anos ganharmos 4 títulos dou-me por imensamente satisfeito.

Força Porto! Ainda há muito para ganhar.

11 comentários:

  1. Dragaopentacampeao a solução para o FC Porto eu acho que era a arbitragem mudar um bocadinho, mas mesmo só um bocadinho porque é vergonhoso o que eles fazem.

    Nao vi o jogo do FC Porto desde o golo anulado do Falcao caguei logo no jogo tavamos a jogar melhor, mas 3 golos anulados em 2 jogos em foras de jogo é muito nem da para ver este futebol. É pena.

    E já agora que o Ruben mude alguma coisa no FCP.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!

    Continuo a acreditar que vamos chegar ao penta. Devemos todos acreditar.

    Achei muito positiva a atitude dos sócios, no final do jogo, de aplaudirem a equipa. Sempre conseguimos, com a união de todos, vencer nos momentos mais difíceis.

    É certo que esta época demoramos a acertar. Podemos discordar das decisões do treinador, não compreender o critério das contratações (e das dispensas...) e estar insatisfeitos com o rendimento de alguns jogadores.

    Não adianta, porém, ter grandes jogadores, quando, por entre outras perseguições, se marcam golos que não validam e se é alvo de suspensões que não esclarecem.

    Não é fácil motivar um grupo nestas circunstâncias.

    Por isso, apelo para que, até ao fim da época, se direccionem as críticas para fora e não para dentro. Devemos, de uma maneira determinada, demostrar a nossa indignação pela pouca vergonha que se vem verificando. Basta!

    Devemos, também, apoiar, transmitir ânimo e dar um sinal de confiança, a todo plantel, à equipa técnica e à equipa directiva. Fazer sentir que, PELO MENOS, OS PORTISTAS ESTÃO COM ELES. E já somos muitos!

    Só uma palavrinha para o Marítimo-benfica: afinal, a tão propalada super-equipa foi totalmente dominada durante vinte e nove minutos. Depois, foi o que se viu... O costume.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ruimanelfcp.

    Porque é que o Olberdam foi expulso?
    Para o resto só mostro isto

    Peçanha, guarda-redes do Marítimo, mostrou-se indignado com as decisões do árbitro João Ferreira, na partida frente ao Benfica, considerando que “sem tantos erros, o resultado não seria tão dilatado”.

    “Quando um treinador vem aqui criticar a arbitragem é suspenso e é penalizado. Só peço que tenham mais respeito pelos profissionais que estão em campo. O que fizeram connosco foi brincadeira. Somos obrigados a respeitar árbitros e adversários. Quem nos respeita a nós?”, afirmou Peçanha, na “flash-interview” da Sport TV.

    Peçanha vai mais longe na sua indignação: “Brincam com o trabalho de uma pessoa, dependemos do ordenado que o clube paga. Não estão a dar-nos respeito que merecemos. Temos que parar para ver o campeonato português. Não vejo isto noutras ligas”.

    O guarda-redes afirma que foi Cardozo a dar indicação ao árbitro para expulsar Robson: “Não ouvi o que se passou na expulsão do Olberdam, mas ouvi o que se passou na expulsão do Robson. O árbitro não sabia quem colocou a mão na bola, ou se tinha havido mão na bola, mas o Cardozo foi ao ouvido dele dizer que o Robson tinha dado mão. Isto é inadmissível”.

    O guarda-redes não deixou, apesar das críticas de dar os “parabéns ao Benfica”, que na sua opinião “pressionou e foi a melhor em campo”, ainda que garanta: “Sem tantos erros o resultado não seria tão dilatado”.

    ResponderEliminar
  4. O ImMorTal andou a ler os jornais, mas não leu que o golo da Falcao pode ter sido um golpe de asa. :)

    Mais uma vez perseguiram o FCP, validaram um golo só para que os jornais inventem casos.

    Afinal parece que a equipa já não dá confiança e não foi bem pensada. :)

    ResponderEliminar
  5. Desculpem lá mas eu quero lá saber da arbitragem salta a olhos vistos que houve falha no criterio de contratações e quanto a mim o nosso presidente ainda não percebeu que tem de mudar o discurso porque já ninguem o leva a serio nessa guerra Norte Sul!!!
    E ao contrario do que ja li nomeadamente aqui querem atirar a toalha ao chão!!!!!???? NUNCA!!!! Isto não é o clube ds lampioes ou lagartos...
    E permitam-me o reparo não me parece que está onda do que os lampioes tao a ser levados ao colo e que nao à nada a fazer isso para mim é tudo TRETA.
    Eu não embarco nessa (Arbitragem) porque senão é ir buscar a mesma tese que eles tanto defendem como estando por tras dos nossos titulos e que eu COMBATO FEROZMENTE.
    Eu acredito que ainda lá vamos e sabem porque porque somos PORTO um clube VENCEDOR.
    E já agora o nosso treinador que acorde para a vida e que assuma os seus erros e não se arme em Paulo Bento... É como aqui se escreveu nem 10 foras de jogo mal tirados nos poderiam retirar a vitoria!!!!!!
    FORÇA PORTO...
    Acacio V.N.Gaia

    ResponderEliminar
  6. Um equipa baixa que renuncia á pressão e se fecha pelo meio do terreno; joga com 4 defesas em linha, um trinco tão recuado que mais parece um 3º central e renuncia a participar na construção de jogo; dois medios interiores que têm como missão principal fechar pelo meio ao defender e, ao atacar, fazer chegar a bola á frente o mais rapidamente e com o menor numero de toques na bola possivel; na frente, muito afastados do resto da equipa, dois alas colados ás linhas tentado algumas jogadas com os laterais e um avançado centro entregue aos centrais e medios defensivos do adversário, á espera que lhe chegue um bola rápida para tentar marcar.

    Quem joga assim? O Setubal? Naval? Belenenses? não! esta é a concepção de jogo do Prof. Jesualdo e tem sido assim que tem posto a jogar o Porto nos últimos três anos e meio!

    Como venceu três campeonatos? Fácil:
    1) a concorrência era fraca demais
    2) os artistas aos seu dispor iam resolvendo os problemas;
    se artistas como Quaresma, Lisandro ou Hulk resolviam alguns jogos indivudualmente, um jogador como Lucho, capaz de ocupar uma extensa area do terreno e estar presente nos momentos defensivos e depois nos ofensivos, finalizando muitas vezes com golos, ajudava a esconder a fragilidade e inoperancia deste sistema de jogo.

    A qualidade de jogo, essa sempre foi muito baixa, e baixou ainda mais na época passada depois da saida de P.Assunção, que apesar de amarrado aos "processos" vigentes, além de ser um excelente complemento aos defesas, ainda conseguia impor uma qualidade minima ao nivel do passe quando em posse de bola.

    E assim chegamos ao momento actual da presente época; o mesmo sistema de jogo de sempre, mas sem os interpretes mais adequados para o pôr em prática. Havia duas soluções:
    1)arranjar um jogador capaz de fazer o que fazia Lucho
    2) mudar!

    A primeira solução era complicada, pois não se encontram muitos jogadores com essas caracteristicas, em Portugal neste momento só vejo um: também usa o nº8, mas joga no benfica: Ramires.

    Penso que não restam dúvidas que a solução para esta equipa seria mudar o sistema, mas passados três anos e meio no clube e com sessenta e tal de idade já vimos que isso, este treinador não irá fazer.

    Assim vemos um equipa competente qb a defender mas completamente inoperante quando toca a ter a bola nos pés e criar jogo ofensivo para concretizar; um trinco que ao invés de crescer como jogador e desenvolver o potencial que parece ter (afinal, trata-se de um internacional sub-20 do Brasil!!), está limitado a funcionar como 3º central e tocar a bola para trás ou para os lados, um medio interior obrigado a correr entre as duas areas sofrendo o desgaste inerente e sem capacidade para fazer qualquer difença, um medio criativo de raíz (vulgo nº10, como o vimos nas outras equipas onde passou a jogar nas costas do avançado e sistematicamente entrar pela area e finalizar) obrigado tambem ele a fazer de tampão do meio campo e limitado a tabelas com o lateral e o ala; e uma linha avançada, lá ao fundo, sem apoio nem capacidade para pressionar a defesa contraria.

    Fomos prejudicados pela arbitragem? sim, tal como quase sempre em anos anteriores!
    Jogamos mau futebol? sim, tal como em anos anteriores, incluindo o "tri" deste treinador!
    Alguem acredita que algo vai mudar? só se as 2 equipas que vão á frente começarem a perder muitos pontos.
    Vamos continuar a jogar como uma equipa pequena? só o futuro e os renponsáveis da SAD o dirão...

    ResponderEliminar
  7. Gustavo Direitinho ALmeida18 de janeiro de 2010 às 15:29

    que o porto tem sido prejudicado pelas arbitragens é um facto e ngm desmente, q o porto tem jogado menos futebol tambem é verdade, mas temos de olhar para o jogadores q o treinador tem a disposiçao...
    Em 2005-06 nos tinhamos McCarthy, Diego, Fabiano, Quaresma, Lucho, Lisandro, Bosingwa, Anderson, BAlves, Pepe, querem q continue?
    TINHAMOS EQUIPA PA GANHAR UMA CHAMPIONS, praticar um excelente futebol e estar tranquilos na liderança 2 pontos a frente do SLB (ganhando na Luz)...
    Mas a SAD decidiu vender os jogadores todos, propostas irrecusaveis, mas e se um dia o FCP nunca mais conseguir arranjar jogadores tao bons e prometedores como estes? E se a materia prima for piorando como se ve este ano, os unicos "suplentes" q tem qualidade para Porto sao Beto, Tomas Costa (precisa de evoluir mas vamos ser optimistas), Maicon, Varela, Falcao, Sergio Oliveira..
    Nos nao temos opçoes, Belluschi é bom mas digam.me sinceramente akilo vale 10milhoes (5milhoes por 50% do passe)? entao o lucho vale 50? Quero deixar uma mensagem a SAD: o dinheiro vai e vem, quem nao faz bom usufruto dele arrisca-se, espero que os responsaveis aplicam uma gestao sustentavel (no plano infraestrutural muit bom, DragaoCaixa, EstadioDragao, Olival, etc) mas ao nivel de jogadores esta a falhar qualquer coisa...
    Sera q nao tinhamos conhecimento do Ramires? ou do Saviola? ou do Aimar? ou do David Luiz? peço desculpa mas sao jogadores q podiam perfeitamente integrar o plantel do FCPorto.
    Sem mais demoras, deixo um forte apoio a equipa e a SAD, vamos ser unidos, vamos ser inteligentes, vamos trabalhar!

    Com trabalho tudo se consegue, força porto!

    ResponderEliminar
  8. Pedro,
    Consegue-me explicar o emprestimo de Renteria ao Braga clube com avanço de 6 ponto. Mas está tudo doido?????? Eu acho que está a passar para nós que o modelo esta a ficar esgotado... Passo a explicar?

    Bollati ao que parece foi vendido para a Fiorentina (titular da Selecção da Argentina) e quem nós temos Prediguer (mesma posição nunca internacional)ESTRANHO!!!!!

    Este reforçar o Braga??? Alguém me explica a teoria????

    Discurso do nosso presidente? PATETICO

    Contratações PREDIGUER? VALERI? MIGUEL LOPES? MAICON? FARIAS? TOMAS COSTA? GUARIN? BELUSCHI? BETO? Isto é contratações à PORTO??? Não brinquem comigo.

    Publico no estadio cada vez menos tivemos a volta de 20.000,00 pessoas!

    Exibições da equipa mediocres com destaque para o jogo contra o Maritimo RIDICULO.

    PORTO É ISTO
    BAIA,BOSINGWA,B.ALVES,J.COSTA,CARVALHO,DECO,COSTINHA,MANICHE,QUARESMA,LISANDRO,LUCHO,JARDEL,DERLEI,PEPE, PAULO FERREIRA ISTO SO PARA DIZER ALGUNS...

    VAMOS LÁ ACORDAR PORQUE O DISCURSO JÁ ESTA GASTO E EU NÃO ME REVEJO EM GUERRAS DO SECULO PASSADO.

    Israel Pontinha

    ResponderEliminar
  9. Meus Caros. Ainda é cedo para baixar os braços e começar a criticar tudo e todos... Apesar de ser difícil ainda podemos acreditar. Não vai ser com assobios e ataques para dentro que tudo vai mudar, pois só piora o que está mau...

    Há jogadores que não serverm para o Porto? Há.
    O treinador já está desgastado? Sim, está.
    As exibições têm sido pobres? Algumas.
    Das 11 contratações só Falcao, Varela e A.Pereira escapam? Sim.

    MAS AINDA TEMOS MUITO PARA GANHAR ESTE ANO E AINDA ESTAMOS NA CHAMPIONS!

    Agora ainda é tempo de apoiar, depois logo se vê... Até porque calha de os mouros perderem um joguito e ficamos de novo todos contentes a apenas 3 pontos.

    ResponderEliminar
  10. Porque é que o capitão do FC Porto ainda cumprimenta a equipa de arbitagem no início dos jogos? É sóuma questão que deixo no ar. E não me venham falar em cavalheirismo.

    Já agora, Paulinho Santos para treinador adjunto.
    Queria ver quem não corria

    ResponderEliminar
  11. Caros amigos portistas,
    apresento-vos agora uma ideia que me passou pela cabeça hoje depois do jogo com o belenenses.
    Que tal se no jogo para a taça SLB já este fds o nosso FCP apresentasse Sapunaru e Hulk no 11 titular?Passo a explicar...
    99porcento dos portista nao ligam nenhuma a esta taça e vêm nela somente uma hipótese de dar minutos de jogo aos menos utilizados...eu também penso assim!!e que dois jogadores do porto mais necessitam de minutos do que Hulk!! e Sapunaru??
    Quais seriam as sançoes?perdiamos o jogo na secretaria e eramos eliminados...WHO CARES?
    Marcavamos uma posiçao,davamos um grito de revolta e uniamos adeptos e equipa como antigamente!pensem nisto!abraço
    Tiago Stuve

    Socio ha 20 anos!!

    ResponderEliminar