quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reforços? Só Varela...

Dia de 1ª jornada da Taça da Liga no Dragão! Essa Taça que ainda ninguém percebeu muito bem o porquê de existir. Talvez seja para salvar as épocas de algumas equipas... Pelo que se tem visto, parece mais uma Taça para se brincar às competições do que outra coisa...Senão veja-se:
- Os regulamentos: ainda ninguém os percebeu muito bem... há médias de idades pelo meio que geram confusão e eliminam equipas que depois são apuradas como aconteceu com a Académica;
- O calendário: um ano de uma forma e noutro ano de outra;
- O público: se nos jogos da 1ª Liga é o que sabemos, jogos de uma competição sem interesse a meio da semana não têm chamado quase ninguém aos estádios;
- Os treinadores: uns colocam em campo as segundas linhas, outros não, revelando a importância que dão à competição.
- Os árbitros: brincam em serviço e elevam ao máximo o expoente da sua incompetência (casos gritantes o recente benfica-Nacional, no ano passado o sporting-Porto, o rio ave-sporting e a final benfica-sporting, há dois anos um Estrela-benfica...)

Conclusão: nada é bom e não se percebe porque existe. A criar-se algo de novo que se faça com nexo e rigor. Teria muito mais interesse que esta fosse uma competição de inicio de época para os treinadores poderem preparar melhor as suas equipas. Em vez de se ir jogar torneios para o estrangeiro, jogava-se a Taça da Liga como acontece na Alemanha. Competição em pré-épcoa era melhor para todos. Para treinadores, jogadores, patrocinadores, liga e espectadores! Sim, estes teriam um aliciante, pois poderiam ver em acção as contracções dos seus clubes, as novidades como aliciante, e em tempo de Verão iriam muitos mais aos estádios... ah e se os jogos fossem à tarde, melhor seria. Era tão fácil mudar isto e o sucesso parece-me garantido.


Quanto ao nosso jogo de ontem com o Leixões, pouco há a dizer dado o pouco interesse desta prova. Um onze repleto de novidades onde só alinharam dois jogadores habitualmente titulares: Varela e Alvaro Pereira. Um jogo que pôs a nu a qualidade dos nossos reforços deste ano: Miguel Lopes, Maicon, Nuno Coelho, Valeri, Prediguer, Orlando Sá e Varela... o único que se destaca e o único que custou zero!! Dá que pensar... Num jogo onde jogaram ainda Tomas Costa e Mariano e mostraram mais do mesmo: pouco!

O Leixões entrou melhor, mas Nuno opôs-se bem evitando o golo logo nos minutos iniciais. O Porto só no último lance da primeira parte conseguiu chegar ao golo, isto depois de um livre cobrado por Valeri e finalização de cabeça de Varela, pois claro. Até aí pouco ou nada se tinha criado e a segunda parte continuou igual... sem grande interesse. A entrada de Guarin mexeu um pouco com o jogo, uma vez que ele pelo menos faz o que se exige a um jogador de futebol: visar a baliza, acertar nela ou andar lá perto! Criou perigo em 3 ou 4 remates.

Ganhamos sem convencer, mas com esta equipa devo confessar que até temi pior resultado. Talvez estes jogos sem interesse fossem bons para Jesualdo lançar mais jovens da casa na equipa (não só a 15 minutos do fim como fez). De certo se empenhavam mais por sentir que não é todos os dias que têm oportunidade de "brilhar" naquele palco com aquela camisola.

4 comentários:

  1. Foi uma partida triste sem grande história, a não ser o «vira o disco e toca o mesmo».

    Dizer que os jogadores utilizados não se conhecem, para justificar a má exibição parece-me no mínimo abusivo. Então não treinam juntos todos os dias? Eu sei que até parece que não! E sei também que jogo é jogo e treino é treino, mas que diabo, não havia necessidade de se mostrarem tão fraquinhos.

    Eu acho que a culpa foi do frio.

    Fiquei decepcionado com algumas prestações. Não com a do Mariano claro!

    Talvez a Taça Lucílio nos possa dar mais possibilidades para visionarmos mais uma vez os craques.

    Em todo o caso, vou perdendo paulatinamente a esperança de ver o Porto a jogar à Porto, quaisquer que sejam os jogadores utilizados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu estive lá, na gélida noite do Dragão..
    Atendendo às circustancias acho que o jogo até foi agradável... Gostei muito do Tomás Costa! Mostrou pouco?

    Abraço
    O Tunel Dourado em http://carregaporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Sim...o normal. Jogadores assim não precisam de vir da argentina e custarem 3 ou 4 milhoes. Qualquer portugues, quem sabe um jovem portista até, dos que o Porto tem nas fileiras por aí emprestados, faz tanto ou mais que o Tomas Costa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Os jovens portistas que temos encostados nas fileiras não dão comissões de jeito a ninguém.

    ResponderEliminar