quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Verdade é como o azeite...

A 5 de janeiro de 1977, Eusébio defrontou o Benfica pela primeira e única vez na carreira, ao serviço do Beira-Mar. O Pantera Negra recorda esse dia em entrevista à RTP, que passa esta quarta-feira, às 21 horas. E confessa que não fez tudo o que estava ao seu alcance. Muito longe disso...

"Já tinha avisado o treinador do Beira-Mar, o Manuel de Oliveira, que não ia rematar à baliza. 15 minutos antes do jogo fui ao balneário do Benfica e avisei para que não se preocupassem, pois não ia marcar golos".

E assim foi. "Não rematei, não marquei faltas nem grandes penalidades... andava lá no campo só a passar a bola aos outros. E nesse ano o Beira-Mar ganhou ao Sporting e o Benfica foi campeão", recorda.

Tivesse sido jogador do FC Porto, o que não hoje diriam... como (felizmente) não foi até parece tudo normal...

4 comentários:

  1. Boa tarde,amigos.

    Temos de levar com eles; só que a mim passa-me ao lado.

    O episódio daquele Beira-Mar - benfica revela a sua falta de honra; mas há quem chame aquilo de sinceridade, fidelidade e humildade.

    Não entendo a intervenção do Gomes, para mais, filmado no Dragão! Se tivesse sido noutro local, ainda vá lá, era com ele.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pegando na metafora do azeite, tenho a dizer que o azeite esta para a agua como o portista esta' para a verdade (desportiva): nao se misturam.

    Na epoca referida, o Benfica ganhou com 9 pontos de avanco sobre o Sporting e o tal jogo da "mentira desportiva" acabou... empatado. Tomara a mim que o Porto tivesse perdido pontos em todos os jogos que corrompeu de uma forma ou de outra!

    Alem do mais, o proprio Eusebio 'e de rir. "fui ao balneário do Benfica e avisei para que não se preocupassem"... um jogador de 35 anos, depois de uma carreira de excessos como foi a dele, assusta quem? 12 jogos, 3 golos, foi essa a epoca do Eusebio no Beira-Mar.

    Ainda acerca deste jogo, o mesmo Eusebio tambem diz:

    "Dessa aventura aveirense, Eusébio também guarda recordações de um Beira- Mar-Benfica. "Estava 2-2 aos 90 minutos e havia um livre directo no limite da área do Benfica. Não sei o que se passou comigo, mas comecei a tremer com aquelas camisolas vermelhas todas à minha frente, aquelas caras familiares. E recusei bater o livre. Passei a bola ao Sousa, que atirou por cima. Esse falhanço foi esquisito pois senti-me aliviado pelo Benfica não ter saído derrotado de Aveiro." Sousa confirma. "Havia três marcadores de livres: o Eusébio, o Manuel José e eu. Nesse momento, o Eusébio recuou e passou-me a bola." Ficou 2-2, o Beira-Mar desceu de divisão, mas o Benfica foi campeão nacional, para contentamento de Eusébio." (http://www1.ionline.pt/conteudo/49777-eusebio-nao-brinca-em-servico-nem-pelo-beira-mar-ah-leao)

    Juizinho, amigo!

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luis...

      Só veio acrescentar dados a toda esta história... afinal o Sr. Eusébio era um mau profissional... recusa-se a marcar o livre, o beira-mar empata e desce de divisão... há grande Eusébio! Que brio...

      Quanto aos jogos que o diz que o Porto corrompeu, junte as provas e apresente queixa... Pode ser que elas tenham o mesmo destino de outras que outros lampiões apresentaram.

      Seja honesto e tenho para mim que esta situação tivesse ocorrido com um jogador do Porto, o Sr. Luis era o primeiro a espernear...

      Volte sempre e logo cantamos todos juntos os parabéns ao King...

      Eliminar
  3. Engraçado como os vermelhos falam em "corromper" e atiram acusações e suspeitas para cima dos outros. Já se esqueceram certamente do amigo Calabote ou do Lucilio e do seu fiel juiz de linha que ainda anda pelos relvados a fazer das suas.

    Abraço e Viva é o F.C. Porto

    ResponderEliminar