O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina de futebol, que o benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo.
O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", pelo que a FIFA "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações".
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do benfica...
Mas também era uma questão de esperarem mais um bocadinho... até Agosto...
E assim se desfaz o mito sobre o MAIOR DE PORTUGAL!
Nada melhor do que terminar a época com mais um troféu, o tal que nos permite que sejamos agora o clube português com mais títulos no futebol nacional!! Doa a quem doer e a quem tenha que, para contrariar isto, fazer de "tacitas de amizade" troféus oficiais. Nada fazia prever que fossemos assistir a um jogo de "loucos" e cheio de golos! Tanto mais que houve quem perspectivasse um FC Porto fragilizado devido aos excessos dos festejos da conquista da Liga Europa! Nada disso... estávamos ali mesmo para ganhar...e por muitos!!
O ambiente estava bom, o estádio estava cheio e o clima era de festa... a tal festa do futebol, mesmo sem as condições mínimas exigidas e necessárias o Jamor acolheu, quem sabe, a última Final da Taça, porque assim não dá. Se é pela tradição que se volte a por balizas de madeira e o campo pelado, por exemplo.
A nossa (grande) equipa apresentava novidades devido às lesões de Otamendi e Falcao e por isso alinharam Beto, Maicon e James. Na ausência do colombiano, foi Hulk mais uma vez a assumir o seu lugar e brilhar, embora a estrela mais cintilante tenha sido o "puto" James Rodriguez que se mostra cada vez mais jogador!
Entramos praticamente a ganhar, com o golo a surgir por James logo aos 2 minutos que aproveitou da melhor maneira um ressalto. Pouco depois o empate, na sequência de uma bola parada Rolando e A. Pereira encarregaram-se de fazer o golo... sim, a meias e na própria baliza. Dava para tudo... Pouco depois James (claro está) cruzou para Varela que de primeira rematou para o golo e nem deu tempo aos de Guimarães para festejar!! Jogo frenético com o empate a vir de seguida novamente na sequência de bola parada e desta vez sem auto-golo mas com a "ajuda" de Beto. Mas rolando havia de desfazer a igualdade na sequência de um canto! Pouco depois foi Hulk de canto-directo (dava mesmo para tudo) com Nilson também a colaborar... 4-2!! Ufa... parecia mais calmo o jogo, mas Fernando resolveu cometer penalti e a perspectiva do 4-3 assustava, mas Beto foi gigante e defendeu para canto com grande estilo o penalti! Na sequência do canto, saímos para o contra ataque com Hulk a levar e levar tudo para a frente, para na hora certa assistir James que na cara de Nilson não perdoou!! 5-2!! Ufaaaa.... que primeira parte!
Para a segunda parte só se esperava mais juizo e o controlar das operações, o que aconteceu. Tempo para Beto voltar a brilhar e para James completar o hat-trik a passe de Hulk!! Também Mariano Gonzalez pode participar na festa e fazer o último jogo pelo clube...
Mais uma alegria e mais uma vitória! Que época sensacional!! Houvesse mais qualquer coisa para ganhar para a semana lá estaríamos para vencer!! Isto é o Porto e este é o nosso destino!
Obrigado Presidente. Obrigado Mister. Obrigado rapazes... e Obrigado a todos que tornam possível os nosso sonhos. Obrigado PORTO!!
O que dizer mais? Ser Portista é mesmo um espectáculo! Os feitos que vamos conseguindo reflectem a grandeza do nosso clube! São os títulos que permitem medir a grandeza... Não há palavras para esta época que ficará gravada com letras de ouro na História! Supertaça, Campeonato, Liga Europa e já "só" falta a Taça de Portugal! É inacreditável! Desde que há Liga dos Campeões só lá não fomos duas vezes... nessas vezes (2003 e 2011) tivemos que jogar a Taça UEFA (agora Liga Europa) e VENCEMOS!!!
Do jogo nem há muito a dizer, porque não foi um grande espectáculo, mas as finais nem são para ser jogadas, são para ganhar! Na história e memória ficará aquele momento mágico, já perto do intervalo, que iremos recordar para sempre! Freddy Guarin, sobre a direita, a olhar para a área e cruzar... e vemos Falcao a ganhar posição e subir e já sentimos o que aquilo vai dar.... GOLOOOOOOOOOO pois claro!!! Levantaram-se milhões a festejar! Na memória ficará também a alegria do nosso goleador que se mandou literalmente para a bancada a celebrar!! A segunda parte foi para aguentar e esperar pelo final do jogo para celebrar MAIS uma alegria, mais uma vitória!!
Obrigado Porto!!
Agora faltam 3 finais... sim, são três. A Taça de Portugal e já em Agosto a Supertaça e a Supertaça Europeia... Sinto que Manchester United e Barcelona vão querer ambos perder para não terem que nos enfrentar...
Força rapazes! Há um lugar na história à vossa espera... Depois de uma época, até ver, fantástica, está será a nossa jóia da coroa. Apesar de sermos favoritos, não podemos cair em facilitismos e temos de respeitar o adversário e acima de tudo devemos estar "concentradíssimos" porque no futuro só seremos lembrados se vencermos!
Aí está o que todos sonhamos! Acabar um campeonato sem derrotas! Eu que pensava que já tinha visto de tudo, este Porto de AVB superou todas as expectativas! A aposta de risco do Presidente foi uma aposta de completo sucesso, aconteça o que acontecer... Terminar um campeonato sem perder um único jogo, conquistando 84 pontos em 90 possíveis é um feito tão extraordinário que nos dias de hoje é quase impossível repetir-se. Já havia acontecido uma vez, mas na distante década de 70 quando o futebol ainda era a preto e branco e ninguém via às claras o que acontecia...
De referir também que ficamos a 21 pontos do 2º classificado, o tal que já sabemos que para o ano será o campeão. É a maior distancia da história o que faz desta nossa campanha um feito ainda mais fantástico e inigualável.
Mesmo a rodar muitos jogadores o FC Porto alcançou na Madeira um resultado justíssimo. Destaque para as exibições de James Rodriguez, Varela e Beto. Os golos surgiram na primeira parte, primeiro por Varela com grande finalização de pé esquerdo e depois Walter de cabeça a colocar a bola nas redes! A segunda parte foi apenas para gerir a vantagem com a cabeça noutro jogo... tal como todos nós!
Porque o que nós queremos mesmo é VENCER, VENCER OUTRA VEZ, VENCER AQUELA TAÇA COMO EM 2003!
Dia de festa no Dragão! Estádio quase cheio para saudar os novos e habituais Campeões Nacionais! Temos de aproveitar bem este momento porque para o ano já há por aí gente a anunciar o título...
Foi o dia para erguer a Taça, bonita por sinal, que foi entregue pelo Presidente da Liga ao trio de capitães Helton, Mariano e Falcao que a ergueram bem alto junto com os colegas antes do jogo. Sim, também houve jogo, não era importante, mas havia um objectivo: pelo menos não perder.
A equipa apresentou novidades, com Beto, Maicon, Sereno (óptimo jogo), Souza, Micael e James. Na primeira parte dois golinhos para ajudar à festa, por Falcao e Hulk claro está. Parecia tudo resolvido, mas a segunda parte começa com uma escorregadela de Rolando que permite ao Paços de Ferreira chegar ao 2-1... Mas Falcao não se distrai e fez o 3-1 que aparentemente seria a estocada final. Mas depois o Sr. árbitro entrou em acção... normal. Não assinala penalti sobre Hulk, e na jogada que se segue o Paços chega ao 3-2 em claro fora-de-jogo... Depois o lampião Nélson Olivera resolve dar uma cacetada de todo o tamanho em João Moutinho! Clara expulsão e só lhe faltou uma cacetada igual enquanto se dirigia para o túnel... Apreensão pelo João, mas parece que não o conseguiram tirar das finais que aí vêm... Até final tempo para o Paços empatar com o golo do meio da rua...
Pouco importou, pois o melhor estava para vir. A consagração dos campeões, chamados um a um e aclamados pela multidão! Depois das fotos da praxe a volta de honra pelo relvado, com destaque para Falcao que foi à bancada buscar a sua/minha bandeira e com ela festejou todo tempo, erguendo-a bem alto... para no final a devolver porque ela tem de ir a Dublin...
Obrigado Campeões. É tempo de festejar, mas ainda há muito para ganhar...
Eis que chegamos a mais uma final europeia. Sem surpresa, diga-se, porque o resultado da primeira mão (5-1) no Dragão foi bastante confortável. No jogo de ontem só tínhamos de controlar o jogo e se possível vencer. Desta vez não foi possível, mas foi a derrota mais saborosa dos últimos anos...
O Villareal entrou forte, a fazer pela vida como era sua obrigação, mas encontrou pela frente um Helton ao seu nível. Infelizmente não chegou para tudo e acabamos por sofrer um golo na primeira parte... em jogada de claro fora-de-jogo. Mas Hulk, com sorte à mistura fez o empate e bem que podíamos ter ido a vencer para o intervalo, não fosse o brasileiro falhar isolado.
Para a segunda parte, o golo da praxe de Falcao após passe de Guarin. O jogo acalmou e a equipa também e assim sofremos mais um golo após cruzamento para a área. Era importante não perder, não sei bem porquê, mas após penalti duvidoso o Villareal chegou ao 3-2... Que grande chatice... não ganhamos... ah ah ah!
Este jogo pouco interessava e não foi mais do que o cumprir de calendário para assegurar mais um feito histórico! E agora vamos ter pela frente o Braga... que gargalhada!
Tão miseráveis que sois vós, caros lampiões... falham em todos os momentos decisivos! Não foram capazes de nos dar a nossa final de sonho em Dublin... Recordo-vos agora episódios da vossa recente miséria: já no ano passado podiam ter sido campeões no Dragão, bastava-vos o empate e perderam connosco 3-1 a jogarmos com 10... Este ano viram-nos vencer a Supertaça, depois os famosos 5-0 e para fechar viram-nos vencer o campeonato na vossa casa e dias depois arrumaram da Taça com escândalo aos nossos pés... Não satisfeitos, agora contra o Braga também vos bastava o empate e nem isso conseguem!? Por favor... não podemos contar convosco para nada! Era a vós que queríamos humilhar mais uma vez...
Este é o nosso destino e esta é a vossa realidade!!
Força Porto!! E como diz o nosso Presidente, atenção ao Braga porque vai ser um adversário bem mais complicado do que se fossem os outros... Mas as finais no Porto não são para se jogar, são para ganhar!
É hoje que podemos alcançar mais uma Final Europeia! Os espanhóis, depois da tareia de futebol que levaram cá, ainda têm a lata de vir falar de "roubos e jantares"... Por isso hoje, era servir-lhes a MESMA DOSE...
Não se perspectivava um jogo fácil em Setúbal. A equipa da casa precisava de vencer para garantir a manutenção, mas este Porto não brinca em serviço e o "compromisso com a vitória" está sempre presente. Antes mesmo de o nosso jogo começar mais um "franguinho à Roberto" o que abria o apetite para alcançarmos a maior distância de sempre para um 2º classificado... a nossa vitória colocava os "lampiões tristes e sós" a 21 pontos...
O nosso 11 foi recheado de novidades desde a baliza à frente de ataque e só se mantiveram A. Pereira, Otamendi e Guarin dos habituais titulares. Apesar disso o domínio foi sempre azul e branco, ou melhor, amarelo porque jogamos com o equipamento alternativo. O Setúbal pouco ou nada conseguia fazer e o máximo que conseguiu foi marcar um auto-golo após cruzamento de James. Estavam abertas as hostes para o que estava para vir. Só dava Porto e Beto só teve que trabalhar após tentativa de canto directo de Pittbull (como é que este jogador já foi do Porto...?) e por falar em cantos, James cobra-os muito bem e em cima do intervalo cobrou e Otamendi de cabeça fez o 2-0.
Segunda parte e a mesma atitude, o mesmo domínio da nossa equipa. Parece que agora nunca estamos satisfeitos com os resultados e queremos sempre mais. Gosto disto! E assim, numa jogada desenhada por Guarin, James (mais uma vez) e Walter, chegamos ao 0-3 com o brasileiro a fazer o golo! Pouco depois cometeu penalti escusado mas Beto estava lá a responder e a defender em dia de aniversário. Temos dois grandes guarda-redes! Até final tempo ainda para o golo de Varela (mais um este ano) que fechou as contas num esclarecedor 0-4.
Boa vitória a evidenciar a confiança e concentração com que estamos. O objectivo de acabar o campeonato sem derrotas está quase alcançado. Faltam dois jogos! Mas o que nós realmente queremos é vencer... vencer outra vez. Queremos ganhar aquela Taça, como em 2003!