domingo, 9 de janeiro de 2011

Resposta à pressão...

Depois da 1ª derrota da época, muitos se atreveram a adivinhar que o FC Porto ia começar a ceder tendo em conta também os últimos jogos menos conseguidos. As profecias falharam e a pressão está em quem já vai a 11 pontos... Demos a melhor resposta possível em campo, depois de AVB já ter goleado na conferência de imprensa de antevisão do jogo (como eu gosto de o ouvir).

O resultado final, de 4-1 aparenta uma facilidade que não existiu, pois até ao primeiro (GRANDÍSSIMO) golo as coisas não estavam fáceis, apesar de Helton na primeira parte ter sido um mero espectador. A equipa apresentada teve o regresso de Helton, Otamendi, Sapunaru, Belluschi e Varela e a diferença de qualidade saltou à vista. Hulk foi o "ponta-de-lança" o que, de certa forma, é um atestado de "qualidade" a Walter... Se na ausência de Falcao não joga, está condenado a jogar apenas na Taça de Portugal e Taça da Liga...

Entramos fortes e com personalidade a tomar conta das rédeas do jogo. Mas não estava fácil marcar. Sem um ponta-de-lança fixo, muitas vezes se notou a ausência de alguém na área na hora de finalizar. O Marítimo com dois avançados rápidos deixou duas vezes em sentido a defesa do Porto e mostraram que não estavam ali apenas para defender. Depois de James ter tido o golo na cabeça, coube a Guarin arrombar à bomba a baliza do Marítimo. Recebe um passe no meio campo e em zona frontal, pouco depois do círculo central dispara com toda a força para dentro da baliza. Que golo! Dos melhores que o Dragão viu e por isso não se cansou de aplaudir o momento. Foi o desbloqueador que o jogo precisava. Em cima do intervalo o 2-0 esteve à vista, com o colombiano a combinar com Moutinho e este a rematar ao poste.

Para a segunda parte, temia-se que o Porto adormecesse, mas voltamos concentrados e aos 60, novamente à bomba chegamos ao 2-0. Desta vez foi Hulk, como tanto gosta, fora da área em zona central descaído para a direita a disparar de pé esquerdo… bola lá dentro, num golo idêntico a tantos outros deste incrível jogador. Respirou de alívio o Dragão, mas por pouco tempo... o Marítimo soltou-se e obrigou Helton a evitar o golo, mas pouco depois, na sequência de um livre cobrado para o interior da área fazem o 2-1 de cabeça. Mas o Porto respondeu à altura e voltou a brilhar Guarin. Primeiro de cabeça falhou por pouco e depois, arranca em zona frontal, tira um do caminho e remata colocado (agora de pé esquerdo) para o 3-1. Que jogão do colombiano!
Até final, tempo ainda para mais um golo de James a passe de Hulk, que desmarcado (muito bem) por Moutinho, isolou-se, não foi egoísta e deu o golo a James que bem merecia. Depois a ovação a noite para o regresso de Mariano Gonzalez, que para sua surpresa teve um estádio a cantar por ele! Força Mariano, vens a tempo de seres, mais uma vez, campeão...

Destaque neste jogo vai logicamente para Guarin, muitas vezes mal-amado (por mim inclusive) fez ontem a sua melhor exibição e torna complicado o regresso de Fernando. Na defesa parece que Otamendi veio para ficar e Rafa, com mais confiança, desta vez esteve melhor. James voltou a estar em destaque e com o regresso de Falcao nem sei quem deverá sair da equipa.

Chega ao fim a primeira volta e contam-se 15 jogos, 13 vitórias, 2 empates, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador e 11 pontos de avanço (até ver)... parece que não chega para levar mais gente ao Estádio. Apenas 26 mil disseram presente, num jogo de sábado a uma hora aceitável. Os adeptos da festa ficaram em casa ou já está tudo cansado de ganhar?

Agora venha a Taça, quarta-feira no Dragão num jogo que parece fácil, mas todos os cuidados são poucos.

3 comentários:

  1. Foi uma resposta «à Porto», como o momento exigia, para descansar os adeptos e preocupar os adversários.

    Gostei do jogo, especialmente da segunda parte onde o FC Porto foi mais intenso, incisivo e demolidor, apesar da «oferta» no golo do Marítimo.

    Guarín foi mais uma vez o melhor, a demonstrar querer lutar pelo lugar.

    Quanto ao Xistra, nada a dizer, ou seja, não defraudou quantos acreditam na sua missão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quem, aquele sénhor moreno, colombiano do meio campo, assim com o cabelo escuro e semi-comprido.....

    GRANDE JOGADOR, ao contrário de muitos"(inclusive eu)" nunca deixei de acreditar nele, mas atenção que um jogador com esta idade e com este potencial dará sem qualquer dúvida muito mais a esta equipa...

    FORÇA PORTO, o meio trabalho tá feito...

    ResponderEliminar
  3. villas boas sim um enorme treinador e acima de tudo kom amor e respeito ao clube isso nao se compra com os milhoes de mourinho, esse deve muito ao clube que o lançou e nao e com a arrogancia que vai la , o seu aluno , alias um senhor , inda o vai derrotar e humilhar para ele aprender a dar valor ao que ja foi e onde xegou....porto sempre

    ResponderEliminar