terça-feira, 5 de outubro de 2010

Saber perder...

Antes de mais, importa dizer que perdemos 2 pontos em Guimarães apenas por culpa própria. Não se devia fazer disso um drama até porque temos 7 confortáveis pontos a separar-nos do 2º classificado, precisamente este Vitória de Guimarães. Sete pontos à sétima jornada não estavam nos melhores sonhos de nenhum portista.

Quebramos a fantástica série de 11 vitórias e não há mal algum nisso. Ninguém vence todos os jogos, e deixar 2 pontos em Guimarães até pode ser considerado normal, apesar de nos últimos anos termos lá vencido e de goleada... O que não foi normal foi a forma como perdemos os pontos. Excesso de confiança evidente que já havia sido manifestado na Bulgária, só que desta vez não correu bem.

Apenas uma questão me inquieta. André Villas-Boas tinha alertado que o primeiro deslize iria ocorrer e que todos teríamos de ser fortes e saber lidar com isso, mas o primeiro a não saber lidar com o facto foi o próprio AVB, porventura mal aconselhado, mas já lá vamos...

Agora o jogo, que foi muito semelhante ao realizado na Bulgária, que começou com 4 previsíveis alterações no 11 - os regressos de Fernando, Rolando, Varela e Fucile. Começamos com menos gás do que o Vitória que mostrou mais atitude nos minutos iniciais chegando sempre primeiro à bola. Fogo-de-vista, porque lá assumimos o controlo do jogo e arrancamos para uma óptima primeira parte! Apesar disso ocasiões claras de golo foram poucas porque na hora H apareceram os defesas adversários a cortar o perigo. o maior susto até aconteceu na nossa baliza com Toscano a falhar de baliza aberta... Acordou o Porto e mais uma vez, Hulk resolveu o que ninguém conseguira. Anda longe da área, recebeu a bola de costas, virou-se e arrancou, tirou um do caminho, avançou para cima de João Paulo e já dentro da área disparou de pé direito. Golo! Grande golo como só ele sabe! Pouco depois foi a vez de Moutinho que apareceu isolado, e no mesmo sitio onde Hulk tinha feito o golo, rematou, mas desta vez Nilson defendeu.

Para a segunda parte, lá viemos meio adormecidos a pensar que com mais ou menos dificuldade aquilo ficava assim. Optamos por tentar controlar o jogo em vez de ir para cima deles, que estavam mortos... Começaram a surgir as desconcentrações, os facilitismos e chegou o golo do Guimarães, precisamente por um erro de Fucile, que me pareceu um pouco displicente na abordagem ao lance. Com o jogo empatado, entrou Guarin para o lugar de Bulluschi que também amuou, não se percebe até porque pouco jogou. Antes já tinha entrado Rodriguez para o lugar do desinspiradíssimo Varela. Quando foi preciso arriscar, com o jogo empatado a caminhar para o final, com a entrada de R. Micael pensei que sairia o amarelado e (ontem) atabalhoado Fucile (recuando Fernando para ali), mas foi Moutinho o eleito. Não percebi. Pouco depois Fucile era expulso, e bem. Na sequência AVB também é expulso... um desnorte. Mesmo assim a equipa reagiu bem e apesar de não criar grandes ocasiões de golo, teve bola e teve vontade, mas o cansaço de alguns elementos, como Hulk, não ajudou.

Fim do jogo e resultado justo, com responsabilidades nossas. Só não percebi a reacção exagerada do nosso Mister. Sei que no banco o jogo é vivido com outra intensidade, mas por isso é que deve existir uma estrutura por trás que deve transmitir ao treinador o que ele não se apercebe... Foi exagerada a reacção no final da partida até porque não temos razões de queixa (nem no tal minuto 77 em que não há nada), e assim queimou um trunfo. Aliás, até há um penalti de Fucile, mas daqueles que só se vê na TV. O árbitro, de frente para o lance, não consegue ver o puxão de Fucile, mas vê o braço de Edgar em cima de Fucile. Alguém devia ter transmitido isto a AVB. Expôs-se desnecessariamente e pareceu não saber lidar bem com deslizes. É óptimo não gostar de perder, mas é mais importante saber perder... e o exemplo deve vir de cima.

Venha o descanso para acalmar as hostes e para perceberem porque é que por exemplo A.Pereira, Fucile, Belluschi e Varela não renderam o que era esperado…

Não há razões para alarmismos, estamos bem na frente e vamos ser os Campeões!

22 comentários:

  1. Caro Pedro Miguel Silva

    Não conhecia o seu blog e é a primeira vez que aqui venho parar. Também não costumo comentar mas acho que o devo fazer para lhe dar os meus sinceros parabéns por uma análise lúcida, inteligente e objectiva sobre o jogo de ontem. Sou benfiquista mas sobretudo gosto de futebol, e acho que este ano o Porto está na posição onde merece pois tem jogado melhor. O que me enoja no futebol é a forma excessivamente toldada como demasiadas vezes se discute tentando justificar fraquezas com erros de arbitragem e esse mal, infelizmente existe em todos os clubes. Vejo que não vai por esse caminho. Parabéns!

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Em alta competição a eficácia é um dos factores mais importantes. O FC Porto criou neste jogo oportunidades para vencer confortavelmente. Apenas concretizou uma.

    Os erros também se costumam pagar caro. Mais uma vez se confirmou, quer no golo sofrido quer mesmo na expulsão. Embora considere que o primeiro amarelo a Fucile é injusto porque o uruguaio joga a bola, já no segundo é merecido. A imprudência do defesa ao entrar daquela maneira, sabendo que já estava amarelado é de bradar aos Céus!

    Foi uma exibição na linha das anteriores, com excepção para o jogo da Supertaça e do jogo frente ao Braga, em que o FC Porto jogou muito mais.

    Há jogadores que começaram muito bem e que têm vindo a perder fulgor (A. Pereira,Belluschi e Varela). Creio que está na hora do treinador tomar medidas.

    Quanto ao Xistra, ainda que considere que esteve ao seu habitual nível, não o podemos responsabilizar por este empate. Perdoou-nos uma grande penalidade cometida por Fucile (ele outra vez!) e não consigo vislumbrar o tal penalty que terá custado a expulsão de André Villas-Boas. De acordo com a informação de Rui Cerqueira, na Conf. de Imprensa o lance ter-se-à desenrolado aos 77' e 53''.

    Tenho o jogo gravado, já revi várias vezes e não é perceptível qualquer irregularidade. Nem sequer o esboço de qualquer reclamação dos jogadores portistas.

    Empatamos, perdemos dois pontos, mas continuamos na frente com uma vantagem confortável.

    Não percebo a necessidade do tipo de reacções que o treinador protagonizou no final. Acho que elas são dignas daqueles que asperamente criticamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Perdemos, na realidade, dois pontos, apenas por culpa própria. A equipa entrou muito bem no jogo mas depois adormeceu!

    À parte da oportunidade desperdiçada, contra a corrente de um jogo em sentido único, o Guimarães nada fez para justificar o golo do empate, obtido devido a um erro grosseiro de Fucile.

    Em relação ao lance de Fucile com Edgar, as opiniões dos analistas de O Jogo e de José Leirós, no JN, não são concensuais. Há, ainda, duas grandes penalidades que deviam ter sido assinaladas a nosso favor, dois foras-de-jogo que nos foram mal tirados e dois jogadores adversários deviam ter sido expulsos. Àlias, na segunda parte, o Xistra permitiu que os vitorianos entrassem "com tudo".

    Imaginemos que isto se passava com os "desgraçadinhos" do lado sul da segunda-circular. Seria um escândalo nacional e até pediam, agora, a intervenção do Presidente da República e do Cardeal Patriarca!

    Quanto ao lance do minuto 77, pelas imagens que a TVI exibiu, apenas de um ângulo e em imagem corrida, não se descortinou qualquer penalty, apesar dos protestos de Falcão. Agora, o que eu não quero acreditar é que o Villas-Boas e o Rui Cerqueira estão doidos...

    Temos uma vantagem confortável e, de longe, a melhor equipa. Vamos em frente, com confiança e... humildade. Força!

    ResponderEliminar
  4. Sejamos sérios e não adoptemos a "cegueira" que é característica dos lampiões...

    Duas grandes penalidades a nosso favor? Por favor. Haja honestidade. Fora de jogo ao Falcao? Correcto... mas ele falhou depois o golo. Não vamos por aí.

    A única coisa que nos podemos queixar é de nós mesmos, de uma entrada sobre o Moutinho e pouco mais.

    Quanto ao minuto 77 já há as imagens todas e infelizmente não há nada... e ficamos muito mal na fotografia.

    ResponderEliminar
  5. Mas está tudo doido ou k?!
    Então fui só eu que vi que o 1º amarelo ao Fucile é totalmente encomendado (enquanto o Edgar fartou-se de dar porrada e não foi expulso)?
    Então fui só eu que vi que existe 1 penalty na grande área do Guimarães?
    Então fui só eu que vi 1 fora de jogo escandalosamente mal assinalado ao Falcao, a poucos minutos do fim e com grande probabilidade de dar golo?
    Então fui só eu que vi que o João Paulo não devia ter terminado o jogo?
    Já ouvi muitos Portistas a dizerem que existe 1 penalty de Fucile sobre Edgar, então os 2 jogadores não se agarram mutuamente?
    Villas Boas veio, e muito bem, meter pressão como os outros fazem, para quem o critica parece que estão à espera de + túneis e de estar tudo perdido para depois sim virem-se queixar tipo calimeros. Deixem-se de ser adeptos da pipoca, até parece que não sabem como isto funciona.
    Ps: já agora alguém me pode esclarecer se no golo do guimarães o marroquino recebe a bola só com o peito ou com a ajuda dos braços já que as imagens não são esclarecedoras.

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  6. Honestidade, em relação à minha pessoa, nunca foi posta em causa por todos quantos lidam comigo, no dia a dia e ao longo de muitos anos.

    Quem fala, também, em duas grandes penalidades, em dois foras-de-jogo e em duas expulsões são vários jornais. E porque não sou cego, para além dever, li.

    Não me deixo é adormecer pela forma ligeira e "macia" como estas questões, em relação ao meu Clube, são abordadas. Se fosse ao clube deles eu queria ver...

    Vi há pouco as novas imagens na TVI. Não há penalty e o Villas-Boas devia pedir desculpa, tal como afirmou.

    ResponderEliminar
  7. Muito se discutiu, durante anos e até aos dias de hoje, por toda a comunicação social, que o Vitor Baía defendeu uma bola para além da linha de golo, num jogo disputado na Luz.

    Nenhuma imagem o demonstrou, apesar de o lance ter sido filmado de todos os âlgulos e de terem criado linhas imaginárias.

    O lance do golo do Guimarães terá sido assim tão "limpo". Quantas imagens há deste lance? Não deveria ser motivo de análise aprofundada?

    Claro que devia... se o que está em causa não fosse um golo contra o FC Porto.

    Saudações Portistas

    http://www.youtube.com/watch?v=VcNwcMDPgIY

    ResponderEliminar
  8. foi tudo encomendado pelo arbrito as descgraças que houveram nos lances polemicos.
    tenham dó e sejam realistas.
    o villas boas falou bem tem a sua razao.
    estava la e vi tudo.é um escandalo ter mos uma arbitragem como esta no nosso país.
    um abraçao..
    força fcp.

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde,

    http://footinmyheart.blogspot.com/

    Será José Mourinho tão mau como dizem?

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro,

    De facto o AVB desiludiu-me ontem com o seu discurso histérico e incoerente com a grandeza do clube que representa. Uma coisa é defender o clube, outra coisa é saber ver futebol e essencialmente, saber perder.

    O Porto é o Crónico Campeão de Portugal, quando nao acontece é acidente, portanto não vamos adoptar os discursos de clubes rivais, que de tanta choradeira, so prejudicam o futebol.

    A obrigação do Porto é entrar para ganhar em qq lado. Quando nao acontece, só temos que dar os parabens ao adversario, porque, lembramo-nos, há 2 equipas a jogar!!

    A história e a ambição do nosso clube nunca podem ficar refém das circunstâncias, dos discursos patéticos pós-jogo, do relaxamento após o golo marcado, de birras de jogadores quando sao substituidos.

    Não é q esteja tudo mal, até porque acredito q vamos ser campeões, só q nós portistas queremos sempre mais, n nos basta ganhar 21 jogos seguidos, tinham que ser mais e mais, até porque temos uma vantagem: Somos os Crónicos Campeoes de Portugal, somos o melhor clube do país.

    1 abraço,

    Alexandre Pereira

    ResponderEliminar
  11. Boas ontem fui a guimarães e em primeiro lugar não vou começar por falar do jogo...

    Em primeiro lugar vou falar do roubo no preço dos bilhetes, 20 e 30 euros para trás da baliza?? Todos criticam as claques mas são eles que estão sempre presentes e pagam este preços exorbitantes para a realidade portuguesa...

    Depois quero falar da justa e bonita homenagem ao jesus...

    Qt ao jogo, é verdade que o porto perdeu dois pontos por culpa propria, penso que terá facilitado um pouco na segunda parte, após uma primeira parte em que soube a pouco aquele 0-1, apesar daquela oportunidade falhada pelo toscano...

    Qt ao arbitro,será assim tão exageradas as declarações do avb?? Vejamos, quem faz as polemicas são as televisões, só mostram o que lhes interessam, e no caso de ser a favor do porto, ou é um lance escandaloso ou não há repetições, em caso contrario é repetições de todos os angulos possiveis e impossiveis

    O primeiro amarelo ao fucile é ridiculo, joga apenas a bola...

    O mesmo fucile sofreu duas faltas clarissimas na primeira parte junto ao auxiliar e nada foi assinalado

    O edgar teve uma entrada dura sobre o helton, em que o arbitro nem sequer marcou falta, entre faltas sucessivas do mesmo jogador

    Há entrada assassina ao moutinho, que nem falta é marcada...

    O fora de jogo ao falcao é inexistente

    E já em compensação há um empurrão nítido sobre o ruben micael dentro da area, para grande penalidade que não é assinalado...

    Além de cantos por marcar...

    Qts imagens há disto? Uma, o lance do falcao, o resto é encoberto, como se nada passase

    Por exemplo falam todos os órgãos da comunicação social do penalti do fucile, mas será que ng viu o edgar com o braço a empurrar o fucile? Porque tem de ser penalti (?) se estão os dois a cometer falta??

    Mais um caso flagrante deste jornalismo vermelho, que se diz isento, foi na madeira... Sim há um penalti contra o porto, mas existe um sobre o hulk que não foi assinalado... alguem falou? Ninguem!!

    Não vamos ser inocentes, todos sabemos que o porto é o alvo abater!!!

    FCP 1893

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo o post! AVB precipitou-se, estava a salivar por uma oportunidade de se mandar p'ra cima do Vítor Pereira e essa sede toldou-lhe a visão, razão e inteligência....ficou muito mal na foto. em relação ao jogo, a equipa jogou bem, com personalidade que já aqui elogiei mas não conseguiu matar o jogo. depois sofreu um golo á conta do Fucile, jogador que já critiquei aqui muitas vezes..desta vez falhou até no pormenor que menos vezes falha, o aspecto defensivo.
    resumindo : se há casos de arbitragem, são erros normais de futebol e o empate é justo. ponto.
    a equipa está bem e não se deve desagregar, não acredito nisso, por causa deste revés. na 10ª jornada temos de provar uma vez mais que somos superiores ao nosso principal rival na conquista do título. não vejo o Benfica com argumentos para fazer frente a um FCP que este ano está muito melhor.

    Becas

    ResponderEliminar
  13. Viva portistas, não se sabem mas os programas que tenho visto nomeadamente o tempo-extra e o trio de ataque tem sido uma vergonha e uma atentado contra o futebol clube do porto, pois nesses programas andam a comentar sobre as escutas de 2004 numa altura que pensava-se que o benfica ia dominar o novo ciclo, eis o que acontece o porto no relvado apresenta ser a melhor equipa mas o benfiquista disfarçado Rui Santos e o pior adepto que só tem palas em todos lados o pobre realizador de filmes António pedro vasconcelos tem minado com jogo baixo bem fez o rui moreira que se pirou. Eu proponha que todos os comentadores adeptos do porto não participassem mais nos programas quer nas televisões e nas rádios. Boa noite e prega no fundo pooooooooorto.

    ResponderEliminar
  14. Muito bem, André Villas-Boas.

    Prometeu, cumpriu. Isso é próprio de quem é grande.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, Rui Moreira!

    Por que motivo, por quem de direito, ainda não foi instaurada uma queixa crime ao subsídio-dependente e chulo do povo português?

    ResponderEliminar
  16. Será que AVB não sabe mesmo lidar com a "derrota"?

    É que o que eu vejo é hoje toda a gente a falar da arrogância do André, que devia saber perder, o André isto e o André aquilo.

    E com isto, o grupo está protegido. Ninguém fala das já indesculpáveis diarreias mentais do Fucile, ninguém fala do Varela que não joga a ponta dum corno desde a Supertaça nem ninguém fala do Falcao que se fosse o ano passado tinha feito um hat-trick neste jogo. E isso parece-me o mais importante na hora da "derrota".

    ResponderEliminar
  17. Boas

    Queria deixar ainda uma opinião sobre o jogo de guimarães e não fazendo de advogado do diabo:

    - Todas as resposições de bola do guimarães foram efectuadas para o lado direito da nossa defesa, onde o fucile, mesmo com o handicap da altura, ganhou todos os lances aos avançados do guimarães, com excepção no lance do golo onde foi batido de forma quase infantil.

    - O avançado do vitória, ganha bem a posição mas controla a bola com as mãos, como se pode ver em: http://www.youtube.com/watch?v=VcNwcMDPgIY&feature=player_embedded

    - AVB teve mal na primeira substituição. Rodriguez está claramente ainda em fora de forma (parece pesado), como se viu frente as CSKA. e não seria a melhor alternativa a Varela, que também estava a passar ao lado do jogo. O ideal na altura, como AVB fez noutras situações, seria fazer entrar Souza de forma a melhor controlar o jogo.

    - Mal AVB nas declarações pós jogo, mas pareceu-em mal aconselhado pelo Cerqueira. Este até à data apenas aparecia a abrir portas ao PC e a ligar microfones. Até que ponto a relação entre AVB e Cerqueira não saiu de forma irremediavelmente prejudicada?

    - O lance do penalty o Edgar também está claramente a agarrar Fucile e o xistra só tem a visão de frente do lance, por isso, não marcou penalty porque não viu. Mas a dualidade de critérios nos amarelos foi gritante (ver as entradas por trás sobre o Falcão e algumas entradas na seguda parte ao Hulk)

    . Estes dois pontos perdidos até poderão ser benéficos de forma à estrutura cerrar mais fileiras, que o ano não vai ser fácil. O JJ já anunciou que tem as pastilhas para a segunda volta. A ver vamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. caríssimo,

    não poderia estar mais de acordo com o teor desta bela POSTa de pescada ;)

    também informo e a título pessoal, que estou de volta, em forma, em pleno, sem entraves informáticos e pronto para a luta ;)

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  19. comprimentos a todos que por aqui passam.Em relacao ao jogo o porto mereceu perder os dois pontos na segunda parte entraram a dormir.Ja o tao falado penalty sobre o edgar é panalty mas so foi possivel ver pela tv mas nao deixa de ser panalty, mas acho que o facto de o panalty nao ter sido assinalado o mais prejudicado foi o proprio porto, porq para o porto era melhor sofrer golo aos 55 minutos do que aos 64 minutos pois sempre eram mais 9 minutos para tentar recuperar.

    ResponderEliminar
  20. Gostava que vissem este video, não desculpa o AVB mas talvez seja uma acumular de acontecimentos.

    http://www.youtube.com/watch?v=CPFFszDRFog&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar
  21. O Porto fez batota? é evidente que sim...precisava? em alguns momentos sim...
    O Porto e Pinto da Costa fazem-me lembrar aqueles estudantes brilhantes de 19, mas porque querem 20, copiam....
    RESUMO: O Porto teria ganho sem batota? Teria sim...mas não seria a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  22. Desculpem lá...Pedro...dsc lá! MAS ESTOU FARTO DESTA TANGA DAS ESCUTAS! PORTISTAS DIVULGUEM OS VIDEOS QUE ESTÃO NO MEU BLOG! JÁ FORAM RETIRADOS DIVERSAS VEZES DA NET...MAS NÃO NOS CALAM! DIVULGUEM!
    ABR e SAUDAÇÕES PORTISTAS!
    EM QLQ LADO! EM QLQ ESTÁDIO!
    mentalitaultra.blogspot.com

    ResponderEliminar