domingo, 31 de outubro de 2010

Porto todo-o-terreno! Resistimos a tudo?

Que luta! Que azar! Que sorte! Houve de tudo neste jogo que não se pode chamar de futebol. Aquilo a que se assistiu em Coimbra foi outra coisa qualquer que pouco tem a ver com o desporto que todos gostamos... mas mesmo assim, vencemos! Estamos fortes, temos atitude, somos bravos e quando assim é vencemos contra tudo e contra todos! Já assim foi na Turquia e agora voltou a ser em Coimbra. Esta vitória foi muito importante... nestes jogos é que se ganham ou perdem campeonatos.

Desta vez, incrível foi apenas o temporal que se abateu sobre Coimbra e que tornou o relvado quase impraticável. Com o começar do jogo percebeu-se que não ia haver futebol e íamos assistir a uma luta de homens na água. Esqueça-se a técnica, os passes, os remates... ali só o mais forte iria vencer. A capacidade física e a concentração iriam ditar o vencedor, porque a bola com este tipo de terreno, pára onde menos se espera e é preciso estar atento e prevenido para esse facto. Soubemos ser inteligentes e combativos, pois adaptamo-nos bem a este novo tipo de jogo... sobre a água. Um Porto todo-o-terreno que, até ver, resiste a tudo...

Entramos com o nosso actual melhor 11, com Sapunaru, Belluschi e Varela a reassumirem os seus lugares. Não houve cá lugar a trocar um Belluschi por Guarin devido ao estado do terreno, como se fazia noutros tempos... Todos têm de ter capacidade para lutar, afinal todos são homens. Na primeira parte registo para três situações: a entrada forte da nossa equipa; um golo anulado a Falcao (mais um) que ainda não percebi bem a razão, uma vez que no Estádio não se viu falta alguma e nos jornais e resumos que vi hoje nem referem o lance... curioso. Por último, o golo de Varela! Grande Golo! Já perto do intervalo, lançamento lateral na esquerda de A. Pereira com a bola na área a ficar à mercê de Varela que à meia volta (meio acrobática) rematou de pé direito e fez um golo que levantou o Estádio! Sentiu-se a importância do golo, num jogo que tinha tudo para não correr bem.

Na segunda parte, já deu para jogar um pouquinho de futebol e apareceu mais o Porto, que conseguiu criar algumas oportunidades claras de golo, desperdiçadas por Hulk e Falcao. Deu até para desperdiçarmos mais um penalti que podia ter-nos custado bem caro... Desta vez foi Moutinho a assumir a responsabilidade e também ele falhou, como já aconteceu esta época a Hulk e Falcao. Moutinho está a merecer o golo e teve ali uma oportunidade de ouro para marcar e para nos tranquilizar. Colocou de mais a bola e acertou no poste... ainda não foi desta, mas o golo surgirá! Costuma dizer-se que quem não marca sofre e isso certamente passou pela cabeça de muitos de nós... Restava-nos aguentar o ímpeto da Académica que moralizou com aquele lance. Para isso já lá estavam a ajudar Otamendi e Guarin que entretanto tinham entrado... e também lá estava a barra, que no último minuto foi a nossa salvação. Livre perigoso em zona frontal e muito bem cobrado, mas para nossa sorte, acertou em cheio na barra. Na recarga perigosa que se seguiu, remate perigoso a passar por cima. Ufff! Que alívio de todos nós! Foi a famosa estrelinha que acompanha os campeões! Fim do jogo e festa dos adeptos e jogadores que juntos sentiram a importância deste triunfo...

Coimbra voltou a ter mais encanto, vestida de azul e branco...

Agora venha o Besiktas para carimbarmos o 1º lugar do grupo e depois venham eles...

1 comentário:

  1. É verdade, é com estas vitórias que se ganham campeonatos!

    Três pontos preciosos para o nosso FC Porto, num terreno impraticavel para se jogar futebol, com um arbitro ladrão a apitar só para um lado e com os incasáveis ultras portistas nas bancadas, que lá se deslocaram e deram festival na superior sul do municipal de coimbra!

    Mais uma alegria!

    ResponderEliminar