Foi com grande orgulho e gozo que mais uma vez festejei um título do nosso clube, observando com enorme humor, a muita azia que este título provocou nos adeptos de outros clubes… Meus amigos, não imaginam a azia que cada título provoca nos nossos adversários… Cada vitória nossa é um murro no estômago, uma facada no coração e mais um motivo de frustração e de azia tão própria neste nosso país “à beira–mar plantado”.
Considerando todas as competições nacionais e internacionais de futebol profissional sénior, recolhi uma série de dados (retirados da insuspeita “Bola”) e elaborei uma simples estatística acerca do número de títulos ganhos pelos chamados “grandes” do futebol português, deparando-me com os seguintes números (sim, são números, não ilusões!):
- FC Porto: 55 títulos nacionais, 6 títulos internacionais, com um total de 61 títulos;
- SL Benfica: 62 títulos nacionais, 2 títulos internacionais, com um total de 64 títulos;
- Sporting CP: 43 títulos nacionais, 1 títulos internacionais, com um total de 44 títulos;
De acordo com as estatísticas acima referidas, o mito de que o Benfica é o clube com mais historial em Portugal começa a ser desvanecido. Em termos globais, mais 4 títulos (em 2010, já os teremos atingido) para o FC Porto, e tornamo-nos o clube em Portugal com maior palmarés. São números, evidências e factos… Não as ilusões com que muitos falam saudosamente de um passado que dista 50 anos atrás. Falam do que não sabem, pois se olhassem para os números, talvez se calassem. De referir que apesar de em termos globais termos menos títulos que o Benfica, em termos internacionais há muito tempo que o FC Porto passou a ser o principal clube português com o triplo dos títulos do Benfica, e mais 5 títulos que o Sporting.
Por muito que se fale, que se critique ou até que se exalte o que quer que seja, para mim, e talvez para a esmagadora maioria dos portistas, o grande responsável por todas estas vitórias do FC Porto tem uno nome: Pinto da Costa. Pela organização, capacidade de gestão, amor, dedicação e devoção à “causa portista”, foi graças a esse dirigente que o FC Porto é hoje um dos maiores clubes da Europa. Depois, a regularidade na qualidade dos jogadores, a quase sempre acertada escolha de treinadores, o apoio, união e, sobretudo, coerência dos adeptos fazem o resto… O FC Porto tem sido o melhor, é o melhor, e vai continuar a ser por muitos e bons anos (e para sorte das farmacêuticas que tanto lucram com “Kompensans” nesta altura do ano) o melhor. Por muito que vos custe, caros adversários.
Como é habitual, altura de vitória do FC Porto é altura em que os nossos adversários, se envergonham e deixam totalmente de falar em futebol. Entre Agosto e Novembro de todos os anos, é vê-los todos vaidosos e inchados a falar no seu grande clube, na esperança de que “este ano é que vai ser”, nos “fabulásticos” jogadores que dão cabo de tudo e todos, que já são os melhores na sua posição, etc, etc. Depois com o passar dos meses, o silêncio começa a tomar conta das suas gargantas, as conversas à volta de futebol começam a escassear e os gritos de revolta e raiva contra o grande FC Porto começam a ecoar à medida que o tempo passa. Por fim, ficam caladinhos que nem ratinhos…e nem sequer se atrevem a falar de futebol…No fim, ganha o FC Porto, como quase sempre..."
In Blog bibóPorto