domingo, 3 de março de 2013

Dominar não chega...

Perdemos 2 pontos na casa do 12º classificado da Liga e pior que isso, permitimos que as melhores ocasiões de golo fossem deles.... Está a tornar-se evidente a nossa falta de soluções quando apanhamos equipas (foleiras) que passam a maior parte do jogo enfiadas lá atrás. Fazem o papel deles e nós não fazemos o nosso, pois não conseguimos materializar a superioridade demonstrada... nas estatísticas.
Ter muito mais posse de bola, muito mais ataques, muito mais remates, muito mais livres, muito mais cantos devia ser suficiente para ganhar um jogo, mas não adianta nada se não soubermos aproveitar esse domínio que temos. É impressionante, e foi ontem mais uma vez, a quantidade de cantos e livres perigosos que temos ao dispor para fazer algo e não conseguimos sequer criar perigo. O São Patrício ontem não fez nada de especial e quem acabou por nos salvar em duas ocasiões flagrantes foi o São Helton.
Pode dizer-se que faltou Moutinho. Sim, faltou porque como ele não há outro e efectivamente é um jogador de excepção. Mas faltou algo mais, tipo... ALMA! GARRA... aquela vontade de VENCER que já vimos esta época. E não se percebe porque é que por vezes falta tudo isso... Entramos em campo a saber que somos melhores e a pensar que se todos ganham àquela equipa, nós também iríamos (mais cedo ou mais tarde) conseguir.... devíamos, mas não conseguimos.
É nestes jogos que me pergunto como é que jogadores profissionais, ou seja, não fazem mais nada na vida a não ser dar pontapés numa bola, são capazes de rematar tão mal. Em 40 remates, 6 vão à baliza e frouxos e à figura e o outros 34 vão para a bancada... Há jogadores que só não melhoram esse aspecto porque não querem! É do conhecimento de todos o exemplo de Cristiano Ronaldo que ficava horas depois dos treinos a treinar o remate. Eu pergunto se há alguém no Porto que treine remates, por iniciativa própria ou mandados. Não me parece... talvez porque achem que já são suficientemente bons nesse aspecto.
Depois ainda há a questão das substituições que mais uma vez nada trouxeram de melhor à equipa. Se Varela estava miserável, o que dizer uma vez mais da entrada de James? E o Liedson veio para o Porto para entrar a 10 minutos do fim e para jogar um total de 37 minutos em 3 jogos e tocar 3 vezes na bola?
Bom... tal como o nosso treinador vou também utilizar o "chavão" de que ainda dependemos de nós... mas quando se começa com esse discurso é mau sinal... Mas efectivamente perdemos apenas uma batalha e a guerra ainda tem tudo para ser nossa!! Mas o crédito acabou...
Esperamos mais na sexta-feira contra o Estoril e essencialmente depois contra o Málaga...
Força Porto!

2 comentários:

  1. Impressionante o desperdício nos livres e nos cantos...

    Faltou inspiração.

    Sem Moutinho e sem James (pelo menos o James que conhecemos), este Porto perde muito. As lesões parecem ter afrouxado o ritmo da equipa.

    http://www.diariodeumdragao.pt/2013/03/sporting-cp-0-0-fc-porto-dois-pontos.html

    ResponderEliminar
  2. Jogo em que apesar do mérito do Prof. Jesula Ferreira como montou a equipa, demérito nosso. Continuo sem me deslumbrar com as exibições de Danilo. Cruzamentos, jogo na linha pelo preço que custou e custa? Muito irregular... Bom jogo de Lucho, esse sim um verdadeiro profissional. James muito longe da forma que nos habituou e sinceramente nesta altura prefiro ver Atsu a entrar do que ele. Concordo com o Pedro quando questiona a contratação/utilização de Liedson. Para jogar o que ele joga bem chegavam os miudos da "B".
    Acabou-se a margem de erro! quando tivémos oportunidade de ficarmos isolados na frente da Liga empatámos em Casa com o Olhanense. Agora voltamos ao sofrimento desnecessário. Já com o Estoril é entrar para resolver depressa, sem espinhas e sem pensar em jogos europeus!

    ResponderEliminar