sexta-feira, 13 de julho de 2012

Há coisas que não se podem perder...

Antes de mais, já sei que as camisolas não jogam, que o importante é ganhar e que até podíamos jogar sem camisola... por acaso não podíamos, mas adiante.

Não vejo mal nenhum em opinar, como tenho feito (mal ou bem) sobre tudo o que se passa no clube, inclusive sobre a "beleza" das camisolas. Mas há gente que é invadida por uma cegueira de tal ordem (característica bem "lampiónica") que só por ser do Porto, é bom, está bem, é bonito e mais nada e ninguém pode dizer mal.

Temos de ser capazes de, apesar de ser do Porto, criticar quando não gostamos. Como fazemos com um jogador ou treinador. E esta camisola, ou melhor, equipamento, é provavelmente o mais feio de sempre. Pior do que isso, este equipamento descaracteriza o Clube. As cores não mudaram e o azul e branco mantêm-se (só faltava), mas a nossa identidade não se pode mudar! Da identidade faz parte o emblema, o hino e o equipamento (entre outros) e nesses pensava eu que não se podia mexer. Desde que nasci nunca vi o Porto jogar com calções azuis escuros... A camisola, essa já mudou várias vezes. Umas vezes agrada, outras nem por isso. Como é o caso da deste ano.

E não venham com a história que é para voltar às raízes dos clube, senão qualquer dia jogamos assim...

Dá a impressão que este ano alargou-se a faixa central branca, que mais parece uma auto-estrada, para caber o MEO sem a tal chapa preta. Mas penso que não se deve desenhar uma camisola em função da publicidade... Deixamos de ter listas azuis e agora temos uma camisola azul com uma faixa branca no meio...

Quanto ao alternativo, OK. É com esse que se pode brincar. Nunca com o principal. 

Viva o Porto, que já sabemos que vencerá com camisola bonita, ou feia.

12 comentários:

  1. sou do porto de António Nicolau de Almeida 1893 nao deste k desde 2000 muda tds os anos a forma das riscas do NOSSO FCPORTO... so por causa dos euros admira me um presidente que presta pelo regionalismo e identidade do nosso MAGICO PORTO permite estes equipamentos e muitos outros lembro agr daquele metade azul metade branco.... es o futebol moderno das MASSAS(€) NAO DOS ADEPTOS NEM DA IDENTIDADE... PORTO 1893

    ResponderEliminar
  2. Para mim esta excelente!

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde,
    Equipamentos a meu ver, são bem giros, mas o que me chamou logo à atenção foi aquela grande risca branca no meio, mas por um lado é muito bom o emplastro da meo ter desaparecido. O alternativo também não desgosto, mas preferia um branco.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, tenho apenas a dizer que no equipamento principal o que esta mal e a cor dos calçoes

      Eliminar
  4. Eu gostei do primeiro mas tenho de admitir que sou um bocado suspeito porque sempre adorei os equipamentos do porto quando o branco reina na camisola.. Quanto aos calções é uma questão de design e moda, os calções são da cor que esta na camisola em quantidades mais pequenas (mangas e gola) mas mesmo sendo "fashion" não me agrada... A camisola secundária fiquei um pouco desiludido porque o porto não costuma ter a camisola secundaria como a dos outros clubes "nike" e este ano é igual só mudam as cores.. Mas vamos ver o lado positivo, por enquanto nao somos nenhum solero como o Barcelona!

    Saudações Portistas e Ultras 8SD6

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso até me agrada, tanto um como outro. Quanto à questão dos calções penso que não é relevante, azuis, azuis escuros ou brancos, tanto faz. Agora em relação à camisola principal, admito que também não sou grande apreciador daquela larga faixa branca, mas também não acho que esteja feia, e gosto bastante do pormenor das mangas, que a Nike tem usado muito, como nos equipamentos da Selecção brasileira. Compreendo que muitos não gostem do equipamento, como eu também não gostei de muitos de anos anteriores, aliás, entre 2005 e 2011 comprava quase sempre as camisolas alternativas. Este ano compro a principal, tal como o ano passado, que para mim foi das camisolas mais bonitas.
    Por fim, respeito a tua opinião, mas penso que não se pode falar em perda de identidade, pois este equipamento (ainda) não foge ás duas características principais que se pedem num equipamento à Porto: azul e branco (apesar do branco excessivo) e o símbolo. Enquanto lá estiver o nosso emblema a identidade será sempre a mesma, que é o mais importante!

    Continuação, abraço.

    ResponderEliminar
  7. e quando abre museu do porto?

    ResponderEliminar
  8. Equipamentos bem giros! Um dos melhores do FCPorto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. O equipamento alternativo viola os Estatutos do F. C. do Porto: Não tem azul NEM branco!

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    Realmente, estive de manhã no pc, desliguei e agora de tarde quando ligo o PC dou-me de caras com esta notícia horrível? Nunca pensei que isto podesse vir a acontecer..... é um dia triste para a história do nosso clube.

    Abraço
    J. Manuel Couto

    ResponderEliminar