quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma noite, não são noites mas...

Depois da goleada para o campeonato, não se previa que na Taça fosse o Porto a acusar a responsabilidade desse feito...
Muitos foram ao Dragão na expectativa de nova goleada, mas o que se exigia era "apenas" a vitória. Desta vez não honramos o compromisso e não fizemos rigorosamente nada para ganhar. Ninguém estava à espera de perder e se há coisa que não gostamos é de perder para estes... Na nossa casa então, roça a humilhação.

Penso que tudo começou mal logo na convocatória. Chamar 22 jogadores para quê? Fazer bluff? Isto foi demonstrar falta de confiança. Quando ela existe diz-se: "são estes os que temos" e com jeitinho até se anuncia o 11 inicial. Era óbvio para toda a gente que Falcao não ia jogar, o que não era esperado é que um avançado que custou € 5M (por meio passe) nem sequer se sente no banco!
Das duas uma, ou Walter não presta e assim nunca mais deverá ser convocado, ou se portou mal... Mas se não presta devia ter-se ido buscar outro. Se presta, devia ter pelo menos ido para o banco porque Hulk no meio perde completamente a capacidade de explosão! Contra algumas equipas resulta, mas ontem ficou à vista que não...
Outra que não percebi foi a chamada de Sereno para o 11 inicial... O rapaz, se calhar, até foi dos melhores, mas a raça de Fucile (especialmente contra estes) não devia ter sido aproveitada? Parece que não.

Quanto ao jogo, há muito pouco a dizer uma vez que entramos com medo, com os passes a não saírem e a dar brindes ao adversário. No lance do primeiro golo é inacreditável a maneira como Maicon se deixa comer... Nem um braço para o lado coloca para não deixar passar ninguém. Depois foi a vez de Fernando em vez de aliviar para o ar, entrega de bandeja a bola ao adversário... Enfim. Estava a ser mau demais para acreditar no que estava a ver, mas pior que isso foi não ver o Porto fazer por inverter as coisas. Remates perigosos à baliza em todo o jogo houve um de Hulk... Jogadas para golo talvez a que James desperdiçou e uma outra criada por Varela. Muito, muito pouco.

Tanto mais que o Porto se esqueceu que isto era uma eliminatória e pelo menos um golo devia ter conseguido...mas parece que baixamos os braços! Na segunda parte C.Rodriguez não acrescentou nada, tal como Guarin e R.Micael... Nem contra dez fomos capazes de criar ocasiões para golo. Ainda não tinha visto este Porto este ano...

Mas o pesadelo já acabou e nele também vi um fora de jogo mal assinalado a Belluschi que ficava isolado e um penalti escandaloso sobre o mesmo jogador, lances daqueles que se fossem ao contrário seriam um escândalo, mas nem vou por aí...

De referir ainda que estamos apenas no intervalo...

Venha o Rio Ave e estamos proibidos de meter água!

Uma última nota para os adeptos que no final aplaudiram a equipa que agradeceu. Mas refiro também que é nestes jogos que se devem dar as camisolas, muito mais do que quando ganham. Mas o apoio vai continuar, porque há um título para ganhar.

Força Porto!
FC Porto SEMPRE!

10 comentários:

  1. contra factos não há argumentos. concordo com a crónica, também ainda não tinha visto deste Porto este ano....apesar de estar apenas a meio, não vai ser nada fácil impedir que o SLM vá ao Jamor.
    Maicon teve erros de distrital, Helton foi sobranceiro e assim é medíocre, Sereno é fraco, Hulk a 9 é 2 em 1 de mau...perde-se a 9 e perde-se, mais grave que isso, a extremo onde faz miséria. Walter onde estás que alguma deves ter feito....e ontem, com o bloco do Benfica tão alto, a estratégia teria de passar por alterar a estratégia de posse e mandar umas boladas ao ar para o 9 segurar e virar e ganhar metros.....as coisas na defesa ontem foram dramáticas.
    James esteve fraco, Moutinho entrou na teia e de lá não saíu... Fernando lutou muito mas aquele erro.....Bellushi inconformado mas inconsequente....Varela o melhor....Ruben que é feito do jogador que prometia tanto...Guarin entrou com os nervos à flor da pele e assim não joga nada, entra só para "conflituar"...enfim, um naufrágio colectivo.
    os lamps estão a salivar de contentes...ganharam e a vitória é sempre motivo de satisfação. mas a saliva ainda os pode engasgar, porque ganharam de forma matreira...ou seja, não ganharam por terem assumido o jogo. ganharam jogando no erro e no não deixar jogar. também é estratégia e resulta, reconheço, não chega é para todos os jogos....
    na 2ª volta do campeonato terão de ganhar assumindo o jogo....aí então se verá se aquilo que apregoam, que são melhores que nós, se verifica.
    com as taças fora de horizonte, a estratégia é matar o campeonato rapidamente e ver o que se pode fazer na liga europa.
    e não estou a mandar a toalha ao chão...estou apenas a ser realista.

    Becas

    ResponderEliminar
  2. Pois,um jogo mesmo mau,que se ha mais de comentar?.Ontem não vi a equipe que estou acostumada a ver em campo,onde estava o entrosamento,a confiança,a garra ,a determinação,a força,a honra a camisa azul e branca,onde estava ontem o Porto que me fez e faz crescer um amor incondicionál e inesplicável?! Lamentável!
    Mas um time fraco e sem ânimo algum esteve ontem no estádio do Dragão e não era o Porto que conheço...
    Mas muita calma nesta hora:
    Perdemos uma batalha e não a guerra e ainda estamos a frente da tropa...
    Força Porto...
    Porto Sempre.

    Leila Deresz

    ResponderEliminar
  3. Andam para a apregoar que o AVB é muito portista e que é muito bonito ve lo festejar os golos e tal e tal?!?!?!?!?!?!!? NAO ME LIXEM!!!!!!!!!!!!!
    Ontem será que fui só eu que vi o desespero em que ele estava e a maneira como uma mao cheia de vezes o vimos a pedir ajuda ao adjunto vejam a 1º parte chegou a ser triste afinal quem é o nº1!?
    À pessoal que ainda a reboque do 5-0 e agora levaram um xapadao na tromba... ATÉ DOEU...
    É BEM FEITO ABRAM OS OLHOS...
    O que me faz rir é que andaram a epoca passada toda a criticar certos e determinados comportamentos e que o clube do regime vive do passado mas afinal...
    HUMILHADOS AINDA TIVERAM UMA AJUDINHA MAS NEM CONTRA DEZ...
    VIVA AO ROLANDO LEVOU UMAS 5 CUECAS...
    ATÉ DOI...

    SPORTING SEMPRE RUMO A LIGA EUROPA...
    XUXU

    ResponderEliminar
  4. OhHHHH LAMPIAO VAIS LEVAR 5 NA LUZ E JA NAO VENS MAIS FALAR MAL DO PORTO !

    ResponderEliminar
  5. O que eu temia aconteceu andam a sobrevalorizar o nosso plantel e vejo inclusivé aqui a festejar campeonatos que estao a meio a viver das goleadas passadas e glorificar um treinador que nem uma mao cheia de anos a treinar tem e fico a perguntar mas esse comportamento nao é coisa dos FDP DOS MOUROS?!?!?!? TA TUDO MALUCO?!
    O porto ganha pela raça pelo querer pela unidade por sermos mais exigentes por sermos mais trabalhadores por darmos a vida pelo clube porque vamos contra tudo e todos por que crescemos a pulso e nao porque vivemos do passado mesmo que seja recente NUNCA mas NUNCA damos nada por adquirido.
    O que eu tenho visto nao me agrada NADA sao comportamentos de os otarios que nao sabem honrar o NOME DO GRANDE E UNICO FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    DEIXEM-SE DE FESTAS ANTECIPADAS E VAO AO ESTADIO APOIAR E NO FIM ISSO SE FESTEJEM COMO NAO HOUVESSE AMANHA...

    LUIS DUARTE

    ResponderEliminar
  6. eu ja tinha alertado para nao lançar foguetes antes da festa! os 5 - 0 so valeu tres pontos estes 2 - 0 para os benfas vai valer a passagem a final da taça e mt possivelmente a conquista da mesma. criticam o sereno mas axo que jogou melhor que o fucile em guimaraes e no dragao contra a naval, nada a apontar ao sereno e mt a apontar ao maicon que ja nao é o primeiro jogo que comete erros destes. as explicaçoes para a ausencia do walter nao colhe. jogar contra os benfas nao é o mesmo que jogar contra o pinhalnovensse. pensei que a era das invencoes tinham ido embora com o jesualdo mas enganei-me, o hulk ao meio é um jogador banal. com tanto bom ponta de lança no futebol portugues e baratos foram buscar o walter para nao jogar??? para isso era melhor ir buscar o adriano! esse que anda perdido no braga ou ate mesmo o meyong.

    ResponderEliminar
  7. Ontem fizémos o pior jogo da época! Começámos a perder antes do jogo começar: a inventar. Maicon e Sereno? Hulk a 9 e James (o 1.º clássico do rapaz). E Otamendi, Fucile e Walter? Ou jogar mesmo num 4-4-2? Depois Helton facilitou...de Maicon prefiro nem falar... Fernando ainda não está em forma e James ainda não tem pedalada para estes jogos grandes. Walter, C. Rodriguez, R. Micael porque não entraram de início? Onde está a garra e a atitude da equipa?
    Espero pelos próximos jogos para voltar a ver o meu clube a jogar como já jogou...

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo que aqui já foi dito, e venho também demonstrar o meu desagrado pela atitude que o meu Porto ontem teve no dragão.
    Claro que a culpa nunca é só do mister ou da equipa, mas um clássico não é jogo para inventar erros num clássico pagam-se caro e tivemos a prova disso no jogo de ontem.
    Sereno no lado esquerdo porque?! Por muito mal que esteja o Fucile parece-me que consegue sempre ser melhor que o Sereno.
    Maicon no centro da defesa porque?! Otamendi já provou que consegue ser um bom defesa central, um bom patrão na defesa inclusive marcar golos.
    Hulk na frente?! espero que este jogo sirva de exemplo ao AVB e que veja bem que o Hulk n consegue ser ponta de lança, ele ontem estava sempre a cair no lado do Varela e vê-se este sempre a dizer lhe para ir para o meio mas é impossível para o Hulk ele é jogador de ala.. na minha opinião fora os problemas da defesa, no ataque precisávamos de uma referencia e o Walter com Falcao lesionado era o mais indicado e não havia cá invenções.
    Após a entrada do Ruben vimos um porto a conseguir sair a jogar coisa q com o Fernando foi impossível. Destaco também o grande que embora tenha mandado aquela bola para a bancada, para mim foi do melhores em campo e o Senho João Moutinho que pra mim é um jogador que não sabe jogar mal.

    Cumprimentos Azuis e Brancos.
    E que domingo estejamos aqui a comentar a vitória do nosso FCP!

    ResponderEliminar
  9. Podem chamar-me louco mas continuo a acreditar - é perfeitamente possível passar a eliminatória.

    Sobre o jogo de ontem, depois de tantas opiniões expressas e bem fundamentadas, apenas evidencio o seguinte: três falhanços decidiram o jogo - do Maicon, do Fernando e do James.

    Não resisti a uma gargalhada quando li que o papa-chiclas deu uma lição de táctica ao André.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. @ iur

    estou contigo nessa confiança.
    a tarefa hercúlea deste FC Porto baseia-se em repetir a proeza de 1967/1968 - data em que conseguimos a última vitória fora de portas, ante o 5lb, na Luz e para a Taça de Portugal (curiosamente por 0-3, o resultado mínimo que nos interessa).

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar