quinta-feira, 3 de junho de 2010

André Villas-Boas

Finalmente temos treinador! Depois de muito se especular e esperar, André Villas-Boas, de 32 anos, é o novo treinador do FC Porto e será apresentado amanha às 13h. Esta escolha já não surpreendeu ninguém e penso que, a ser português, a opção não podia ser muito diferente desta. Havia ainda Domingos Paciência e... Jorge Jesus! E a confirmarem-se as recentes notícias, pode considerar-se um fiasco a tentativa falhada de desviar Jesus da Luz. Fiasco para quem tentou, porque nós adeptos preferimos alguém como Villas-Boas porque é portista, é inteligente, sabe falar, é metódico, é aguerrido e ambicioso. O FC Porto parece ser o clube ideal para ele, mas vamos esperar um pouco para ver se ele é o treinador ideal para o Porto... mas quem não arrisca, não petisca!

Villas- Boas trabalhou cinco anos ao lado de treinador mais famoso do mundo (o Special One), ajudou a ganhar campeonatos através das suas "espionagens" minuciosas, acabou elogiado por Mourinho e agora toda a gente reproduz o perfil. Tal como o seu professor, está longe de ter sido alguém importante no futebol. Mourinho apenas tinha um pai conhecido no mundo da bola, Villas-Boas nem isso. O interesse pelo jogo dominou-lhe a infância e o que a família lhe ofereceu foi a coincidência de viver no mesmo prédio de Bobby Robson, quando este treinou o FC Porto. Fluente em inglês, porque tem uma costela britânica, conheceu Robson e convenceu-o da sua competência, tanto que lhe seriam abertas portas para um estágio no Ipswich Town, depois para as camadas jovens do FC Porto e, incrível, para o cargo de director-técnico da selecção das Ilhas Virgens Britânicas.

José Mourinho acabou por o puxar para a sua equipa de adjuntos e por lá ficou até se libertar do Inter de Milão, há um ano, para se tornar treinador principal da Académica de Coimbra. O impacto foi imediato. "Não tem nada a ver com Rogério Gonçalves. Sabe o que quer, tem qualidade e impõe-se com naturalidade, apesar da idade", disse um dos elementos do plantel.

Ambicioso
Desde os tempos em que metia na caixa do correio de Bobby Robson as análises estatísticas dos jogos do FC Porto que André Villas-Boas não parou de evoluir. Afinal de contas, considera, a base do seu trabalho está no estudo. No estudo das tácticas e dos adversários. Mourinho ensinou-lhe tudo, mas Villas-Boas quer mais. Os jogadores adoram-no, porque reconhecem-lhe competência, inovação e, sobretudo, aquele jeito especial de comunicação que dificilmente inclui palavrões. Mas, já agora, também os diz, embora num estilo brincalhão. O "cenourinha" André não quer ser crucificado por ser... ambicioso

Tudo ensaiado ao detalhe para parecer... espontâneo
Lê os jornais logo de manhã e até os cola na parede do balneário se lhe der jeito; não resiste a espreitar o que se escreve nos blogues; antecipa perguntas dos jornalistas e ensaia as respostas; procura desviar dos ombros dos jogadores toda a pressão, carregando-a ele se for preciso, e detesta desorganização. Sim, é isso mesmo: por mais que se esforce para se afastar da imagem de José Mourinho, e não há sinais de que esteja preocupado com isso, a verdade é que a colagem de características e hábitos que o definem acaba por acentuar as semelhanças.


Nota: ninguém se espante que os mesmos que diziam maravilhas de André Villas-Boas na Académica, comecem agora a ver neste homem um ser arrogante, chico-esperto, vaidoso, convencido, etc… Afinal, assinou pelo Porto! Tal como Mourinho só verá reconhecido o seu trabalho quando um dia sair do Porto. Aí passará a ser unânime e todos falarão bem dele. Assim seja, pois será bom sinal para nós.

Boa sorte Mister! Estamos contigo.

9 comentários:

  1. Li agora o teu blog, e não me espanto que tenhas terminado da mesma forma que eu. "estamos contigo"
    É este o espírito!
    Abr

    ResponderEliminar
  2. Ficou claro desde a algum tempo que o treinador pretendido pelo PC era o JJ leu-se nas entre-linhas da entrevista do PC na rtp 1 e o convite que endereçou ao JJ para a final da taça, era uma jogada de mestre pois retirava ao rival o seu maior perigo e punha-o ao serviço do seu clube, era obvio que os elogios e os convites era uma forma de persuadir o JJ!!!!
    "porque nós adeptos preferimos alguém como Villas-Boas porque é inteligente, sabe falar, é metódico, é aguerrido e ambicioso".
    Em relaçao a esta tua frase "sem comentarios" porque como rival se à coisa que aprendi a respeitar em voces é que essas caracteristicas que enumeras eram coisas de MOUROS...
    Mas percebo a frustaçao e o facto de tentares justificar com a exaltacao que fazes ao AVB que simplesmente nao consigo perceber dizes que ele fazia as estatisticas para o Bobby Robson?!?!?!?!?! EXCELENTE...
    Já agora explica-me o facto do AVB já ter um acordo a cerca de 6 meses o que inviabilizou a ida para os lagartos e o PC ter tentado em Maio o JJ?
    Nao queiras fazer de nos parvos...
    Percebo o facto do apoio ao AVB mas nao baseado em mentiras...
    Seixo Paulo

    ResponderEliminar
  3. Espero que seja o treinador que o porto necessita, tem pouco tempo de experiência mas este já é o meu treinador e é para mim o melhor do mundo, força porto, somos porto.....

    ResponderEliminar
  4. Quando li Super Porto pareceu-me ler Super Bock
    a cervejinha, que serve para festejar o titulo ultimo do Benfica e também os próximos, sim porque Porto já era.
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. aposta arriscada...mas entre este e um labrego mal-educado, malcriado e "mal cheiroso", venha um miúdo com pinta e que foi elogiado por dois dos melhores da história do futebol: Mourinho e Robson.
    Boa sorte André Villas-Boas!
    Como já disse antes, em Agosto a SuperTaça tem de ser nossa e a pseudo mudança de ciclo fica já por aqui....

    Becas

    ResponderEliminar
  6. Os mouros vieram cá fazer o quê? Tanta preocupação...

    Bem-vindo, André. Todos os Portistas estão contigo. Força!

    ResponderEliminar
  7. O nome Special Two já foi dado ao Couceiro, portanto já não está disponível. O AVB é o Special Three.

    ResponderEliminar
  8. Para mim moutinho rendia muito mais no sporting,acho que devia dar mais liberdade a ou a ele ou a beluchi,para serem as alas rapidas e o meio campo tem que ser rapido e servir tambem o ponta de lança,mais trabalho de posse de bola entre os meio campistas,troca de bola mais rapida,melhor a desmarcacao,e melhor a posse de bola,tipo barça mas melhor,nao empatar tanto o jogo,troca e posse de bola e passes a rasgar para as alas e para o ponta de lança..
    t.costa,mariano de fora, contratar ou jádson,Pastore,neymar..
    Quero ver o porto criativo no meio campo com posse de bola e explosivo nas alas,mais desmarcao e movimentos mais rapidos..
    cumps..

    ResponderEliminar
  9. Quero ver james jogar,acho que em pouco tempo varela virava de titular a suplente de luxo,esse puto joga muito..
    o pepe jogador italiano tambem é muito bom jogador,ou entao vao buscar cassano,mudava logo tudo..
    Falcao na area é muito bom,tem que treinar as movimentacoes com bola fora de area,ás vezes perde muitas bolas,nem sempre consegue segurar a bola e esperar..

    ResponderEliminar