quarta-feira, 19 de maio de 2010

O balanço da época

Chegou ao fim mais uma época, a qual não satisfez os adeptos do FC Porto pelo simples facto de que estamos mal habituados. Mas é bom estar mal habituado, é bom ganharmos dois troféus e não nos darmos por contentes, quando para outros era motivo para um grande festão... Queremos sempre mais, temos uma ânsia de vencer que não conseguimos controlar e é isso que nos torna diferentes.

As Taças
Vencemos a Taça de Portugal e a Supertaça, mas é bom que não nos esqueçamos que não fizemos mais do que a nossa obrigação, até porque defrontamos dois adversários muito mais fracos: Chaves e Paços de Ferreira. Pelo caminho até à final da Taça, apenas um jogo que podia causar dificuldades: no Dragão contra o sporting, no qual fizemos um dos melhores jogos esta época e vencemos por uns esclarecedores 5-2, que podiam ter sido bem mais. Pelo meio, nas outras eliminatórias, não esquecemos a deslocação a Belém, na qual só passamos depois de 20 e tal penaltis...

A Champions
Fizemos uma boa campanha na fase de grupos, embora tenhamos perdido duas vezes com o Chelsea, o que se pode considerar normal dadas as diferenças de planteis, mas nesses jogos tudo fizemos para merecer melhor sorte. Mas nos oitavos de final, depois de termos vencido o Arsenal no Dragão por 2-1 ir a Londres e levar 5, da maneira que se viu, foi uma humilhação sem igual... e saímos sem brilho desta prova com a honra e dignidade mal tratadas.

O Campeonato
Mas foi o campeonato que deixou muito a desejar... Não se pode admitir, nem achar normal ficar em 3º lugar (fora da Champions) e atrás do Braga. Uma equipa com um orçamento umas dez vezes inferior ao nosso e, inclusive, com jogadores dados e emprestados por nós. É inadmissível! Exibições como a da Madeira, Alvalade e Luz são mesmo para esquecer! Mas eu não esqueço porque foram mesmo muito más e custou-nos, quem sabe, o título...
Em Alvalade assisti, ao vivo, à maior humilhação de que tenho memória a par de uns 0-4 do Nacional em pleno Dragão. Foi miserável demais para ser verdade e ninguém dignificou a camisola e história do clube. Nessa altura defendi a demissão de Jesualdo Ferreira, para que viesse um novo treinador que pudesse logo desde aí preparar a próxima época e ainda nos fazer acreditar nesta. Mas Jesualdo ficou e, agora que tudo acabou, não percebo porquê... Mais importante que lhe proporcionar uma saída digna (que merece, com a vitória na Taça), era preparar logo época que aí vem, como aconteceu no tempo do Mourinho e com os resultados que conhecemos...

Os túneis tiveram alguma influência, tanto mais que desde que Hulk voltou ganhamos todos, mas todos, os jogos. E ter um jogador importante 15 jornadas ilegalmente de fora, condiciona qualquer equipa. A juntar a isto, as lesões de Varela e Rodriguez também não ajudaram em nada. Não esqueço também a forma como perdemos pontos com Belenenses, Paços e Leixões, pois existiram 3 golos mal anulados e penaltis por assinalar... Quanto ao campeão (deste ano), jogou melhor, mas é mais fácil jogar melhor e marcar mais golos quando se joga um terço do campeonato contra 10 e quando se beneficia de penaltis duvidosos e expulsões perdoadas...

Os jogadores
Nesta época ficou mais evidente que há jogadores que não têm qualidade para jogar no FC Porto. Se não fazem a diferença e são apenas mais uns, então não estão cá a fazer nada... Refiro-me a jogadores como Tomas Costa, Valeri, Belluschi, Mariano que custaram milhões e estão a tirar o lugar a jovens portugueses formados no clube.
Dos reforços, aproveitaram-se Alvaro Pereira, Varela, Beto, R. Micael e Falcao - o expoente máximo do chegar, ver e vencer. Quando se tem qualidade não se precisa de tempo nem de adaptações aos processos... Penso que estes jogadores referidos, juntamente com Fernando, com o surpreendente Guarin, Nuno A. Coelho, e claro Hulk mais um ou outro reforço poderão ser a base do sucesso da nova época.

Se Bruno Alves, Meireles e Fucile quiserem "melhores condições de vida" é favor abrir-lhes a porta, isto se baterem bom dinheirinho por eles. Se houver um clubezito da Rússia que queira um Helton ou Rodriguez também eram hipóteses a considerar...

O treinador
Parece que chegou ao fim o seu ciclo no clube e analisando friamente o seu trabalho, tem que se dizer que foi um ciclo de sucesso. Em 4 anos conquistar 3 campeonatos, 2 Taças e uma Supertaça não é para todos e só se espera que o senhor que se segue consiga o mesmo. Foi sempre um defensor do Porto e nunca calou a sua revolta para o exterior, sendo aqui que lhe reconheço o maior mérito. Mas não esquecemos a falta de capacidade de motivação, que ainda agora na Final da Taça pudemos assistir. A seu tempo, caso seja efectivamente demitido como se diz e se pensa falarei mais sobre o Professor, mas desde já o obrigado pela dedicação, profissionalismo e pelos títulos.


Venha a próxima época e as vitórias à FC Porto...

5 comentários:

  1. Subscrevo por completo e reforço a ideia que devemos aproveitar os nossos excelentes jovens que possuem muito talento.
    Cumps, F. Mestre

    ResponderEliminar
  2. Pedro, tenho seguido o que tu vais escrevendo, e venho dar.te os parabéns pelo teu comentário, apesar de não concordar com algumas coisas, mas como tudo na vida "Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos", mas espero sinceramente que o FCP arranje outro treinador que tanto o tenha defendido e mesmo colocado o peito as bala como o Professor.
    Pedro, eu sou do norte e sempre me disseram "rei morto, rei posto" e outra máxima " só sabe o que vai no convento, quem está lá dentro" e isto para lhe dizer que todos nós temos de ter um tempo de adaptação, é aqui que discordo,outra é falta de capacidade de motivação, que ainda agora na Final da Taça pudemos assistir e esta é para a 2ª máxima, com a mistura da 1ª. Faça um exercício, se coloque- se no lugar dele, dando tudo por um clube. Não sabe se os jogadores tiveram o aval dele, ou não, pois o que se diz na televisão por vezes não é verdade e você sabe como todos nós.Deve ter reparado que em 4 anos o Porto vendeu mais que nas outras épocas e ganhou muito dinheiro, com quem? com jogadores que no ano transacto não se falavam deles nem tão pouco pensava-se vender da maneira como se vendeu, eu recordo-me que Cissoko, veio e foi imediatamente jogar e o que aconteceu...já o R. Micael, precisa de adaptação(isto é o pouco sei e vejo),o quaresma não se adaptou ao Inter e foi cá um dos melhores jogadores, onde treinou com o MAIOR!!!
    Isto para frisar o que se passa no convento, só sabe quem está lá dentro.
    O Jesualdo, quando colocava jogadores (nossos excelentes jovens que possuem muito talento) diferentes, só faltava a cruz e os pregos.
    Também termino a seu tempo,falarei mais sobre o Professor, peos visto deixou de saber futebol e de treinar, naturalmente foi por isso que a UEFA o convidou para dia 22 e 23 Maio.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em grande parte do que diz Pedro,
    Na minha opinião os jovens portugueses deviam ser os alvos prioritários neste clube, antes de andarem a comprar jogadores sul-americanos aconselhados por empresários manhosos, mas enfim. Tenho esperança que a partir de agora o novo treinador,seja ele qual for, e o nosso Presidente vão tomar especial atenção a esse factor. Um dos pontos de discordia é o facto de achar que se deve apostar no guarin e não no belluschi, neste aspecto sou de opinião contrária, para mim guarin é só força, razoável para jogar contra equipas fracas de Portugal, mas são opiniões. Saudações e parabéns pelo grande blog.

    ResponderEliminar
  4. E agora treinador?? Paulo Bento, não por favor! Mas não mesmo!! Português, apenas vejo o jovem Villas-Boas para dar uma lufada de ar fresco. É arriscado, mas pelo pouco q mostrou, e pela escola q traz, penso ser de risco semi-reduzido. Acho q tem selo de qualidade, e num clube com a estrutura e experiência do FCP, acho poder ter todas as condições para nos dar sucessos e vir a ser uma grande revelação. Preciasmos de correr riscos, de pegar o touro plos cornos e mostrar quem manda. Este jovem mostra tê-los nos sítio. Pa cagança em jogos decisivos, já chega! Ou então, um estrangeiro. Há algum tempo que olho para Martin Jol, Holandês, Ex-Tottenham, actualmente no Ajax, com alguma curiosidade. Tem 54 anos, maduro mas não velho, já foi emigrante (Tottenham, Hamburgo), por isso já não tem medo de sair de casa, escola Holandesa (Adriaanse, apesar dos paranços, deixou uma imagem arrojada, de correr risco, de aposta em jovens, de inovação), experiência em competições europeias, e no último época o seu Ajax ficou a 1 ponto do título, tendo marcado no campeonato 103 golos e sofrido apenas 20 (muito melhor ataque da prova e melhor defesa). Não me parece q o campeonato holandês seja de inferior qualidade ao nosso. Não tenho numeros das suas passagens pelo Tottenham e pelo Hamburgo, mas pela ideia q tenho, em Inglaterra fez boas épocas. Seria na minha opinião uma opção muito válida. Aguardemos! Paulo Bento...NÃO, POR FAVOR!! No entanto, venha quem vier, será o MELHOR TREINADOR DO MUNDO para mim!

    ResponderEliminar
  5. Pedro,

    Concordo com o seu texto.
    Acho que o que mais me doeu foi:
    1) ficar arredado da luta tão cedo;
    2) ter a sensação que tinhamos condições para muito mais. Bastou um pouco de querer e motivação e, com 10 e com uma equipa de recurso, espetamos 3 na super equipa (quando joga com os pequenos).
    Precisamos de descansar (e parece que vamos conseguir) e recomeçar bem e fortes, sem p. bento e sem queirós - para isso prefiro j. ferreira.
    O PORTO precisa de se fazer ouvir e de chegar perto dos adeptos, dos "mesmos de sempre", dos de sempre e dos outros. Não podemos ir em grupos nem em histórias da carocha, precisamos de jogar à PORTO e de nos comportarmos à PORTO, no fundo de ser PORTO, coisa que como o Pedro disse há pouco, alguns ou não sabem o que é ou esqueceram.
    Viva o PORTO

    ResponderEliminar