segunda-feira, 3 de maio de 2010

Até os comemos!

Eles queriam festa e achavam-se capazes de nos derrotar no nosso próprio Estádio, na nossa cidade! Reservaram espaços, decoraram autocarros, montaram palcos, prepararam directos televisivos, levaram foguetes... mas foi tudo cancelado! Tiveram que meter tudo no... saco! Vieram aos milhares, cheios de peito, envolvidos na euforia resultante do facto de a duas jornadas do final ainda estarem na luta pelo título. Percebe-se porque é algo a que não estão habituados...
Até lhes bastava o empate, algo que a melhor super-equipa dos últimos 20 ou 30 anos iria conseguir sem grande dificuldade, afinal eles eram os maiores... pensavam eles. Mas por vezes, não há colinho que os salve, não há expulsão que os ajude e nem as agressões perdoadas os salvam. Isto porque do outro lado estava um Porto à antiga, em todos os aspectos, pois viu-se também um estádio "incendiado" que resultou num ambiente como há muito não se via, um autêntico inferno (sabem lá eles o que isso é) que ajudou os nossos "guerreiros" a chegar à vitória, mesmo com 10 elementos. Épico!

Como que por magia reapareceu a mística, a garra e a alma do Campeão! O orgulho estava ferido e no campo mostramos (mais uma vez) que somos mais fortes! No Dragão manda o Tetra Campeão e reavivou-se o já saudoso "até os comemos", num jogo que foi um sinal da revolta da nação por tudo o que fizeram ao Campeão. Fomos bravos e todos juntos vencemos e convencemos! Claro que depois do jogo o que interessou foi falar de umas pedrinhas e de umas bolinhas, para desviar atenções, parecendo que toda a gente se esqueceu e não enalteceu um facto importante: foi com dez jogadores que viramos o resultado e nesses dez estavam Beto, Miguel Lopes, Guarin, Belluschi e Farias, todos habituais suplentes... O que eles não diriam da super-equipa se tivessem alcançado um feito semelhante. Mas que falta de estofo de campeão que eles têm...

Apresentamos o nosso melhor onze possível e fomos uma equipa unida! Brilharam mais alto Beto, Guarin e Belluschi num jogo que até começou morno mas rapidamente aqueceu. O Visitante começou melhor e até enviou logo uma bola à barra, um susto que se sentiu mais nas bancadas do que no campo, pois a equipa manteve a atitude a calma e pouco depois Rolando, na sequência de um canto, falhou por pouco o alvo. Daí para a frente só deu Porto e o Joaquim passou por apuros com os remates de Guarin e Hulk. Mas o golo chegaria já perto do final da primeira parte, na sequência de um canto apontado por Belluschi, aparece Bruno Alves lá no alto, imperial a cabecear com força (tão violento que ele é) fora do alcance de Joaquim. Explosão de alegria! Ainda antes do intervalo, Meireles podia ter feito o 2-0 mas o remate saiu por cima...

Estava forte o Porto e o árbitro também se apercebeu disso, tanto que logo no início da 2ª parte tratou de expulsar Fucile... Mais uma vez o Visitante a jogar em superioridade numérica, algo que estão habituados este ano. Mas note-se que conseguiu expulsar Fucile num lance em que ele sofre duas faltas e na vez do penalti resolve exibir o amarelo e vermelho para ver se equilibrava as coisas. Missão cumprida! Certo é que equilibrou, pois pouco depois o Visitante empata. Respirou de alívio o Benquerença...

A festa que eles queriam parecia ter chegado, com ajuda mais uma vez. Mas o Porto cerrou os dentes e com dez foi para cima deles. Durou 2 minutinhos a festa, pois Farias aguentou a carga, rodou e bateu Joaquim pela segunda vez! Nova explosão de alegria. Ali todos soubemos que não fugia esta vitória. O Dragão estava vivo e não ia deixar os lampiões festejar, até porque por esta altura o Braga também marcara. Mas ainda faltava meia hora e estávamos a jogar com 10. Mas a nossa força era de tal ordem que, mesmo assim, criamos mais oportunidades, com destaque para uma arrancada de Guarin ainda no nosso meio-campo que acabou perto da grande área do visitante onde rematou com a bola a sair um pouco ao lado. Depois outra arrancada, desta vez de Hulk, pela direita, ofereceu a bola a Guarin que rematou com estrondo na barra! Só dava Porto! O momento da noite - a estocada final - estava guarda para Belluschi, que da esquerda flectiu para o meio e depois do TÚNEL a Aimar, mandou uma bomba para o fundo da baliza do Joaquim! Golaço! E com estrondo cancelou-se uma festa há muito anunciada...

Uma nota final para o Sr. Olegário Benquerença que "Bemquetentou" ajuda-los, mas não conseguiu. Expulsou Fucile por simulação num lance que é agarrado duas vezes na área e depois não expulsa Coentrão e Di Maria pelo teatro habitual. Não esqueçamos que este é o árbitro que tudo permite ao Sr. Luisão. Depois de um pontapé nas costas a um jogador do Nacional caído no chão, ontem deu um soco a Belluschi e como na outra vez só viu o amarelo... coincidências. Por falar em Luisão, pergunto se não há castigo para um jogador que atira objectos para o público...

Por mais que falem de tácticas, técnica dos jogadores e audácia dos treinadores, o importante é a vontade, o crer e a raça com que se entra para um jogo. Nisto fomos novamente insuperáveis, fomos o Porto! E quando se joga à Porto não há tácticas, árbitros, castigos ou túneis que nos parem!

Parabéns rapazes! Sabemos que não ganharam nada, foi apenas mais um jogo, mas foram heróis. Não permitiram festas nem humilhações na nossa casa e mostraram que não somos bombos da festa de ninguém. Festa que tem sido sucessivamente adiada e quem sabe se o Rio Ave não faz uma gracinha... Isso é que era!

O Porto é nosso!
O Porto é nosso!
O Porto é nosso e há-de ser!
O Porto é nosso e há-de ser...
O Porto é nosso até morrer!

20 comentários:

  1. Grande vitória do FC Porto, grande atitude dos nossos jogadores, sempre bravos a lutar contra tudo e contra todos!
    Nota para a atitude deplorável de Luisão que ao intervalo atirou violentamente uma bola de golfe aos adeptos.
    Por atitude similar, a Federação Alemã de Futebol (DBF) condenou o avançado do Hamburgo, Paolo Guerrero , a uma suspensão de 5 jogos depois de este ter atirado uma garrafa de água contra um adepto no fim do jogo contra o Hannover 96 .
    Além da suspensão, Guerrero teve de pagar uma multa de 20 mil euros. O Ministério Público de Hamburgo abriu um processo contra o atleta que pode vir a ser acusado de um crime de agressão física .
    Este gesto que pode valer castigo ao central, já que o artigo 125.º do Regulamento Disciplinar, sobre o "uso de expressões ou gestos ameaçadores", prevê na alínea 4 - "contra os espectadores" - suspensão de um a dois jogos e multa de 100 a 500 euros.
    Mas vamos esperar (sentados) para ver o que vai fazer o CD a Luísão!

    ResponderEliminar
  2. Depois disto so falta ser dito que mais uma vez aqueles que VINHAM para fazer a festa nao se esqueceram dos melhores amigos (sim os famosos petardos)pelo menos dois acabaram por rebentar no meio de adeptos portistas,ninguem fala disso? so falam de bolas de golf?

    É vergonhoso!

    Depois do que aconteceu na final da taça de portugal continuamos a ver o mesmo,sempre pelos mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Ah Pedro,

    Graças a Deus que somos PORTO

    só uma precisão: "O Visitante começou melhor e até enviou logo uma bola à barra". O visitante não enviou uma bola à barra. O visitante (a dona Maria)) xuta a bola que desvia no nosso B. Alves e depois vai à barra. Iam tirando mais um dos enumeros piços da época.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  4. Para verem a IGNORANCIA dos adeptos de um clube basta ver os festejos do estadio do ladrao aquando do golo do braga qual é a a parte de adeus champions que nao perceberam????????
    Tirando o facto do fucile ter que levar segundo amarelo na 1º parte e marcarem o 2 golo fora de jogo ganharam bem.
    E agora nao se esquecam VIVA AO RIO AVE!!!! AAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    Querem apostar que JF continua... Viram os festejos no final do jogo garantiram a EURO LIGA ESPECTACULAR...
    Parabens pelo 3 lugar e nao se esquecam que este campeonato fica marcado pelo castigo do Hulk o homem joga muito...

    SEIXO PAULO O REI

    ResponderEliminar
  5. Oh Seixo! Qual a parte que não percebeste que para um adepto do Porto é indiferente ficar no 2º ou no 14º lugar? Tudo o que não seja 1º é mau!

    Agora..vocês queriam festa no nosso estádio mas não foram capazes sequer de empatar a jogar contra 10! São miseráveis e mostraram que não têm estofo de campeão! A jogarem com o vosso melhor 11 contra uma equipa com 6 suplentes...reduzida "cirurgicamente" a dez jogadores (mais uma vez a jogarem com mais um não é?)...

    2º golo fora de jogo? E óculos, não? Ahh e o 3º também devia ser invalidade por ter sido com muita força... Sempre ouvi dizer que não vale estouros...

    Mesmo que ganhem ao Rio Ave, já não vos irá saber tão bem, porque o que queriam era ganhar cá... mas no Porto mandamos nós!

    ResponderEliminar
  6. Pro Seixo

    Começando pela parte dos festejos....é normal que os adeptos do FC Porto festejem quando (segundo os benfiquistas) o FC Porto B marca um golo. No que diz respeito ao Hulk basta dizer que em 18 jogos tem 6 assistências para golo apenas menos uma que o poderoso Cai Maria em 27 jogos. Festejar o 3º lugar não sei o que isso é estou habituado ao 1º mas uma vez que está tão habituado a 3ºs e 4ºs podia explicar aos portistas qual é o sentimento.

    ResponderEliminar
  7. Claro!!!!!
    E ainda vao ser campeoes!!!!!
    Esquecem se é que em campo neutro levaram 3 na pá!!!!!!
    Festejem com força...
    E claro o 3º lugar é igual ao 2º quando vires o falcao o b alves e o r meireles a ir embora e nao comprares ninguem és capaz de perceber que sem dinheiro nao à palhaço...
    Como as coisas mudam ganham ao glorioso perdem a hipotese de chegar a champions mas o que é bom é que nao foram cabeçudos... TRISTES..
    Mas nao comentaste o 2 amarelo ao fucile na 1 parte é que segundo os teus comentarios aos jogos do slb isso mudava o jogo todo.
    PARABENS ANTI´S

    Domingo RIO AVE SEMPRE...

    SEIXO PAULO O REI

    ResponderEliminar
  8. Seixo Paulo, o rei... da estupidez. Entendo que não devemos levar a peito os comentários desses pobres coitados. Tanto queriam festejar e não os deixaram! Não se faz! É triste...

    Foi um vitória de atitude, de garra e de classe. Sem espinhas.

    Continuo a achar que, sector a sector e jogador a jogador, a nossa equipa é muito superior à do clube do regime. Não tem é a mesma comunicação social nem os favores dos árbitros e da liga.

    Não tenho nenhuma dúvida que Jesualdo Ferreira é muito superior ao treinador do 5º lugar da época passada, com muito mais conhecimentos que o auto-proclamado rei da táctica e com uma postura incomparável. Se deve ou não continuar isso é outro tema de discussão, devendo a decisão ser bem ponderada em função do projecto e das alernativas.

    O FC Porto está vivo, meus amigos! Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  9. A FRASE DO ANO:

    "O FC Porto está vivo, meus amigos! Viva o FC Porto."

    E ja agora acrescento "GARANTIU A EUROLIGA"

    AHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA




    SEIXO PAULO O REI

    ResponderEliminar
  10. ahahah...! É assim que gemes quanto te metem a palhinha? Já nem te deve doer, mas mesmo quando te doía, gostavas, diz lá?

    Olha, já que metes tanta coisa entre as pernas mete também o rabinho... ó rabicha.

    Vai p'ra beira dos mouros da tua classe que eles consolam-te. Gostam muito!

    ResponderEliminar
  11. Oh Ruimanuelfcp,
    Aí esta estala-te o verniz todo...
    Mas isto nao é para falar de futebol?!?!?!?!?! "palhinha" "rabinho" "rabicha" onde aprendeste esses termos? Tens complexos?!?!?!? Mas a que proposito?!?!?!?!?!

    DEVIAS TER VERGONHA NESSA CARA... Acredito que deves estar a passar por aquela fase estupida tipica dos putos que so falam em rabo... Cresce...

    Acho que hoje dá a RUA SESAMO na rtp 2!!!!! NAO PERCAS!!!!

    E NAO TE ESQUECAS O PORTO ESTA FORTISSIMO!!!!! RUMO A EURO LIGA...

    E O SLB EM CRISE COM UMA DERROTA EM 6 MESES!!!!!

    SEIXO PAULO O REI

    ResponderEliminar
  12. Oh Seixo, não percebo a tua bazófia... falas como se andasses sempre a passear classe na Liga dos Campeões. Nos últimos 10 anos foste lá duas vezes e este ano com jeitinho ainda vais à pré-eliminatória...

    Relembro que a última vez que andamos nessa tal liga Europa, que era a taça Uefa, vencemos!

    Querias festa ontem não era? Era preciso que tivessem estofo de campeão para empatar no Dragão a jogar contra 10... Um super-benfica, o melhor dos últimos 30 anos precisa da última jornada para ser campeão?

    ResponderEliminar
  13. Pedro,
    Então não era o melhor do milénio?

    Que tristes, estva era borradinhos de levarem uns 6

    ResponderEliminar
  14. Pedro,
    Como deves calcular num blog faccioso anti benfiquista que incita a violencia, que permite faltas de respeito em comentarios que nada tem a ver com o futebol, que festeja derrotas europeias do benfica, que mente em estatisticas descaradamente,que transmite escutas do LFV quando se sabe a pouca vergonha do presidente que tem, ta a espera do que que eu seja JUSTO quando o voces so vomitam odio?!?!?!??!?!?!?
    É obvio que querem ter palas entao eu tambem as ponho...
    Porque se quiseres uma opiniao sincera e justa eu também a dou...

    Ganharam ontem porque foram melhores em campo com grande raça...

    E quanto ao BENFICA vai ser campeao (assim o espero) porque simplesmente é MELHOR. E se vieres com arbitragens é obvio que levas com o passado porque se reconheceres o obvio eu tambem te digo nos ultimos anos em que foste campeao nao me lembro de 1 que nao fossem melhores dentro de campo!!!!!
    Mas como diria o outro eu danço conforme tu cantas...
    Queres o discurso do bota abaixo eu tou la tambem na luta...

    Podemos estar em lados opostos mas da minha parte como da tua até hoje sempre falamos de bola...

    ABRAÇO

    SEIXO PAULO

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde!!
    É primeira vez que vou comentar neste blog!

    Falando sobre o jogo...
    Um jogo á Porto,grande vitoria sobre o clube dos milhafres,a super equipa que mesmo jogando contra 10 nao conseguiram sequer obter um ponto necessario para serem campeoes!
    Grande jogo de Bruno Alves!!
    Bom jogo de Beto,sempre que foi posto á prova demonstrou qualidade.
    Belluschi,golaço,uma cueca ao Aimar(preso por arames) e pontapé tremendo!
    Guarin,cada dia que passa continua a supreender-me.
    Fucile,raça.
    Alvaro Pereira,um enorme coraçao,parece que nunca acabam-lhe as pilhas.Nao sei se repararam mas ele aos 90m de jogo faz um pique de mais de 50 metros so parou qd sofreu falta do irmao gemeo do emplastro (M.Pereira).

    VIVA F.C.PORTO!!!!

    EXCELENTE BLOG!! PARABENS!!

    ResponderEliminar
  16. PARABÉNS TETRACAMPEÃO!!! Queriam festa, tiveram-na.
    No Dragão manda o Campeão! Lindo, lindo era o Rio Ave ganhar na pocilga do Colombo.

    ResponderEliminar
  17. Realmente, ó Seixo Paulo, a um um inocente como tu nem devia passar cartão.

    Estás bem informado em relação a programas infantis. Deve ser por isso que vives na fantasia... e não cresces!

    Eu não falo só em rabo. Tu também não! Passas é a vida é a oferecê-lo. Nestas bandas, entre Portistas, não adianta. Aqui comem-se mouros mas não é dessa maneira.

    Em relação a lampiões, não tenho complexos, sinto é nojo. Reconheço, no entanto, que o que deveria sentir era pena. Mas o melhor será passar a ignora-los.

    Isto aqui, julgo que com intenção de quem criou este blog, é para falar de futebol. E, embora seja um espaço direccionado para Portistas, o seu autor não interdita o acesso a adeptos de outros clubes, apesar de a intensão destes ser, apenas, provocar.É certo, também, que de futebol nada percebes. Seria inútil tentar ensinar-te alguma coisa.

    Existem, também, inúmeros blogues de benfiquistas. Eu, enquanto Portista, jamais seria capaz de participar em algum deles, ainda para mais com atitudes provocatórias. Por respeito pelo espaço deles e por mim próprio.

    A Euroliga, anterior Taça UEFA, é ao que o teu clube está habituado e nunca ganhou. Ao longo de muitos anos, na última vez que lá estivemos, ganhamo-la.

    O slb(osta), em cerca de um mês, perdeu por duas vezes, onde sofreu 7 golos.

    O teu clube está sempre em crise, mas fica tranquilo que os árbitros e a liga resolvem...

    Eu não preciso de ter vergonha na cara e não tenho complexos. E tu, sabes o que significa vergonha... e o que são complexos? É o que não te falta e o que tens de sobra. Senão não vinhas para aqui. Complexos de inferioridade, claro.

    Bem, sinto muito mas já te dei mais atenção do que mereces. Desanda.

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao jogo de ontem, ganhou a equipa que marcou mais golos, que foi mais raçuda, que teve mais vontade de vencer.

    As oportunidades foram iguais em cada lado. Em quilómetros o benfica correu mais, mas em posse de bola (sem ter a certeza) penso que o porto deve ter tido mais. Até em lances polémicos houve equilibrio. Estive a ver o jogo com gente dos dois lados e todos concordamos que o arbitro não esteve bem, mas os erros foram para os dois lados.

    Num jogo que já se esperava de luta e grande emoção, ganhou e BEM a equipa que mais golos marcou e que foi a mais oportuna.

    Gostava de salientar também, que tirando as picardias normais e brincadeiras normais entre jogadores, não vi nenhuma agressão nem provocações bárbaras entre jogadores, vi sim jogadores que no calor do jogo tentam dar tudo para vencer e por vezes se desorientam um pouco, mas rápidamente pedem desculpas.

    Parecia um jogo entre amigos em que entre amigos nos insultamos no campo, mas no final tomamos banho e vamos para os copos e ficou tudo lá dentro.

    Falta aos adeptos seguirem este exemplo. Hoje faço eu peito amanha faz o outro, o futebol é engraçado e apaixonante por isso mesmo.

    Ontem tive que embrulhar e BEM!

    Como habitante da cidade do Porto percebo perfeitamente o que é para um adepto do Porto ter evitado a festa aqui nesta jornada, dai entender a razão de tantos festejos.

    Agora a pergunta, onde esteve esta raiva e este futebol todo o campeonato?

    Os campeonatos são assim, o que ganha esteve superior e mais regular, o que perde fraquejou em algumas alturas!

    Por isso, há que admitir que este ano o Benfica será um justo campeão, assim como nos últimos 4 foi o Porto.

    Cumprimentos a todos de um apaixonado por futebol e benfiquista

    PS: Acho que se deve frequentar blogs e ouvir os dois lados, só assim se pode entender melhor tudo! Ouvindo sempre os mesmos teremos tendência a tomar um único partido e tornarmo-nos facciosos! Ouvir e ler a opinião dos dois lados permite entender e perceber melhor as diferentes visões das coisas!

    ResponderEliminar
  19. Ora aqui está um belo comentário! Parabéns... mas não pelo título, porque esse ainda não está ganho ;)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Um comentário que apreciei, deste anónimo Benfiquista (e aqui, permito-me pôr um B maiúsculo), pelo qual lhe endereço os meus parabéns.

    Gostaria de lhe dizer que a partilhar opiniões desta forma e com a elevação patente no seu comentário, seria um salutar convívio participar em blogues dos mais diversos clubes. Infelizmente, deste género, são raríssimos.

    Todos temos uma coisa em comum - gostamos de futebol. O futebol deveria ser um factor de convívio e de amizade. Qualquer um de nós tem na família e amigos adeptos do Porto, do Benfica ou do Sporting. Não é, com certeza, factor para nos passarmos a odiar.

    Recordo que o FC Porto, sempre que se desloca a Lisboa, estagia num Hotel de um antigo presidente do Benfica (o melhor das ultimas décadas), com que Pinto da Costa mantem uma grande amizade, desde há muitos anos. Isto poderia ser um bom exemplo.

    Embora pudesse rebater algumas questões e acrescentar outras, quero referir, apenas, uma - o Luisão deveria ter sido expulso por agressão ao Bellusci.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar