quinta-feira, 15 de abril de 2010

Com goleada para Oeiras

Lá vamos nós à final de Oeiras, pelo 3º ano consecutivo. Desta vez o adversário ainda será mais acessível que no ano passado, pois trata-se do Desportivo de Chaves, equipa que ocupa a penúltima posição da 2ª Liga.
Para chegar à final tivemos de deixar pelo caminho equipas como o Oliveirense, Belenenses, Sporting e agora o Rio Ave. Este novo modelo de meias-finais a duas mãos, que à partida favorece as equipas mais pequenas, não resultou pois o FC Porto venceu no conjunto das duas mãos por 7-1. E este último jogo no Dragão não foi mais do que o cumprir calendário e até pareceu um jogo-treino.

Na primeira mão, disputada a 24 de Março, o jogo foi bem mais complicado do que o de ontem. Como era na casa do adversário, apresentamos o nosso melhor 11 e, depois de uma primeira parte mais dividida, que acabou empatada a 1-1 com golos de Ruben Micael e Bruno Moraes, no segundo tempo disparamos para a vitória. Primeiro por Meireles e depois por Guarin que fechou o marcador em 1-3. Bom resultado que não colocava em causa a passagem à final. Mas ainda era preciso mais um jogo...

Ontem foi a vez de se jogar no Dragão (que se apresentou bastante despido de público) e com o largo resultado da 1ª mão, Jesualdo optou por deixar muitos titulares e fora e fez alinhar Beto, Fucile, Maicon, B.Alves e Addy (estreia). Fernando, Valeri e Belluschi. Ruben Micael, Orlando Sá e Farias.
O ritmo da partida foi a de um jogo-treino, com o Porto a entrar sem grande vontade de meter velocidade no encontro e por isso as primeiras oportunidades pertenceram ao Rio Ave, bastantes diga-se. Mas foi o Porto que, aos 20 minutos, chegou ao golo, sem muito ter feito por isso. Belluschi de livre directo, repetiu o que já tinha feito esta época diante do Estoril e rematou sem hipóteses para Carlos. O Porto lá acordou e pouco depois podíamos ter chegado ao 2-0 por Orlando Sá. Mas como a noite não estava para os pontas-de-lança, Farias pouco depois desperdiçou uma grande penalidade. E chegava ao final uma primeira parte chata de um jogo sem história.

Para a segunda parte estava reservado o melhor do jogo, pois a entrada de Falcao e Hulk veio trazer o que nos tinha faltado até então: intensidade e dinâmica. Mas foi já com Guarin em campo, e por intermédio deste que chegamos ao 2-0. Um grande golo, do meio da rua, a fazer lembrar aquele que nos colocou fora da Champions no ano passado... Mas Guarin fez o que se exige a um jogador quando tem espaço: REMATAR! Por vezes dá dó assistir aos rodeios que se fazem parecendo que querem entrar com a bola pela baliza. Futebol é golo e por isso há que rematar. Foi assim também que chegamos ao 3-0, por Ruben Micael, que depois de uma jogada de Hulk pela direita, viu sobrar uma bola para a entrada da área e de primeira rematou com força e colocação para o golo. Depois apareceu Falcao, o nosso melhor jogador. Primeiro numa arrancada a meio do meio campo, chega à entrada da área e tira dois adversários do caminho e rematou colocado com o pé esquerdo, mas a bola saiu direita ao poste. Era um golão! Mas pouco depois lá marcou mais um golo para juntar à sua conta. Cruzamento na esquerda de Valeri e de cabeça (à Jardel) Falcao fez o resultado final.

E pronto, estava feito! Já chega de jogos com o Rio Ave. Agora lá vamos a Oeiras para mais uma final daquelas que não são para jogar, mas sim para ganhar.

12 comentários:

  1. o jogo valeu pela presença em Oeiras na final da Taça.
    e valeu também pelos belos golos, todos eles. agora venha o campeonato e esperemos pelos encostos do Braga, ainda que estes valham o título aos lamps.....mas se não tivermos possibilidade de ir à champions lá teremos de pôr a fasquia Liga Europa bem acima.

    Becas

    ResponderEliminar
  2. Pedro,
    Taça é taça e cuidado com o Chaves porque vai ser o jogo da vida deles e não podemos desrespeitar isso.
    Acho que uma eliminatória a 2 mãos favorece os mais fortes que podem correr o risco de ser surpreendidos numa delas e depois rectificar, já o contrário não é muito fácil como se verificou com o R. Ave
    Por falar em R. Ave é uma equipa por quem tenho algum carinho por ser a equipa da terra do meu falecido avô - podiamos ter ganho só 1-0, com o golo de Guarin que serviria para ele começar (de vez) a acertar na baliza. O golo de Falcão guardariamos para enfardar nos slb's.
    Ao contrário do que tenho visto em quase todos os "nossos" blogues, acho que o jogo de ontem não deu para avaliar nada nem ninguém, "pareceu um jogo-treino", só me pôs a pensar no trabalho para preparar a próxima época, que trabalho, melhor que trabalhão.
    J. Ferreira teria que escolher onze para jogar este jogo mas as escolhas mais uma vez...mais vale não falarmos disso. Bom era ganharmos 4-0 ao Guimarães que bem merecem

    ResponderEliminar
  3. Cuidado com o Chaves? por amor de deus.......

    Faz me lembrar aquando do jogo com o Oliveirense, que andavam a dizer que ia ser um jogo dificil..DASS!

    Que não vão para lá jogar com os juniores armados em gozões ainda aceito, agora menos de 5 é derrota..

    tuba

    ResponderEliminar
  4. Sim... por favor...
    Ter cuidado com o Chaves?! O Chaves? Equipa que está para descer de divisão? Não pode passar na cabeça de alguém não ganharmos ao Chaves... E ninguém venha dizer que é um jogo difícil porque se trata de uma final bla bla bla... SOMOS O PORTO minha gente! E com todo o respeito que o Chaves me merece, temos a obrigação, de lhes ganhar até com o juniores... e 1-0 é pouco... como no ano passado ganhamos ao também modesto Paços de Ferreira...

    Quem não ganha ao Chaves vai ganhar a quem?

    ResponderEliminar
  5. Caros Pedro e Tuba,
    Vocês...amigos, fossem assim os n/ artistas e não estavamos a 11 pontos.
    Quando dogo cuidado c/ o Chaves é obvio que não penso que o Chaves em condições normais perca por menos de 3-0 c/ o PORTO. O que quero dizer é que o PORTO a jogar à bola, com a equipa que defriontou o R. Ave na quarta e c/ o N.A.Coelho e o S. Oliveira ganha a Taça e faz a festa. Agora se o PORTO preferir entrar em campo como entrou no Dragão contra o olhanense do n/ J. Costa, além, da chatice vai ser uma chatice
    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  6. Amigos tenho uma noticia PAULO BENTO É O PROXIMO TREINADOR DO PORTO. A mulher dele confirmou a uma amiga em comum. A SERIO.

    Leonor Seixas

    ResponderEliminar
  7. Ja agora uma curiosidade se houvesse justiça e se ganhasse o melhor quem seria?
    Braga ou Porto

    Luis

    ResponderEliminar
  8. Entao o porquê de nao querer o J. Ferreira?

    Luis

    ResponderEliminar
  9. Já expliquei isso vezes sem conta...
    Note que no ano passado ganhamos Campeonato, Taça e atingimos os 4º de final da Champions e eram poucos os portistas agradados com a continuidade do Professor... E só ficou porque teve de ser...

    Mas este ano não tem...

    ResponderEliminar
  10. Pedro e Luis,
    Só uma coisita este ano se houvesse justiça não saberiamos quem era o melhor. Andam para aí resmas de xlb's a reinvindicar o titulo de melhores, mas melhores do que o quê? Melhores do que o PORTO, ou melhores do que o PORTO que deixaram jogar?
    Relativamente ao xlb/braga, em confrontos directos parece-me que o braga foi melhor (na altura podia jogar com os seus jogadores, incluindo Vandinho)

    ResponderEliminar