quarta-feira, 1 de julho de 2009

Obrigado COMANDANTE!






Quando já todos pensávamos que o LUCHO ia ser uma nova "bandeira" do clube (até seria este ano o 1º capitão) e por cá iria ficar para o resto da carreira, surge em poucos dias a hipótese de o vender. Venda essa que infelizmente se concretizou e a todos espantou!
Em termos de "vendas" e financeiramente falando, sabemos que foi um bom negócio. Sai um dos mais bem pagos do plantel e por um valor (18 milhões de euros, que poderão atingir um máximo de 24) que não sendo nada de extraordinário, é significativo para um jogador de quase 29 anos. De referir que, quer o Porto em 2005 quer o Marselha agora, fizeram na aquisição de Lucho o seu maior investimento de sempre.

Mas como o futebol não é só "negócio", será que o plano financeiro não vai hipotecar o plano desportivo? Esperemos que não... mas com a certeza de que se Lucho ficasse tudo iria ser mais fácil.
Não se pode condenar o jogador, pois sair para ir ganhar cerca de 300 mil euros/mês é logicamente uma boa opção, mesmo mudando para um clube bastante inferior.
Mas será que o Porto fez de tudo para o segurar? Será que não se perde mais do que o que se ganha com esta venda? Só futuro o dirá, mas o clube de certo não acabará!


É com tristeza que se vê partir um jogador como o Lucho, que tudo de si deu pelo clube. Um senhor profissional que conquistou o carinho dos adeptos, o admiração dos colegas e a respeito dos adversários. Parte com o dever mais do que cumprido e certamente deixará saudades no clube que por 4 anos comandou. Na memória ficará sempre a imagem de um jogador fino, elegante em campo. Técnica apurada e passe preciso. Nunca foi um jogador rápido mas tem uma inconfundível passada larga, que tanto o fazia aparecer atrás para ajudar como na frente a rematar. Fazia tudo parecer fácil. Um excelente jogador!
Foi um prazer vê-lo de Dragão ao peito por 145 vezes! Depois de 44 golos marcados e muitas outras assistências feitas, despede-se agora e já deixa saudades. Mas vai com o Curriculum actualizado como quase todos que pelo Porto passam: 4 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e uma Supertaça.


Como já tive oportunidade de te dizer: Obrigado Comandante! Obrigado por tudo que por nós fizeste.
Certamente, também não te esquecerás de nós. Só não te disse "Boa sorte, tu mereces" porque tinha a esperança que ficasses.



Nota ainda para um facto que penso ser inédito. Um clube deixar sair no mesmo ano os 3 capitães de equipa... Pedro Emanuel, foi o primeiro, Lucho foi agora e Bruno Alves deve ser o senhor que se segue. Mais estranho se torna quando isto acontece no FC Porto. Quem vai transmitir o que é o Porto a quem chega? Quem vai incutir o espírito vencedor, a garra, a mística? Serão Guarins? Tomas Costas? Marianos? Eu posso ir lá dar uma ajuda... Será Raul Meireles capaz disso? Isto se também ele não sair, pois ainda recentemente referiu que se surgir uma oportunidade não rejeitará. Na mesma entrevista disse que o balneário ia ficar à deriva com a saída dos Capitães... Bons tempos não se avizinham, mas ainda há crédito e confiança em quem dirige.

Os jogadores, treinadores e dirigentes passam e o clube fica.
O Porto somos nós!





3 comentários:

  1. Mais um bom post do amigo Pedro, muito sentimento aqui depositado!

    Realmente é uma perda para o FC Porto e para o futebol português, pois estamos perante um dos melhores jogadores que por cá passaram nas ultimas décadas!

    ResponderEliminar
  2. Hoje nasce mais um filho.
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Visitem. !!Passem por lá:
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Acabei de postar a minha vizão desta venda de Lucho .
    E ainda um video de homenagem.
    Abraço portista

    ResponderEliminar
  3. agradecia muito que postasses o meu blog na tua lista. visto que estou a ter dificuldades a divulgar.ficava muito agradecido.
    fcporto sempre

    ResponderEliminar