quarta-feira, 28 de março de 2012

Isto começa agora!

Vamos esquecer o que se passou até agora. Vamos esquecer as humilhações e eliminações que este ano nos deram depois de uma época tão boa. Vamos esquecer que até agora vocês quiseram tudo menos vencer este título. Vamos esquecer que andaram sempre com a cabeça noutro lado. Vamos esquecer que não sabem que camisola é essa que vestem e o que representa esse emblema que trazem junto do coração. Vamos esquecer o Vítor Pereira. Vamos esquecer o mau planeamento da época. Vamos esquecer as decisões que não se tomaram e as que se tomaram erradamente. Vamos esquecer tudo o que foi mau...

Vamos unir-nos e acreditar que isto começa agora! Faltam apenas 6 jogos e dependemos de nós para sermos Campeões! Ou melhor, dependemos de vós, porque por nós já éramos... Mas são apenas vocês que nos podem dar esta alegria! É com vocês que vamos estar até ao fim, porque queremos muito este título! Nós merecemos e vocês sabem disso.

Sabem também que se o conseguirem esqueceremos de vez esta época miserável e no final, mais uma vez, festejaremos juntos... porque afinal fomos os CAMPEÕES! Mas se não vencerem serão para sempre recordados como "aqueles jogadores que em 2012 não quiseram ser campeões".

Depende de vós... FORÇA RAPAZES!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Podemos até conseguir, mas não merecemos!

Quem desperdiça tanta oportunidade para resolver de uma vez por todas a história deste campeonato não merece ganha-lo! Junte-se a isto a miserável qualidade de jogo apresentada durante toda a época. A paciência dos adeptos está a esgotar-se e mais não podem fazer... Vão para todo o lado com a equipa, apoiam do principio ao fim e, este ano, são os únicos no clube que merecem ser campeões.

No início do jogo de ontem, os jogadores até foram junto da claque com um cartaz (com erros) autografado por todos os jogadores com a mensagem: "Hoje precisamos da vossa força para ser-mos campeões", como se alguma vez tivesse faltado...
No próximo jogo sugiro um pano gigante com a frase "Hoje precisamos que joguem a bola para sermos campeões!"

Ontem, apesar da pouca qualidade de jogo, até dominamos a partida. Já vi muito pior esta época, como recentemente na Madeira por exemplo. E na altura os que disseram que ganhamos e é o que interessa, não perceberam que a jogar assim mais dia menos dia perde-se pontos... aconteceu ontem mais uma vez. Depois de os outros terem empatado era OBRIGATÓRIO VENCER! Mais uma vez não conseguimos, mesmo depois de termos o jogo completamente na mão. Se ontem até rematamos muitas vezes, 23 creio, só chegamos ao golo com ajuda do adversário, pois nós não fomos capazes de meter nenhuma lá dentro... Pior que isso, é permitir a um adversário que nada fez no jogo (e ontem o Helton nem precisou de defender nada) consiga chegar ao golo num canto, com um JOGADOR A CABECEAR SOZINHO NO MEIO DE 7 JOGADORES NOSSOS! É demais... Foi o treinador que disse para defenderem assim? Não acredito... mas vem falar dos "bloqueios" dos outros e a equipa dele não consegue "bloquear" um gajo que aparece sozinho na área no meio de SETE dos nossos... enfim!

Com as "abébias" que se vai dando, hoje o Braga não vai desperdiçar e é vê-los passar!

Eu ainda acredito, porque como se costuma dizer, ainda dependemos de nós. Mas este ano isso é que é o problema!! Podemos ser campeões porque faltam apenas 6 jogos... acredito que vamos sê-lo, mas sei que não merecemos. E o meu maior receio em caso de sucesso é que Vítor Pereira continue a ser o nosso treinador na próxima época... Porque vir no final de um jogo destes queixar-se do árbitro é no mínimo desespero!!

Nota final: e a prioridade não era o jogo da Taça da Liga, era o jogo de ontem com o Paços... Imagino se não fosse...


quarta-feira, 21 de março de 2012

"Desta já estamos livres"

Não gosto de perder e com estes nem a feijões, mas pronto, lá arrumamos de mais uma prova... justamente diga-se porque o adversário fez mais por merecer e deu mais importância à competição do que nós. Dado o nosso discurso até fizemos mais do que imaginava. Apesar de termos entrado a dormir e termos sofrido logo um golo, tivemos uma boa reacção e com alguma felicidade à mistura demos a volta. Pensei então que afinal íamos ter Porto mas o gás durou pouco... foi meia horinha apenas "porque o importante é ganhar em Paços!"

Depois da meia hora tentamos segurar o jogo e sair no contra-ataque e cá atrás era a barra que nos safava por 3 vezes em 5 minutos... O empate adivinhava-se e aconteceu, mas em falta! É bom referir que o Sr. Luisão fez falta, o que é habitual. O tal bloqueio...ou obstrução! Mas por falar em bloqueio, alguém se esqueceu de bloquear o Javi Garcia que recebeu a bola sozinho e cruzou à vontade para o Nolito que também ele não foi bloqueado por ninguém...

Na segunda parte quase não existimos ofensivamente e o jogo perdeu o interesse e intensidade da primeira parte. Acabamos por sofrer mais um golo do mal amado... que bateu a nossa defesa em velocidade! Tudo o que ele não tem... Até final tempo para nos gamarem um lance por suposto fora-de-jogo de Hulk, que iria dar golo certo... Mas não foi pelo árbitro que perdemos! Afinal o jogo nem era assim tão importante e nem percebo porque no final o nosso treinador e Presidente vieram queixar-se do árbitro... mas sem mostrarem grande insatisfação com a derrota. Pois eu não gosto de perder, muito menos com estes!

Mas então se o jogo de Paços é que era importante então porque não jogou Maicon que não vai poder jogar em Paços? Para dar rodagem ao Mangala? Então porque não demos rodagem ao Varela ou Iturbe em vez de apostar no A.Pereira para médio? Por falar em médios os nossos estão por um fim... no meio-campo não dá para fazer gestão simplesmente porque não temos mais...

Bom agora, como pretendiam, só temos o campeonato e faltam apenas 7 jogos! Temos mesmo de mostrar que queremos vencer e não fazer como na Madeira ou como no último jogo no Dragão! O alarme já suou... resta saber se todos ouviram!

Força Porto, que bem precisas... porque o gás está a acabar.

terça-feira, 20 de março de 2012

Prioridade é VENCER!

Muito sinceramente não percebi o atípico discurso "cagão" do nosso Presidente e por consequência do nosso treinador! Estava eu cheio de "pica" para vencê-los MAIS UMA VEZ e este discurso tirou-me toda a crença e ânsia de, pela 4ª vez consecutiva, ir lá a casa deles GANHAR! Se a mim me desmotivou, imagino aos jogadores... Mas mais logo veremos.

- "Sei que o treinador pensa utilizar os jogadores que não têm jogado muito..."
- "É óbvio que tudo pode acontecer nestes jogos, mas este não tem a importância dos outros."
- "Penso em tentar ganhar o campeonato...Ninguém se pode admirar que a nossa aposta não seja o jogo de terça-feira"
- "Mas temos de definir prioridades e há muito que apontamos ao campeonato, pelo que esta prova não é uma prioridade, nem podia ser."

Este discurso serve para no caso de vitória dizermos: "mesmo sem ser prioridade vencemos lá de novo e somos mesmo os maiores", no caso de derrota: "Ahh e tal não era importante nem prioridade". Já todos sabemos que a prioridade é o campeonato!! Mas isso não invalida que possamos ganhar este jogo e que também ele seja importante!! Quanto mais não seja para impedir que os lampiões ganhem alguma coisa este ano... Aliás, esta prova foi criada para eles puderem ganhar alguma coisa! Mas se estamos em posição de impedir isso, vamos deitar a oportunidade fora?

Depois falarem de gestão do plantel é no mínimo ridículo... Fomos afastados da Taça, da Champions e da Liga Europa e só nos resta o campeonato e... esta Taça da Liga!! Não temos mais nada para jogar e dizem que temos é de pensar no jogo de Paços no DOMINGO!? Poupem-me porque hoje é TERÇA!! O que diríamos se tivéssemos jogo para o campeonato na Sexta-feira e se ainda estivéssemos na Champions...
Hoje devíamos jogar com os melhores e mais nada! Isto de ter deixado o Helton no Porto é um erro de todo o tamanho! É fácil recordar o que nos tem acontecido nos últimos anos com os guarda-redes suplentes na baliza...


Se a Taça da Liga não interessa, então na fase de grupos que tivessem jogado os que não jogam habitualmente, e não foi isso que aconteceu! Recordo que por exemplo o Iturbe nem na Taça da Liga jogou!! Se a prova não tem interesse, então que tivéssemos empatado o jogos todos na fase de grupos a fazer alinhar um misto de juniores e seniores. Que ficássemos pelos grupos... Até porque já sabíamos onde íamos jogar em caso de passagem e agora é que se lembram que não é importante... Está certo...

Sei é que os adeptos que vão fazer 600 km a uma terça-feira para ir APOIAR A NOSSA EQUIPA RUMO À VITÓRIA no galinheiro não merecem este discurso, esta falta de ambição e esta falta de "compromisso com a vitória"... Tanto mais numa fase da época em que já só temos o Campeonato...com o próximo jogo no domingo e não na quinta ou sexta!

Por isso aos jogadores, mais uma vez ninguém lhes exige a vitória, apenas que façam TUDO por ela... TUDO! Força PORTO!

sábado, 17 de março de 2012

Faltam 7 jogos, mas...

Antes de mais refiro que fiquei felicíssimo com o resultado e não quero nunca que o Porto perca, nem ao berlinde. Não sou daqueles que acha que o Porto tem de perder para se mudar algo... porque mesmo a ganhar está à vista de todos, ou quase, que isto está mau! Nesta altura do campeonato só dá mesmo para mudar uma coisa: a atitude! Mas esta exibição?!? Isto é gozar com quer ser campeão! Os adeptos (os que vão aos estádios e mesmo os de sofá) não merecem isto e o que se viu (e tem visto) é do mais paupérrimo que há memória...

Os que não gostam que se critique que se convençam que ASSIM NÃO VAMOS LÁ!! Podemos até ganhar um ou outro jogo com a "leiteira" que tivemos ontem, mas assim com esta péssima atitude, com esta falta de garra, inspiração, transpiração, velocidade, intensidade e motivação não vamos conseguir chegar onde todos nós adeptos (mais o Helton) queremos!!

São os que não aceitam que se critique, até porque ganhamos, que na hora da derrota (que a jogar assim está para breve) são os primeiros a pedir a cabeça deste e daquele...

Mas o que se passa afinal?
Não sabem mais? Não acredito porque já mostraram o contrário!
Não querem vencer? Não acredito porque não ganham nada com isso!
Não gostam do treinador? O clube e os adeptos estão acima de tudo isso!
Não recebem ao fim do mês? Não sei... mas parece!! De outra forma não se entende...

Entramos na partida novamente apáticos! Depois do nojo que foi com a Académica esperava-se uma entrada "à Porto" mas desconfio que haja ali alguém que diga um simples: "Foda-se, vamos ganhar esta merda! Somos o Porto e até os vamos comer!!" Já foi tempo... Helton começou a brilhar logo aos 2 minutos e lá continuou... Sem nada fazermos por merecer lá chegamos ao golo da forma que se viu e depois até criamos uma ou outra ocasião para marcar outro... enquanto lá atrás era o S. Helton que safava os buracos na defesa... A segunda parte não tem descrição possível. Quem viu, sabe. Quem não viu, não veja! Nunca tinha visto o nosso guarda-redes ter tanto trabalho numa partida... Desconfio que algum adversário nosso este ano tenha feito tantas defesas...nem nos treinos o Helton tem tanto trabalho!!

Eu sei que Helton está lá para defender, mas não podemos permitir tanto remate do adversário, porque se ontem correu bem e o Helton defendeu TUDO, um dia corre mal e quem se expõe tanto, sujeita-se!

Vencemos felizmente, mas não fizemos nada por vencer, excepto o Helton!

Mas pior que o nosso jogo só as declarações do nosso treinador: "Os meus jogadores foram grandes, fomos uma equipa solidária...".

Enfim.

segunda-feira, 12 de março de 2012

É falta!! De vontade...

Querem ser campeões!? É a pergunta que se impõe aos nossos jogadores. A resposta foi dada em campo naquela primeira parte sem NADA e a conclusão é óbvia: não querem! Quem estava a 5 pontos e recupera para 3 de avanço e faz uma primeira parte assim, mostra que não quer nada com isto. Se estou enganado, têm 8 jogos para mostrar o contrário. Jogos bem mais difíceis que este em casa contra a Académica...

Da primeira parte só há registo de um "remate" para a bancada... não será muito pouco para quem quer ser campeão? Pior que isso é consentir ataques com perigo do adversário e permitir que chegassem ao golo! Justo, diga-se! Depois de termos sido eliminados para a Taça em Coimbra, conseguimos fazer uma 1ª parte igual, completamente miserável. Incompreensível e inadmissível.

Para a segunda parte, esperava-se uma reacção da equipa e mal seria que não mudassem. Mudaram mas pouco. Com vergonha, lá trouxeram mais vontade e coração, mas o futebol voltou a ficar no balneário. A vontade ajuda muito a vencer, mas não chega... Encostamos a Académica lá atrás e poucas foram as vezes que passaram do meio campo, mas criarmos jogadas com real perigo não foi nada fácil. Aliás, foi apenas de penalti e no último minuto que chegamos ao golo. Depois do penalti é que os nossos jogadores se entusiasmaram e em 3 minutos é que quiseram cegamente ganhar o jogo, esquecendo-se que tiveram antes 90 minutos para fazer por isso...

Registo para um penalti claro sobre Hulk que ficou por assinalar, mas que não nos deve servir de desculpa para o que (não) fizemos em campo. Talvez pela 10ª vez esta época ouço o treinador dizer que "demos 45 minutos de avanço...e que não existimos na 1ª parte". Se é já uma prática recorrente, algo devia ser feito para que não acontecesse tantas vezes... não?

Sexta-feira vamos voltar a ver se os nossos jogadores querem ou não ser campeões...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Água na fervura...

Sim, vencemos na casa do principal adversário, como vem sendo hábito. Sim, agora estamos 3 pontos à frente quando há umas semanas, no pior dos cenários, perspectivamos que nesta altura estaríamos a 8... A recuperação foi excelente e na sexta-feira fizemos provavelmente o nosso melhor jogo da época. Mas atenção que ainda não ganhamos nada!! É preciso voltar a por os pés na terra e dar tudo nas 9 finais que nos faltam... sem esquecer que o Braga também é candidato!

Não foi por vencermos os fanfarrões na casa deles que o Vítor Pereira passou a ser o melhor treinador do mundo, que o Hulk voltou a valer 100 milhões, que o Maicon passou a ser o melhor defesa do mundo e que o Djalma é uma excelente opção... É preciso continuar a trabalhar, ter fome de vitória e não cair em facilitismos, porque ainda não nos esquecemos da forma como perdemos alguns jogos este ano... Todos os cuidados são poucos porque queremos muito este título! É tudo o que nos resta e estamos numa posição privilegiada...mas não estamos propriamente numa época do "quem vier morre".

Concentração máxima!
Dedicação total.
Garra e união em campo... e nas bancadas!

E força Porto!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fora-de-jogo... escandaloso!

É este o lance a que se referem os papagaios fanfarrões? Eu também vejo ali o Maicon... é aqui que está fora-de-jogo? Se calhar enganei-me nas imagens... peço desculpa pelo lapso!

Repare-se na posição do árbitro... na visão clara que tem do lance! Afinal quem é que
não quis marcar o quê? Quem é que viu perfeitamente o lance e encolheu os ombros como que a dizer: "Não posso marcar um penalti que arruma já convosco aos 80 minutos..."

Se calhar só seria penalti se o Cardozo tivesse dado (uma) mão... como deu duas mãos no mesmo lance às tantas a lei diz que já não é penalti...

sábado, 3 de março de 2012

Obrigado! Mais uma vez...

Há um homem que merece esta vitória. Mais que ninguém, Vítor Pereira tantas vezes criticado (aqui também) foi o grande responsável pelo êxito. Não passa, de repente, a ser um grande treinador só porque ganhou no nosso novo Salão de Festas (até porque isso é já habitual), mas teve mérito na vitória e há que dar-lhe os parabéns e agradecer-lhe por esta fantástica vitória sobre os fanfarrões.

Surpreendeu com as substituições e mostrou a toda a gente que queria ganhar o jogo, quando o empate até era um bom resultado... Tirar Rolando e meter James, tirar Moutinho e meter Kleber é de homem! Deu uma lição ao "mestre da táctica"! Quando assim é, nada a apontar pois tudo fez por vencer, tal como a equipa.

Começamos por arrombar à bomba a porta do Salão, por Hulk claro está, como só ele sabe num lance que é já o seu cartão de visita. Bomba disparada a 108km/h e poucos há no mundo que consigam fazer algo parecido. Entrou bem o Porto, cheio de confiança e personalidade a mandar no jogo! Dos fanfarrões nem sinal até aos 20 minutos! Só dava PORTO, como eu gosto! O 0-2 esteve muito perto de acontecer, por Janko isolado e logo de seguida por A.Pereira... valeu o S. Artur!! Pouco depois foi a barra a evitar o golo de Moutinho! Estava vivo o jogo e lá atrás era Helton a mostrar classe. Mas nada pode fazer num lance com a leiteira habitual dos fanfarrões. Uns 8 ressaltos com a bola a sobrar para o mal-amado (que lhes resolve sempre os problemas) que fuzilou Helton...

A segunda parte começou com novo golo dos fanfarrões... Otamendi a falhar o tempo de salto e novamente o mal-amado a marcar. Vantagem para os fanfarrões. Aí, poucos acreditaram que seria possível dar a volta ao jogo, até porque este ano poucas vezes o fizemos. Mas o treinador acreditou e arriscou!! Retirou Rolando (que tinha amarelo) e meteu James (que tinha chegado de manha directamente de Miami), recuou Djalma e Maicon foi para central... e assim começou a nossa vitória! James, o tal que jogou 80 minutos um dia antes e fez milhares de Km para chegar a Lisboa e resolver... correu, levou a bola no pé, combinou com Fernando e disparou para 2-2!! Renascia o Porto! A seguir vieram os casos do jogo... já cá faltavam!

Ora então... Emerson, esse fabuloso lateral esquerdo, foi expulso (e bem expulso) por entrada por trás a Hulk. 2º amarelo e siga, rua! Ah, e se não queria levar o 1º amarelo que estivesse caladinho... Depois foi a vez do mal-amado, na sua área a embalar literalmente a bola com as 2 mãos!! Sim com as duas mãos e o árbitro a ver e de frente para o lance o que fez? Encolheu os ombros... o tal sócio de que eles tanto se queixam, não marcou o penalti porque não quis. Mas porque se queixam tanto eles? Sim, o nosso golo da vitória foi em fora-de-jogo, que na televisão se vê muito bem. Maicon está adiantado, mas na duvida... deve beneficiar-se o ataque, não é? Nós não temos dúvidas porque vimos na televisão. Se o juiz-de-linha errou e é condenado, porque não falar também do Artur que tem obrigação de chegar primeiro à bola?! O 2-3 é mais que justo e só não chegou mais cedo porque aquele penalti escandaloso não foi assinalado...

E quem perde 8 pontos em 3 jogos demonstra que a "nota artística", a fanfarronice e andar ao colo da imprensa não chegam para ganhar títulos. É preciso ter estofo e alma de campeão!!

Faltam 9 jogos. São apenas 9 jogos e estamos na frente... e como diz o outro, a pressão é para quem vai atrás.

Obrigado campeões por terem "acarditado"! Obrigado fanfarrões por terem antecipado o jogo!